Autor Tópico: Fotografei em RAW  (Lida 1406 vezes)

Alex Hackmann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://www.forum.clickgratis.com.br/psicologiabr
Online: 20 de Fevereiro de 2006, 13:44:11
Oi,

Não sei se aqui é a melhor sala para postar essa pergunta, mas se não for, podem mudar para a sala mais adequada.

Minha questão é a seguinte:

Tenho fotografado muito em RAW e vinha convertendo para JPEG na melhor qualidade e 2000 pixel/inch, só que o arquivo fica em torno de 7mb. Tipo, fui no zoo com a família, tirei a metades das fotos em RAW. Com umas 80 fotos, ficou uns 350mb no total, ou seja, muito espaço para fotos que eu provavelmente não vá imprimir.

Pensei em passar elas pra um formato que ocupasse menos espaço e caso eu precisa imprimir algum dia, aí retorne ao RAW e refaça numa qualidade melhor.

O que vocês sugerem?

[ ]s

Alex


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 13:49:08
Exatamente...

Se vc quer fotos apenas para visualizar no monitor, mostrar pra família, etc e tal, vc deve salvar em jpg médio que já está bom, e se não for dar muito trabalho, redimensione o arquivo para caber no seu monitor, por exemplo 1024*768 pixels. Assim os arquivos em jpg ficaram bem pequenos, talvez abaixo de 1mega cada. Mas claro... não se desfaça do raw. Guarde ele bem guardado, de preferência faça backup.
Qdo for pra imprimir, abra este raw novamente, exporte para a resolução máxima, faça seu melhor tratamento e manda pro lab em cd (ou na mídia que preferir, sem precisar guardar uma cópia na sua máquina).
 
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2006, 13:49:44 por Murilo »
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 15:48:09
Movendo para "Arte Fotográfica". ;)