Autor Tópico: puxar filme  (Lida 2105 vezes)

fabianaalexandre

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 12 de Julho de 2011, 01:16:54
Se eu tenho um redscale e quero deixar o resultado mais vermelho como devo puxar o iso? se colocar iso 200 pra 50 vou ter cores mais escuras e vermelhos mais forte?

O que acontece se eu esquecer de avisar que o filme foi puxado?


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2011, 16:49:34
O que acontece se eu esquecer de avisar que o filme foi puxado?
Se vc fotometra diferente do indicado e não compensa na revelação vai ter um filme ruim.

não sou expert, apenas vou dar uns "eu acho", já revelei filme colorido em casa
e na verdade cheguei a conclusão que não compensa, melhor levar num
lab e tentar um bom relacionamento com o cara que faz o serviço.

Porque se fotometrar iso 50 um filme iso200 vai superexpor 2 pontos, vai perder detalhes nas altas e o resto vai ficar bem contrastado, e ainda sem pretos densos.
Também vai depender do filme que usar, o tipo de luz  e outros fatores como qualidade da objetiva, filtros, etc. sem esquecer que é diferente revelar um filme 200 com as instruções
de um 50 do que revelar um filme 200 exposto para iso 50.

Eu acho que se vc não tem domínio sobre a revelação, melhor tentar melhorar a saturação de cor usando filtros, seja na objetiva ou na iluminação (se for artificial),
existem tópicos sobre uso de filtros.
Cada filme colorido responde diferente a sub ou super exposição, mas acho que acima de 1 ponto vai mas estragar do que melhorar.

outras opçoês são: pedir para mexer na hora da ampliação (pede para aumentar saturação e contraste e WB para cálido) , ou  escanear o filme e retocar no PS, se for uma ou poucas fotos.

 :ok:



fabianaalexandre

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2011, 12:20:45
como eu to experimentando decidi bater metade do filme em 50 e metade em 400, mas vai ser revelado em 200 mesmo, acho que o tio não puxa na revelação do laboratório =[ aí eu vou ver no que dá!


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2011, 22:59:42
o único que vc vai conseguir é sub-expor metade do filme e super-expor a outra metade,
o que não é a melhor idéia.
O certo é vc fazer 3 fotos iguais mexendo a velocidade ou diafragma a partir da medição correta, assim:

vc coloca a camera no tripé, focaliza e mede, vamos supor 125/f8, então
faz uma foto 60/ f8, outra 125/ f8 e outra 250/ f8 (pode fazer 5 fotos ou 7 se quiser
testar a latitude do filme) pode mexer o diafragma no lugar da velocidade.
Porque se vc fizer fotos diferentes com diferentes luzes, apenas enganando o fotometro
vc não vai ter um resultado útil para observação.

A tua lógica esta errada :não é a mesma coisa mandar revelar um filme iso 200 exposto para 50, do que expor para 50 um filme 200 e revelar 200.

 :ok:


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2011, 23:19:31
em redscale, quanto mais próximo do iso real, mais em vermelho e preto será a foto.
quanto mais você sobreexpor, mais terá tons amarelos e alaranjados.
se sobreexpor muito (coisa acima de 4, 5 stops), começa a ter outras cores num clima bem lo-fi

quando fazemos essa "puxada" em redscale, na verdade estamos compensando a exposição pela perda de luz do filtro laranja e amarelo. portanto, não é necessário dizer nada ao lab, apenas pedir para revelar no iso normal.


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2011, 23:24:26
boa Pomba, eu nem ví q tava escrito redscale   :doh:  salvou o post, tomara q a colega veja.


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2011, 00:45:22
de qualquer forma já fica registrado pra quem tiver interesse

ultimamente só tenho feito película 35mm em redscale. acho bem interessante.
muito difícil conseguir uma consistência de resultados, mas com uma mãozinha do acaso vira e mexe sai algo bacana.