Autor Tópico: Slow Motion  (Lida 21724 vezes)

GMello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Julho de 2011, 00:41:04
olá pessoal.. estou querendo saber como fazer um bom slow motion... é a partir da camera mesmo ou só por edição do video mesmo em um programa especifico? vi alguns slow muito interessantes e com o editor que uso (sonyvegas) não consigo um resultado tão bom.
tenho uma canon 7d, consigo fazer videos em slow direto da camera? ou com algum dos softwares que vem com ela?..

abradeço a ajuda desde já, abraço.
Guilherme Mello

Canon 7D / Canon 50mm f1,4 / Flash Canon 580EX II / Grip Canon BG-E7


GMello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2011, 00:56:12
mais uma coisa.. estava lendo aqui a respeito dos FPS, e surgiu uma duvida..

os FPS que eu defino por exemplo na qualidade da camera como 60fps ou 24fps não interferem no video em slow motion certo??
ou seja não é isso que vai fazer com que ele fico em S.M.

bom é isso.. obrigado
Guilherme Mello

Canon 7D / Canon 50mm f1,4 / Flash Canon 580EX II / Grip Canon BG-E7


Ernest

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
    • Roda Filmes
Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2011, 02:05:47
Olá GMello.

Bom dependendo da versão do seu Sonyvegas você poderá utilizar o melhor plugin a meu ver para fazer Slow motion que é o Twixtor, veja aqui o que da pra fazer com o Sony Vegas Pro 10 e o Plugin Twixtor:   :o    filmado em 50fps .

Aqui foi utilizado o After Effects e o Twixtor:    :clap:
 
Tem varios tutos na internet .
« Última modificação: 08 de Julho de 2011, 02:08:28 por Ernest »
Filmmaker - Editor - Músico e compositor .

http://www.rodafilmes.com.br/


Ernest

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
    • Roda Filmes
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2011, 03:06:55
Na sua dúvida dos FPS tava tentando resumir de forma simples aqui:

Para o olho humano perceber um movimento fluido precisa de 25 frames por segundo.

Sempre dependerá de quão rápido você gravar as suas imagens, e quão rápido as reproduzir.

Se você gravar em uma câmera de alta velocidade em 1000 frames por segundo, e depois reproduzir o clipe, a 25 frames por segundo, tudo ficará em câmara lenta.
Seria um Slow Motion.


Por outro lado, se você gravar uma imagem a cada hora e joga a 25 quadros por segundo, tudo será super rápido. Então, você veria um dia inteiro em um segundo. Seria um time-lapse.

O vídeo "normal" pode ser gravado em 25 frames por segundo, e reproduzido em 25 frames por segundo .


Um dos formatos reconhecidos como HD é de 720 linhas a 50 quadros por segundo, ou 1080 linhas e 60fps, quero dizer você pode também gravar em 50 ou 60 frames por segundo e isso e muito válido, mais só tem um problema, o obturador talvez vai durar menos por fazer o dobro ou mais fotogramas.

Porem em 50 frames por segundo, o movimento é mais fluido, e você poderá acelerar a pós-produção.

Mais gravando em 30fps e utilizando o plugin Twixtor já terá otimos resultados na sua 7D .

Espero não ter falado algo errado, se for podem falar a vontade .

« Última modificação: 08 de Julho de 2011, 03:09:27 por Ernest »
Filmmaker - Editor - Músico e compositor .

http://www.rodafilmes.com.br/


GMello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2011, 12:29:49
Ernest, muito obrigado pelos seus comentarios. Achei impressionante os videos feito com o plugin Twixtor. vou ver se consigo
achar para o sony vegas 9 que é o que tenho aqui, ou tentar atualizar para o sony vegas 10. O resultado é impressionante.

Quanto aos fps eu estou usando para filmes 1920x1080 24fps. voce aconselharia eu usar 60fps? ou somente para quando eu tiver a
intenção de fazer slow motion?

Outra duvida, no video da bike ali o titulo esta que ele filmou a 2000 fps.. no caso não vai até 60? ou é a velocidade do obturador que
define esses quadros?

estou um pouco confuso ainda.. vou estudar um pouco mais a respeito.. e já vou procurar aquele plugin para slow motion..

