Autor Tópico: Luz e som: Muitas opções pode ser um desafio para quem não conhece tanto  (Lida 2291 vezes)

Edu Montan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Olá Pessoal


ter muitas opções por vezes pode ser um desafio e tanto para quem deseja fazer uma boa escolha.

Tenho procurado convergir para uma definição de quais as melhores opções em equipamentos para filmagem com a minha Canon T2i. Refiro-me especificamente quanto a iluminação e gravação de som.

Minha intenção é produzir pequenos documentários e vídeos com apresentação de meus projetos de pesquisa (sou pesquisador). Terei tomadas em área interna (luz de laboratório) e eventualmente algumas filmagens internas. Quanto ao som por vezes posso ter gravações em ambiente industrial, mas não necessariamente.

A ideia é ter uma boa relação custo benefício com equipamentos que permitam registros com qualidade se não profissional, ao menos próximo de algo assim. Em outras palavras: gastar o suficiente para ter um material com qualidade ao menos boa...não precisa ser nada hollywoodiano.

Como disse encontrei diversas opções. Usei o mercado livre como uma forma de identificar alternativas, embora não me sinta seguro em compra lá pela falta de garantia:

http://cameras.mercadolivre.com.br/iluminadores/

Das opções que vi lá esta me pareceu interessante:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-182384642-iluminador-de-led-video-ligth-led-5001-_JM

mas ainda encontrei estas:

http://www.atek.com.br/paginas/produtos/luz_cont/led_light/led_light.htm

http://www.atek.com.br/paginas/produtos/luz_cont/led_light/led_z96.htm

http://loja.sanjardini.com.br/iluminacao-a-led/ldv-led.html

Neste último site há outras opções e embora estejam esgotadas ficam como referência pois caso sejam boas posso tentar achar em outro lugar:

http://loja.sanjardini.com.br/iluminacao-a-led?SID=st8f5i4jiasvk9mfjift3r7iie0

Mais uma opção

http://www.ledmais.com/box_led_10.php

Neste último me chamou a atenção este texto:

Nosso diferencial
Hoje com o crescimento abundante dos leds no mercado é possível encontrar no mercado diversas opções de refletores com diferentes qualidades e utilidades.
Raro é encontrar refletores de led com as mesmas características que as oferecidas pela LEDMAIS, que já chega com produtos realmente inovadores.
Leds de alto IRC são mais caros que os comuns e fabricados por pouquíssimas empresas no mundo. Mas proporcionam uma fiel reprodução de cor do objeto iluminado, evitando as distorções que nos produtos de baixa qualidade podem ser facilmente identificados e descritos como palidez ou esverdeamento.
Além da qualidade da luz os refletores da LEDMAIS foram pensados também para serem leves, fáceis de usar, práticos e em configurações flexíveis. Podem ser ligados na bateria, ballast, no AC ou mesmo um refletor na bateria do outro.
Possuem imã para fixação em superfícies metálicas e uma engenhosa garra, a LedFix, com adaptadores para vidro, tripés, câmeras e cenários.
A LEDMAIS vende seus refletores em kits ou avulsos, com ou sem acessórios, em cases especiais (opcionais), sempre procurando atender as necessidades de cada caso, de cada cliente.

Isto que foi dito tem a ver mesmo? Preciso estar atento ao IRC do LED como algo importante?


Microfones:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/150434-REG/Sony_ECMMS907_ECM_MS907_Stereo_Mic.

Achei também estas opções,mas não sei qual se aplica ao meu uso:

http://www.shure.com.br/menu/padrao.php?link=produto&categoriasel=5&linhasel=971

Aproveitando.. Além de iluminação e do som (por definir), da câmera, do tripé e monopé que já tenho, preciso de algo mais para um vídeo não profissional, mas amador pró nas aplicações que já mencionei?

Desde já grato a todos pelos comentários e sugestões.


Saudações,



Edu.


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2011, 15:34:06
  Olá, basicamente é isto mesmo que você vai precisar, só falta uma coisa que você não citou, um editor de videos, você pode até utilizar o do windows, o Movie Maker, porem não é muito satisfatorio, os melhores seriam o Sony Vegas ou o Adobe premiere, apesar de ter que compralos, você pode deixar o material pronto(as gravaçãos feitas) e depois você baixa uma versão de demomstração(que dura trinta dias) pra editar o material(como se você alugasse o progama).

  Sobre o microfone, você deve levar em conta uma coisa: você quer ou não quer que o microfone apareça nas imagens, se você quiser, você pode optar por um mic comum(como de cantores), não é muito caro, ou então um de lapela(igual de apresentadores de jornal). Mas, se você não quiser que o mic apareca nas imagens você tera que comprar um mic direcional(shotgun), que são mais caros!
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


Ernest

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
    • Roda Filmes
Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2011, 17:47:31
Olá...

Bom, lembre que para ter uma boa luminosidade é muito importante ter uma lente clara, uma lente escura seria um zoom 17-55 - F4 , e um zoom mais rapido e claro 17-55 - F2.8 . No caso de uma lente Prime considere con uma apertura de 1.2, 1.4 ou 1.8 .
Com uma lete mais clara você terá mais luminosidade nas imagens e poderá aproveitar melhor a luz ambiente e até mesmo pouca luz .

A respeito ao audio eu não sei a qualidade do audio da T2i mais se você faz edição de video e audio, para ter uma melhor qualidade de som poderá optar por um gravador digital externo com microfone externo de bom preço: http://eletronicos.mercadolivre.com.br/mini-gravador/gravador-voz-digital   Tem mais caros e melhores, mais como falei não sei a qualidade do som da T2i . Da uma olhada neste Mic para sua Canon: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191116597-microfone-externo-para-filmadoras-ou-dslr-5d-7d-60d-t2i-t3i-_JM  é um pouco mais caro mais é melhor é talvez ja seria a solução para o seu audio .

Até.



Filmmaker - Editor - Músico e compositor .

http://www.rodafilmes.com.br/


Wanderson_rf

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2011, 12:14:20
Eu tenho um 160 Leds - Iluminador Profissional Video Foto (primeiro link) ta indo bem.(uso 7D)
Opinião dos microfone, bacana.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2011, 20:50:40
Como luz é isso mesmo que você achou aí...mas já comentaram bastante aí em cima....

Sobre o áudio, queria lhe dizer de outra opção... você pode optar por colocar um mic estéreo junto à câmera como esses que você já pesquisou... Nessa opção o áudio já será gravado junto com a imagem...

Ou então pode comprar um gravador de áudio... com o gravador você terá uma faixa de áudio separada do vídeo... como vantagem por exemplo, você pode ter uma tomada numa distância maior e o gravador estaria perto de onde o áudio seria captado... No caso de uma conversa por exemplo, você pode até comprar um microfone de lapela razoavelmente barato e pluga no gravador....

A vantagem dele é que você conseguirá gravar áudios em Wave, melhores pra ser editados.... a desvantagem é que terá que sincronizar o áudio com vídeo depois.... Mas como a camera gravará o áudio no microfone embutido dela, a sincronização é até fácil.... e na edição você despreza o áudio da câmera depois....

Eu utilizo o Zoom H2 aqui... mas também tenho um MIC estéreo pra colocar direto na câmera em muitas outras situações....

link do H2: http://www.bhphotovideo.com/c/search?Ntt=zoom+h2&N=0&InitialSearch=yes ... tem uma captação de áudio excelente na minha opinião....