Autor Tópico: Flash Externo  (Lida 6221 vezes)

Marcos Lana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
Online: 19 de Fevereiro de 2006, 15:19:59
Estou querendo adquirir um flash externo com difusor para quando estiver com minha S9000 em mãos.

Portanto não tive muito contato com estes equipamentos, nem conheço muito a parte tecnica.

Oque mais me incomoda em flash de compactas são as luzes diretas que matam por completo as sombras e/ou provocam estrouros no rosto. Ou seja, seria mais pra uso em eventos sociais a noite.

Portanto quais são as características que devo levar em conta ao adquirir um?
 
Nikon D90+ Sb600 (18-105mm vr + Nikkor 70-300mm) e FUJIFILM S9000
 


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 20:45:13
Prezado Marcos Lana,

a principal característica de um flash que vai ser usado com uma câmera digital é a voltagem de disparo (trigger voltage).
Conforme o ISO 10330 a voltagem permitida para as câmeras digitais é de no máximo 24V.
Os flashs de marca como a Canon e Nikon já trabalham com a voltagem bem abaixo disso porque as últimas câmeras analógicas que eles fabricaram ( ou fabricam) tinham o circuito eletrônico do flash sensíveis como as que tem as câmeras digitais.
Só para você ter uma idéia o Flash Vivitar 283 (principalmente os de fabricação mais antiga) tem o trigger voltage por volta de 300 V.
O flash Vivitar 285 que é muito utilizado pelos fotógrafos que gostam desta marca tem o trigger voltage por volta de 280 V. O modelo 285 HV tem apenas 12 V.
Eu tinha um flash Yashica do tamanho de uma caixa de fósforo. O modelo era CS-10. Era tão pequena que utilizava apenas 1 pilha AA. O trigger voltage da danada era de quase 300 V.
A utilização de flashs com o trigger voltage acima de 24 V. pode a curto prazo danificar o circuito eletronico da câmera e aí você já viu né ? Ninguém gosta de mandar uma câmera para uma Assistência Técnica. Principalmente uma câmera digital.
Conforme informações da própria Canon e Nikon eles recomendam a utilização de flashs com o trigger voltage por volta de 6 V.

Estes mesmos flashs normalmente não causa nenhum dano às maquinas analógicas mais antigas.

Espero ter ajudado.

Um abraço.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


Bernardo Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
    • http://www.cineafesthouse.com.br
Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 23:46:35
Eu tenho uma S9000 e considero um grande erro (se não for o único além do inutilizável ISO 1600) a ausência de uma sapata para flash com dedicação TTL para nikon como são os casos das S2 e S3, que apesar de estarem em um outro patamar de câmaras FUJI, a S9000 por seu falor elevadíssimo para uma prosumer poderia compartilhar desse benefício. Como disse o nakinha existe uma boa opção, o Vivitar 285HV, que eu utilizava na S7000 e é muito bom apesar de comer tanta pilha. Como a S9000 possui uma sapata universal, de pino único, o Vivitar 285Hv é ideal pois é automático, outros flash's você teria qure ficar regulando a relação Distância do Assunto X Abertura do Diafragma... Além do 285Hv existem outros flash's automáticos para sapara universal como é o caso do NATIONAL PE 320S que é muito sofisticado, tem até articulação horizontal além 256 níveis de intensidade de luz e display luminoso com informações sobre regulagem. Mas se você deseja fotografar em ambiente difíceis e em eventos sociais onde não existe espaço para erro, aí sim, você quer LUZ. Para isso utilizo um FRATA 140, que apesar de rústico, ainda não inventaram nada melhor para eventos sociais e há uma gama de difusores para ele no mercado a baixo custo. Com o encaixe do cabo de sincronismo você tem uma outra boa opção: flash's de punto, como os Metz e Nissin. Já utilizei muitos e não abro mão do meu Frata, enquanto não tenho R$ 2700,00 para comprar um Metz de punho top de linha... Rsrsrs... Mas não se esqueça: um flash de sapata é insdispensável para pequenos eventos e foto jornalismo, já que os demais pesam muito e são um elefante branco em mobilidade e agilidade....

Se você for do Rio, passe na Mundo da Foto na Buenos Aires N° 171 - Eles tem a maior variedade de flashs da cidade.

Espero ter colabrado.

Abraços
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2006, 23:47:45 por Bernardo Roberto »


Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 21:31:03
Citar
Prezado Marcos Lana,

a principal característica de um flash que vai ser usado com uma câmera digital é a voltagem de disparo (trigger voltage).
Conforme o ISO 10330 a voltagem permitida para as câmeras digitais é de no máximo 24V.
Os flashs de marca como a Canon e Nikon já trabalham com a voltagem bem abaixo disso porque as últimas câmeras analógicas que eles fabricaram ( ou fabricam) tinham o circuito eletrônico do flash sensíveis como as que tem as câmeras digitais.
Só para você ter uma idéia o Flash Vivitar 283 (principalmente os de fabricação mais antiga) tem o trigger voltage por volta de 300 V.
O flash Vivitar 285 que é muito utilizado pelos fotógrafos que gostam desta marca tem o trigger voltage por volta de 280 V. O modelo 285 HV tem apenas 12 V.
Eu tinha um flash Yashica do tamanho de uma caixa de fósforo. O modelo era CS-10. Era tão pequena que utilizava apenas 1 pilha AA. O trigger voltage da danada era de quase 300 V.
A utilização de flashs com o trigger voltage acima de 24 V. pode a curto prazo danificar o circuito eletronico da câmera e aí você já viu né ? Ninguém gosta de mandar uma câmera para uma Assistência Técnica. Principalmente uma câmera digital.
Conforme informações da própria Canon e Nikon eles recomendam a utilização de flashs com o trigger voltage por volta de 6 V.