Obrigado novamente, até mais.
Guilherme Mello

Canon 7D / Canon 50mm f1,4 / Flash Canon 580EX II / Grip Canon BG-E7


Ernest

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
    • Roda Filmes
Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2011, 13:21:44
O Twixtor também esta para o Sony vegas 9, procura que acha .

- Bom, se você tem mais FPS em um video ao fazer algo em Slow Motion terá mais fluidez nos movimentos, máis não faz falta você filmar em 60fps para ter um bom resultado utilizando o Twixtor,  faça testes e tire as suas dúvidas vendo seus resultados .

-  Ao filmar em 60 fps você terá um resultado com detalhes realmente espetaculares, o contra como falei é que o obturador trabalhara mais do que o dobro e terá um desgaste maior.

- O cara da Bike brincou ao colocar 2 mil fps, ele só quis insinuar que o video foi feito em 2 mil fps porque com o Twixtor realmente da essa impressão, mais no máximo filmou em 60 fps que é o que a 7D permite .


- As taxas de fps mais comuns são 24, 25, 30, 50 e 60. Usando 24 fps vai ter uma aparência de filme, e se filmar com 50 ou 60 fps isso irá permitir que você tenha uma grande qualidade no vídeo em câmera lenta ao diminuir a velocidade dele na pós-produção.

- Para ter a mesma qualidade que você vê na televisão ou documentários, use 25 ou 30fps.

O bom e você ir testando e vendo os resultados, agora lembre também que se você não tem um monitor FullHD no seu pc você não verá a real qualidade dos seus filmes, a placa de video também é fundamental, igual que a memoria Ram e o processador.

 Para alterar a sua taxa de quadros por segundo:
 1. Entre no seu menu
 2. Selecione gravação de filme - tamanho .
 3. Escolha entre as opções .

Procure tutoriais da sua 7D, assim adiantará bastante nela .
Aqui tem um, esta em ingles, mais só de ver entenderá o que rola :

Até .
« Última modificação: 10 de Julho de 2011, 13:23:17 por Ernest »
Filmmaker - Editor - Músico e compositor .

http://www.rodafilmes.com.br/


GMello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2011, 13:39:08
tudo certo agora, já estou com o twixtor e com o vegas 10.
como já tenho uns videos aqui, fiz o teste com o twixtor e como os videos foram
gravados a 24fps realmente não ficaram muito bons... vou testar novamente agora porem
gravando a 60fps..

ótimo video o que vc me mostrou, nossa uma diferença enormee sabendo configurar corretamente o picture style.

bom.. vou aos meus testes aqui.. obrigado novamentee pela ajuda Ernest... vc ta me salvandoo.. hehe

ate mais.
Guilherme Mello

Canon 7D / Canon 50mm f1,4 / Flash Canon 580EX II / Grip Canon BG-E7


therus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • www.therus.com.br
Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2011, 20:32:56
Também sempre quis saber sobre o slowmotion, já tinha a teoria de que a 60fps ia ficar melhor, agora acabo de comprovar de fato!  :)


Fernando Botura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 31 de Agosto de 2011, 11:35:40
Olá GMello.

Bom dependendo da versão do seu Sonyvegas você poderá utilizar o melhor plugin a meu ver para fazer Slow motion que é o Twixtor, veja aqui o que da pra fazer com o Sony Vegas Pro 10 e o Plugin Twixtor:   :o    filmado em 50fps .

Aqui foi utilizado o After Effects e o Twixtor:    :clap:
 
Tem varios tutos na internet .

Olá Ernest,

Show de bola o slow motion... no video das bike entendi que a chuva foi feita com um plugin o "trapcode particular 2" e a nuvem que está acelerada tbm foi feita com o plugin?

Abraços.
Fernando Botura
Canon 5D Mark II
24-105mm
50mm 1.4


francoandrade

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2011, 10:05:13
Há um plugin para After Effects e Adobe Premiere chamado Twixtor, deve ter suporte para outros programas também.

Recomendo!


Ernest

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
    • Roda Filmes
Resposta #10 Online: 01 de Outubro de 2011, 01:51:42
Olá Ernest,

Show de bola o slow motion... no video das bike entendi que a chuva foi feita com um plugin o "trapcode particular 2" e a nuvem que está acelerada tbm foi feita com o plugin?

Abraços.


Olá, desculpe a demora em responder...
Fiquei um tempo sem entrar .


