Acho que o tópico está respondido.
Coloco aqui algumas dicas para fotografias em vôo, retirada do livro Natureza & paisagem Michael Freeman pg 74-77:
"Durante o Vôo:
- Abrir as necessárias janelas, escotilhas e portas de forma a desobstruir a vista. Nunca devemos fotografar através de vidroou plástico. Por mais limpa e polida que a janela seja, anitidez será reduzida e os reflexos potencializados. Se não for possível, devemos manter a máquina o mais perto do plástico possível e usar um pedaço de pano escuro, ou as mãos para eliminar os reflexos. Não devemos disparar quando o sol incide na janela porque isto causará brilhos nos eventuais riscos que possa ter. Devemos ajustar a cadeira na posição adequada enquanto ainda estamos no solo;
- Evitar vibrações não apoiando o braço na cadeira ou máquina na fuselagem do avião, usar uma velocidade de obturação elevada no mínimo 1/250 de segundo ou superior e desacelerar o motor quando dispararmos;
Não nos debruçarmos do exterior do avião, pois a deslocação do ar poderá arrancar-nos a máquina das mãos, para além de outros perigos;
- Reduzir efeitos da neblina usando um filtro polarizador, ou UV, voar a baixa altitude com umaobjetiva grande-angular em vez de a grande altitude com teleobjetiva;
- Apesar da focagem poder ser feita parao infinito tanto com a grande-angular como com objetiva standard, devemos ter mais cuidado com objetiva de focagem longa porque a vibração do avião pode tornar a focagem muito difícil;
Preparar uma lista de objetos interessantes e mostra-la ao piloto que pode fazer as suas sugestões. Registre visitas de todoa a zona a sobrevoar com grande-angulares e obtenha enquadramentos menores de alguns elementos especiais como quedas de água ou lagos;
- Informar o piloto o tipo de fotografias que desejamos e da forma como gostaríamos que ele posicionasse o avião para obtermos (ver caixa);
- Dispor o equipamento a nossa volta de forma que esteja seguro mas acessível;
- Todos Helicópteros vibram muito quando estacionários, sendo o voo lento para a frente o que provoca menos vibração. Devemos ter cuidado de evitar incluir as lâminas do rotor no enquadramento"
Abraços.