Autor Tópico: Reflexo na Fazendinha  (Lida 5598 vezes)

irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #30 Online: 11 de Julho de 2011, 09:38:16
embora tenha gostado muito da foto - está (IMHO) linda, de algum modo sempre me parece mais "construida" do que "encontrada". Não desvaloriza a beleza da foto porém leva-nos a pensar na artificialidade dela. BTW, deve ter sido um momento pra lá de excepcional, a água do lago está extremamente quieta.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #31 Online: 11 de Julho de 2011, 09:48:50
Estou no trabalho, o pessoal já falou tudo...
Então vou deixar só minha opnião...

 :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:

Obrigado, Portela.


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #32 Online: 11 de Julho de 2011, 09:49:17


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #33 Online: 11 de Julho de 2011, 09:52:53
embora tenha gostado muito da foto - está (IMHO) linda, de algum modo sempre me parece mais "construida" do que "encontrada". Não desvaloriza a beleza da foto porém leva-nos a pensar na artificialidade dela. BTW, deve ter sido um momento pra lá de excepcional, a água do lago está extremamente quieta.

Obrigado pelo comentário, Irado.

Me ajuda a entender melhor o "construída" e a "artificialidade"... Gostaria que, se possível, você me explicasse melhor seu ponto de vista, quando se refere a construção e artificialidade dessa foto...

Abraço,


Nadilson Costa

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 572
  • Sexo: Masculino
  • Aprender sempre!
Resposta #34 Online: 11 de Julho de 2011, 10:24:07
Bela foto Santana!

Os detalhes, são apenas detalhes e EMHO, não atrapalham a composição.

Parabéns  :clap:
Nikon D5000  / 18-55 VR / 55-200 VR / SB600



Alfredo Risk

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.717
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 11 de Julho de 2011, 12:40:01
Eu só comentei sobre o estouro porque queria dicas de como evita-los.
Alias,dificilmente critico algum trabalho por aqui,qdo comento é sempre pra elogiar,ate  porque, to mais aqui pra aprende mesmo.
Santana sua segunda foto ficou ainda melhor! :ok:

E a verdade é que ninguém te respondeu a tua dúvida né André? hehehe

Vamos lá... Dicas para evitar o estouro de branco.
Primeiramente em uma foto dessa, que está bem aberta e tem vários objetos, com luzes diferentes (Céu, casas, lago, planta) talvez mesmo fotometrando corretamente pela câmera vai sair um estouro em algo mais iluminado, que pode ser ajustado pelo software que você costuma usar.
Outra coisa que pode ser feita é fazer a fotometria pontual na área onde normalmente está estourando, mas pode ser que o resto da imagem fique subexposta, o que você deve ajustar via software tb.
Se a tua câmera tem a opção de verificação de estouro, é uma boa dar uma consultada nela após a foto, e se você quiser tentar, você pode ir baixando a fotometria em 0,5 ou 1 ponto para verificar como fica a foto no geral.
Exemplo: Vc fotografou com 1/1000s de velocidade f/8 e ISO 100 e a fotometria estva no Zero, que seria a correta,  e você vê que a câmera está dando o estouro na casa, você pode aumentar a velocidade de modo que a fotometria caia para -0,5 ou -1 e ai vc faz a foto novamente.
Existem situações que não tem como ser evitada o estouro ou a parte Sub sem uma iluminação artificial, mas quase tudo pode ser ajustado via software, desde que não tenha sido um estouro alto ou uma subexposição alta. E lembrando que a foto em RAW é mais fácil de ser ajustada que a foto em JPG
Alfredo Risk
Flickr:  http://www.flickr.com/alfredorisk/
Fotojornalismo: Canon 7D | Canon T2i | Lente Canon 50mm f/1.8 || Lente Sigma 10-20mm f/3.5  | Lente 16-35mm f/2.8 L II USM | Lente 70-200 f/2.8L IS II
USM | Flash Canon 430 EX II
Eventos Sociais: Canon 6D|Lente 28mm f/1.8|
Lente 50mm f/1.4| Lente 85mm f/1.8| Flash Canon 430 EX II


Andre Caldas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 354
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 11 de Julho de 2011, 12:54:45
E a verdade é que ninguém te respondeu a tua dúvida né André? hehehe

Vamos lá... Dicas para evitar o estouro de branco.
Primeiramente em uma foto dessa, que está bem aberta e tem vários objetos, com luzes diferentes (Céu, casas, lago, planta) talvez mesmo fotometrando corretamente pela câmera vai sair um estouro em algo mais iluminado, que pode ser ajustado pelo software que você costuma usar.
Outra coisa que pode ser feita é fazer a fotometria pontual na área onde normalmente está estourando, mas pode ser que o resto da imagem fique subexposta, o que você deve ajustar via software tb.
Se a tua câmera tem a opção de verificação de estouro, é uma boa dar uma consultada nela após a foto, e se você quiser tentar, você pode ir baixando a fotometria em 0,5 ou 1 ponto para verificar como fica a foto no geral.
Exemplo: Vc fotografou com 1/1000s de velocidade f/8 e ISO 100 e a fotometria estva no Zero, que seria a correta,  e você vê que a câmera está dando o estouro na casa, você pode aumentar a velocidade de modo que a fotometria caia para -0,5 ou -1 e ai vc faz a foto novamente.
Existem situações que não tem como ser evitada o estouro ou a parte Sub sem uma iluminação artificial, mas quase tudo pode ser ajustado via software, desde que não tenha sido um estouro alto ou uma subexposição alta. E lembrando que a foto em RAW é mais fácil de ser ajustada que a foto em JPG
É isso ai Alfredo,belo tutorial!
Obrigado!
Quanto aos passaros,ao invez das miseraveis gaiolas,prefiro aprisiona-los apenas em belas fotos.
Panassonic Lumix FZ40.