Estes mesmos flashs normalmente não causa nenhum dano às maquinas analógicas mais antigas.

Espero ter ajudado.

Um abraço.
Por obra do acaso tenho uma S9000 e estou dando uma olhada em flashs para ela.

Nakinha, segundo entedi, baseado no que vc escreveu, devo procurar um flash mais "atual" onde a camera atue sobre o circuito chaveamento da lampanda do flash e não diretamente sobre a descarga de capacitor sobre a lampada.

Entendeu? O que vc escreve me parece coisas completamente diferentes. Essas voltagens altas me parecem a descarga do capacitor sobre a lampada. E as tensões abaixo de 24V parecem o controle sobre essa descarga.

Por favor esclarecer.

Bernardo Roberto, esse modelos de flash que vc menciona devem ser compatíveis com as tensões em questão correto?

Cara como, chegar a esta informação, os fabricantes de flash colocam essa info na especificações. E não vi nada parecido com essa informaçào no manual da S9000.

ô bagunça! Segundo o forum no DPREVIEW a S9000 deve suporta bem até 400V. Mas é puro palpite. A não ser que alguem viu o manual de serviço...

Um abraço


 :gun_rifle:  

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 22:09:49
Prezado Eduardo,

o trigger voltage é a "quantidade" de voltagem entre os dois contatos primários do flash ( o pino central que fica no meio da sapata e o contato lateral que fica normalmente perto da rosca de travamento ).
Esta voltagem é descarregada pelo flash através do hot-shoe da câmera quando o flash "estoura".
Quando eu digo que o trigger voltage de um determinado flash é de 300 V você pode achar que é exagero, mas não é.
Um choque de 300 V numa rede elétrica com certeza te deixaria de cabelo em pé. Mas no caso de um flash é diferente. A amperagem é muito baixa e você nem sentiria o choque.
Quando o flash descarrega uma voltagem mais alta que o permitido pelo ISO 10330 ( 24 V ) , a câmera corre um sério risco de ter o seu circuito eletrônico queimado, não de imediato, mas a médio prazo.
Eu tenho uma câmera Panasonic FZ-30 que tem o hot-shoe para o flash externo. Eu jamais colocaria em risco a minha câmera utilizando um flash que poderia danificá-la. Eu utilizo nela um flash Pentax AF200S que tem o trigger voltage de aproximadamente 7 V.
O trigger voltage de um flash normalmente não é citado no Manual. Para ter esta informação o jeito é enviar um e-mail para o fabricante ou representante do mesmo e fazer a solicitação.

Espero ter ajudado.

Um abraço.
 
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 23:12:49
Citar
O trigger voltage de um flash normalmente não é citado no Manual. Para ter esta informação o jeito é enviar um e-mail para o fabricante ou representante do mesmo e fazer a solicitação.
Ou medir a voltagem com um voltimetro ou multimetro. Recomendo fazer a medição, com baterias ou pilhas novas ou totalmente carregadas. É muito mais seguro fazer a medida do que confiar em informações vindas de terceiros, sites, ou mesmo dos representantes.


Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 01:19:05
Citar
Prezado Eduardo,

o trigger voltage é a "quantidade" de voltagem entre os dois contatos primários do flash ( o pino central que fica no meio da sapata e o contato lateral que fica normalmente perto da rosca de travamento ).
Esta voltagem é descarregada pelo flash através do hot-shoe da câmera quando o flash "estoura".
Quando eu digo que o trigger voltage de um determinado flash é de 300 V você pode achar que é exagero, mas não é.
Um choque de 300 V numa rede elétrica com certeza te deixaria de cabelo em pé. Mas no caso de um flash é diferente. A amperagem é muito baixa e você nem sentiria o choque.
Quando o flash descarrega uma voltagem mais alta que o permitido pelo ISO 10330 ( 24 V ) , a câmera corre um sério risco de ter o seu circuito eletrônico queimado, não de imediato, mas a médio prazo.
Eu tenho uma câmera Panasonic FZ-30 que tem o hot-shoe para o flash externo. Eu jamais colocaria em risco a minha câmera utilizando um flash que poderia danificá-la. Eu utilizo nela um flash Pentax AF200S que tem o trigger voltage de aproximadamente 7 V.
O trigger voltage de um flash normalmente não é citado no Manual. Para ter esta informação o jeito é enviar um e-mail para o fabricante ou representante do mesmo e fazer a solicitação.