Bom, na verdade nás partes com o ceu, a bicicleta e a chuva em diferentes velocidades tem 3 capas, "camadas".

Em uma capa temos a bicicleta, em outra capa temos a chuva e em outra capa temos o ceu que na verdade foi substituido, acredito que aquele ceu não é o que tinha no dia, acho que se trata de um "video" ou composição do ceu feito(a) em outro momento e bem alterado para ficar com esse aspecto .

De todas as formas no After effects podemos substituir o ceu, o fundo, por uma foto ou outro video e podemos alterar a velocidade dele também ...

Então é isso, 3 capas, a da chuva na frente, a da Bike no meio e a do Ceu ao fundo ...

Veja aqui um exemplo bem rapido do que te falo : 

http://youtu.be/X9YuErE9kvU


Até ...
« Última modificação: 01 de Outubro de 2011, 01:57:52 por Ernest »
Filmmaker - Editor - Músico e compositor .

http://www.rodafilmes.com.br/


igorccl

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 379
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Outubro de 2011, 02:02:28
Agora me surgiu uma dúvida em relação ao Picture Style. São programações diferentes de vídeo na 7D, eu posso selecionar esse modo quando quiser? Como entendo melhor isso?
http://www.flickr.com/photos/igorccl/
Canon 5D Mark III | Canon 24-105L | Canon 24-70 2.8 L II |Canon EF50mm. 1.8 II | Sigma 15mm 2.8 | Canon 85mm 1.8 Flash Canon 430EXII | DJi Osmo | GoPro Session 5 | Olympus Trip 35


Ernest

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
    • Roda Filmes
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2011, 00:56:35
Agora me surgiu uma dúvida em relação ao Picture Style. São programações diferentes de vídeo na 7D, eu posso selecionar esse modo quando quiser? Como entendo melhor isso?

Acho que este tema entra bem em outro Topico... e uma tema bem legal para ter  topico só pra ele ...  :D
Filmmaker - Editor - Músico e compositor .

http://www.rodafilmes.com.br/


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2011, 19:21:02
Só pra esclarecer e não confundir o pessoal:
O ERNEST falou que filmando em 60fps desgastaria mais o obturador. NADA A VER.
Ernest, o obturador só trabalha em FOTOS. Para filmagem ele ABRE no inicio da filmagem e FECHA no final, independente do numero de quadros. O desgaste é o mesmo.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2011, 19:22:52 por regis-sp »


Ernest

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
    • Roda Filmes
Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2012, 18:21:57
Só pra esclarecer e não confundir o pessoal:
O ERNEST falou que filmando em 60fps desgastaria mais o obturador. NADA A VER.
Ernest, o obturador só trabalha em FOTOS. Para filmagem ele ABRE no inicio da filmagem e FECHA no final, independente do numero de quadros. O desgaste é o mesmo.

Olá Regis, sim voce esta certo ao filmar o espelho está levantado eo obturador permanece aberto e so fecha ao terminar de filmar, de modo que, em princípio, não sofre desgaste. Errei em colocar a palavra Obturador, na verdade deveria ter colocado ( sensor ), que talvez ao capturar de imagens de forma contínua, pode sofrer maior desgaste do que ao tirar fotos.

Mais acho que colocando meu Nome em vermelho e todas essas outras partes en negrito da a vc muito mais razão de ser ...
Bom eu entro em um forum sempre para aprender e compartir, nunca para achar aqui um espaço onde jogar meu ego ou achar um pequeno inferninho pra mim .

Então é isso, quando se faz vídeo conta como uma única fotografia. O obturador permanece aberto e so fecha ao terminar de filmar, tanto o obturador e as outras partes mecânicas então não teriam maior desgaste ao filmar.
Imagina só, se fosse abrir e fechar 24 - 30 ou 60 vezes por segundo o barulho seria uma loucura hahaha, e ainda não há uma câmera Canon com essa capacidade de disparo. Porem o sensor ao capturar imagens de forma contínua ao filmar, pode sofrer maior desgaste do que ao tirar fotos. Vou perguntar isso a algum gringo que entenda mais do que eu para ver se esse desgaste é real e preocupante  :ponder:  e comento aqui .

Bons videos!
Filmmaker - Editor - Músico e compositor .

http://www.rodafilmes.com.br/