Fabio Lp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 11 de Julho de 2011, 12:59:36
 :clap: bela foto  :worship:
-Nikon D7000
-Nikkor 18-105 / Sigma 8mm
-Sb900
-Trip 30


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #38 Online: 11 de Julho de 2011, 13:15:48
que lugar lindo... gostei mais da 2ª versão...  :clap: :clap:


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #39 Online: 11 de Julho de 2011, 14:05:23
Me ajuda a entender melhor o "construída" e a "artificialidade"... Gostaria que, se possível, você me explicasse melhor seu ponto de vista, quando se refere a construção e artificialidade dessa foto...

"construida": quando vc fotografa algo e corre pro PS. Isso (para mim) é que leva à "artificialidade", por mais que haja criatividade no resultado. Nota: NÃO acho mecanicista, apenas artificial. A parte de "alquimia" do trecho a seguir torna (eventualmente) mais claro meu pensamento.

"encontrada": quando algo (ou detalhe de algum algo/alguém) chamou sua atenção de FOTÓGRAFO/ARTISTA e resulta em foto SEM MANIPULAÇÃO. A alquimia suficiente foi extraída pelo seu olhar e não por um monte de formulas pré-concebidas por outro alguém.

nota: como sou muito sem-noção, nem sempre os meus pensamentos fazem sentido pra mim então eu TAMBÉM não me dou importancia - risos.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #40 Online: 11 de Julho de 2011, 14:05:42
Bela foto Santana!

Os detalhes, são apenas detalhes e EMHO, não atrapalham a composição.

Parabéns  :clap:

Obrigado por comentar, Nadilson.

E a verdade é que ninguém te respondeu a tua dúvida né André? hehehe

Vamos lá... Dicas para evitar o estouro de branco.
Primeiramente em uma foto dessa, que está bem aberta e tem vários objetos, com luzes diferentes (Céu, casas, lago, planta) talvez mesmo fotometrando corretamente pela câmera vai sair um estouro em algo mais iluminado, que pode ser ajustado pelo software que você costuma usar.
Outra coisa que pode ser feita é fazer a fotometria pontual na área onde normalmente está estourando, mas pode ser que o resto da imagem fique subexposta, o que você deve ajustar via software tb.
Se a tua câmera tem a opção de verificação de estouro, é uma boa dar uma consultada nela após a foto, e se você quiser tentar, você pode ir baixando a fotometria em 0,5 ou 1 ponto para verificar como fica a foto no geral.
Exemplo: Vc fotografou com 1/1000s de velocidade f/8 e ISO 100 e a fotometria estva no Zero, que seria a correta,  e você vê que a câmera está dando o estouro na casa, você pode aumentar a velocidade de modo que a fotometria caia para -0,5 ou -1 e ai vc faz a foto novamente.
Existem situações que não tem como ser evitada o estouro ou a parte Sub sem uma iluminação artificial, mas quase tudo pode ser ajustado via software, desde que não tenha sido um estouro alto ou uma subexposição alta. E lembrando que a foto em RAW é mais fácil de ser ajustada que a foto em JPG

Obrigado pela explicação, Alfredo.
Especificamente neste caso, tentei outras combinações de abertura, ISO e velocidade e o melhor resultado que cheguei foi o apresentado. É realmente o que você falou! As vezes esse estouro é inevitável.

que lugar lindo... gostei mais da 2ª versão...  :clap: :clap:

Muito obrigado por comentar, Elis.

Abraços,


vilson kojo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.042
  • Sexo: Masculino
  • Aprendiz
    • http://vskojo.blogspot.com/
Resposta #41 Online: 12 de Julho de 2011, 12:21:39
Bela foto ... Destaque para cores ...
Nikon D800 | Fujifilm S3Pro | Nikon FM3A | Tamron AF 19-35mm 3.5-4.5 | Nikkor AF 50mm 1.4 D | Nikkor AF-S 50mm 1.4 G | Nikkor AF-S 85mm 1.8 G | Nikkor AF 28-200mm 3.5-5.6 D | Nikkor AF-S VR 70-200mm 2.8 G | Speedlight SB-80DX
http://vskojo.blogspot.com/


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #42 Online: 12 de Julho de 2011, 12:39:18
Bela foto ... Destaque para cores ...

Obrigado pelo comentário, Vilson.


Luiz sch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 12 de Julho de 2011, 14:49:10
Parabéns pela foto  :clap:
CANON EOS 60D | SONY HX1
EF28-135mm 1:3.5-5.6 IS | EF50mm 1:1.8 II | EF75-300mm 1:4-5.6 III USM | Tamron 18-270mm 1:3.5-6.3 VC PZD
| Sigma 150mm f/2.8 EX Macro | EF-S 17-55mm f/2.8 IS USM | EF 70-200mm f/2.8 L USM | Flash YN560 | tripé, monopé, filtros


João Lucas Messias

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 12 de Julho de 2011, 16:09:03
Muito bonita a foto, Santana. E a versão corrigida realmente está melhor =D