Espero ter ajudado.

Um abraço.
Nakinha

Cara, ajudou sim. Mas :mf_w00t2: ... Mas desculpe ser chato. A ficha ainda não bateu. As vezes como engenheiro eletronico eu encano com algumas coisas que podem parecer tolas.

A voltagem alta (300-400Vdc) que vc cita é a voltagem de descarga de um capacitor em cima de uma lampada de Xenonio (ou pelo menos entendo assim).

Quando vc fala, que a voltagem de trigger tem ser menor 24V: eu entendo o hot shoe provavelmente liga esses 24V, ou menos, na base de um transistor de avalanche, ou qualquer coisa parecida, no circuito do flash, que descarrega um capacitor em cima da lampada. Bom, isso é a situação ideal.

Esse flashes que fazem o trigger de alta voltagem pelo hot shoe, possivelmente, em flashes um pouco mais antigos ou de menor qualidade, não há esse recurso o alta voltagem é chaveada diretamente pelo circuito da máquina. Aí, vai saber o que tem dentro máquina, certo?

Ou tô falando bobagen?

Uma coisa, 300Vdc dá para divertir, apesar da baixa corrente... ou seja faz mais que cocegas... :risada2:

Agora é descobrir as voltages de trigger dos flashes...

Uma última pergunta: o que GUIDE NUMBER 120?
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2006, 01:21:03 por Eduardo Buscariolli »

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #7 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 08:29:17
Citar
Agora é descobrir as voltages de trigger dos flashes...
Essa página apresenta diversos flashes e suas voltagens. Não use como informação final, faça a medição da voltagem entre os dois contatos na sapata do flash.

http://www.botzilla.com/photo/strobeVolts.html
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2006, 08:30:52 por dantonvb »


Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #8 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 09:10:26
Citar

Essa página apresenta diversos flashes e suas voltagens. Não use como informação final, faça a medição da voltagem entre os dois contatos na sapata do flash.

http://www.botzilla.com/photo/strobeVolts.html
Esse site é deiz. O "i" denota aprovação.

Muito obrigado pela informação! :clap:  

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2006, 22:10:45
Ressuscitando o tópico...
Li por aqui sobre o Vivitar 285HV, o National PE320S, mas são flashes antigos que ao que me parecem já saíram de linha inclusive.
Existiria algum flash de sapata que funcionasse bem na S9000 e pudesse ser achado em lojas como a BH por exemplo???
Já li resposta de gente que usa até Metz de R$1.800 numa S9000 pensando no upgrade futuro prá uma DSLR.
Eu gostaria apenas de comprar um flash novo que se "casasse" bem com a S9000 sem ter que pagar por recursos que não poderão ser utilizados como os flashes TTLs por exemplo.
Obrigado e abraços a todos!
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #10 Online: 19 de Abril de 2006, 19:18:37
Escrevi pro SAC da Fuji tentando uma ajuda prá comprar um flash externo prá S9000 e nem lá os caras conseguiram me indicar algum modelo.
Segue o e-mail de resposta deles:

"Caro Eduardo:

Agradecemos seu contato.

Não indicamos uma marca específica, ao adquirir o flash é importante informar que a câmera FinePix S9500 é equipada com sapata energizada ( 400V/1mseg ) e não funciona com a função TTL, apenas com funções manuais.  

Sempre que houver interesse em obter informações sobre nossos produtos e nossa empresa, não hesite em nos contatar, pois teremos grande satisfação em atendê-lo, inteirando-o no que há de mais moderno em tecnologia de imagem e informação.

Atenciosamente,
Atendimento FUJIFILM
Acesse nosso site: www.fujifilm.com.br
0800 770 6627 "

Continua tudo na mesma....  :wacko:  
« Última modificação: 19 de Abril de 2006, 19:22:52 por Eduardo Proença »
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Abril de 2006, 19:38:52
Eduardo, o Vivitar 285HV dá para achar usado no centro, na Unimagem, Rua dos Andradas. Ou então no Mundo da Foto na Buenos Aires.
Costuma passar por lá de vez em quando e sempre vejo.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #12 Online: 19 de Abril de 2006, 19:44:09
Mas aí é que tá, Paulo.
Esse flash já foi lançado tem tanto tempo...
Será que não fizeram coisa melhor nesse sgmento?
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Abril de 2006, 19:49:36
Acredito que não.
Já tive este flash, é potente e tem uma relação custo-benefício muito boa. Funciona com foto célula e tem inclinação para cima.
Para sapatas manuais, de 1 contato só, não tem coisa melhor. Existe um modelo Tron S5000 que tem zoom, bounce mas funciona voce escolhendo a potência de disparo.
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #14 Online: 19 de Abril de 2006, 23:25:20
Estou usando um National PE320S na minha Olympus C8080, este mesmo flash já foi usado numa  Panasonic FZ20.
« Última modificação: 19 de Abril de 2006, 23:26:08 por m.oreste »
Marcelo - POA/RS