Autor Tópico: Polarizador em janela de avião.  (Lida 2925 vezes)

rrokab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 24 de Janeiro de 2006, 11:13:19
Olá, galera...
Tenho uma dúvida:
Li uma vez, em algum post ou artigo na Internet, que não se devia usar o filtro polarizador em imagens tiradas através da janela de um avião...
Isso procede??
Estou para fazer uma viagem na qual vou fazer muitas imagens aéreas e pensei em usar o filtro PL para amenizar os reflexos ocasionados dos vidros...
Afinal, qual será a metodologia certa nesse caso?? PL ou não PL, eis a questão...
Abraços...


Dullius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2006, 12:51:30
De noite faço a citação correta, mas tenho um livro sobre fotografia em viagens que o autor diz para não usar PL pois com o plástico da janela do haviam apareceriam manchar cromáticas...
O cara sugere simplesmente deixar a lente paralela a janela do avião e "quase encostando" na janela, assim diminuindo os reflexo.
João Paulo Dullius
Porto Alegre - RS
Come to the light side!


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2006, 11:56:25
existe uma solução mais simples, barata, e que não vai fazer vc perder 1 ou 2 pontos de luz com o PL... Só não vai ficar muito bonito... :laughing:

Pegue um casaco (de preferencia escuro) e monte uma "cabaninha" por cima da sua cabeça e máquina e chegue bem perto da janela.. isso deve minimizar o reflexo do vidro...
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


mauhilst

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 21:27:27
GMarigo, ia dar a mesma ideia...

um dia indo pra facu eu achei umas nuvens bem legais.. dai decidi tirar algumas fotos... como sempre estou com minha digital na mochila dei uns clicks...

depois q saquei o reflexo no vidro... e fiz a bendita "cabaninha"...
MEUS POBREMAS SE ACABARAM-SE hehehe  :clap:

Com reflexo


sem reflexo


 
abração...
Mauricio Hilst
MSN
mauhilst@hotmail.com

Equips foto & video:

Aiptek DV6800 3Mpx + SD 1Gb + SD 512Mb
Sony P32 3.2Mpx + MS 256Mb
BENQ DC4500 4.1Mpx + CF 128Mb + CF 128Mb + CAIXA ESTANQUE
Celular Palm Treo 650 Camera VGA + SD 2Gb
Panasonic VHS-C M400 <- VENDO
Sanyo DSC-MZ1 2.1Mpx (Japonesa) <- +/- MORREU

FAÇA SUA PRÓPRIA CAIXA ESTANQUE
Visite: http://eufacoemcasa.blogspot.com


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 22:06:48
Bela foto Mauricio, nem parece que tem um vidro ali :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Paulo Sassarrão

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
    • http://www.paulosassarrao.com.br
Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 14:21:21
Citar
Bela foto Mauricio, nem parece que tem um vidro ali :)
Não sei mas acho que se usar um parasol de borracha encostado no vidro pode solucionar.Vale apena tentar pois o mesmo não ´e caro.Nunca fiz o teste mas é apenas uma hipótese.
Paulo Sassarrão
CANON
São Paulo- S.P
F:(011)98366-0003/(011)7786-3826  ID 125*89962
paulo@paulosassarrao.com.br
www.paulosassarrao.com.br


Pedro Macarrão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
    • http://
Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 17:13:50
Tenho algumas, tiradas no mês passado, quando o avião estava fazendo aproximação para pousar no JFK. Rebel XT, 28-135 sem PL, encostando a lente na janela. Aí vão as duas que achei melhores:



« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2006, 17:17:47 por Pedro Macarrão »


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 18:21:46
Update rápido e importante para o tópico. Existe mesmo um problema com as janelas dos aviões e um filtro polarizador. As janelas usam certos materiais birenfringentes (dupla refração, dependente do comprimento de onda) causando estranhos efeitos de cor quando é polarizada...

o efeito é este:

[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Betão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #8 Online: 02 de Março de 2006, 21:12:03
Acho que  o tópico está respondido.

Coloco aqui algumas dicas para fotografias em vôo, retirada do livro Natureza & paisagem Michael Freeman pg 74-77:

"Durante o Vôo:
- Abrir as necessárias janelas, escotilhas e portas de forma a desobstruir a vista. Nunca devemos fotografar através de vidroou plástico. Por mais limpa e polida que a janela seja, anitidez será reduzida e os reflexos potencializados. Se não for possível, devemos manter a máquina o mais perto do plástico possível e usar um pedaço de pano escuro, ou as mãos para eliminar os reflexos. Não devemos disparar quando o sol incide na janela porque isto causará brilhos nos eventuais riscos que possa ter. Devemos ajustar a cadeira na posição adequada enquanto ainda estamos no solo;
- Evitar vibrações não apoiando o braço na cadeira ou máquina na fuselagem do avião, usar uma velocidade de obturação elevada no mínimo 1/250 de segundo ou superior e desacelerar o motor quando dispararmos;
Não nos debruçarmos do exterior do avião, pois a deslocação do ar poderá arrancar-nos a máquina das mãos, para além de outros perigos;
- Reduzir efeitos da neblina usando um filtro polarizador, ou UV, voar a baixa altitude com umaobjetiva grande-angular em vez de a grande altitude com teleobjetiva;
- Apesar da focagem poder ser feita parao infinito tanto com a grande-angular como com objetiva standard, devemos ter mais cuidado com objetiva de focagem longa porque a vibração do avião pode tornar a focagem muito difícil;
Preparar uma lista de objetos interessantes e mostra-la ao piloto que pode fazer as suas sugestões. Registre visitas de todoa a zona a sobrevoar com grande-angulares e obtenha enquadramentos menores de alguns elementos especiais como quedas de água ou lagos;
- Informar o piloto o tipo de fotografias que desejamos e da forma como gostaríamos que ele posicionasse o avião para obtermos (ver caixa);
- Dispor o equipamento a nossa volta de forma que esteja seguro mas acessível;
- Todos Helicópteros vibram muito quando estacionários, sendo o voo lento para a frente o que provoca menos vibração. Devemos ter cuidado de evitar incluir as lâminas do rotor no enquadramento"

Abraços.