Autor Tópico: Vazamento de óleo  (Lida 2155 vezes)

dhgfontana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Fontana Fotografia
Online: 13 de Julho de 2011, 19:33:20
Pessoal

Comprei uma D7000 e tô adorando a criança. Quando penso que uma boa câmera + imaginação são suficientes me sinto mal em ter relegado minha sonyzinha, que era legal... acho que fui um pouco consumista  :ponder:... Mas pensando a longo prazo a D7000 é câmera pra um entusiasta (que não quer ganhar grana com fotografia) se deleitar por muuuitos anos. :worship:

Mas, procurando algumas informações da máquina, vi que ela, a D700 e a Canon 5D tiveram casos com vazamento de óleo (da one???) e que manchou ou espelho... são casos isolados ou há gente por aqui que teve essa experiencia... minha máquina tem garantia mas fiquei um pouco preocupado! :eek:

Informações lidas na internet e confirmada no fórum da Dpreview.

Abraços,
______________________
Daniel Fontana - Fotografia
www.danielfontana.46graus.com


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2011, 00:10:55
Pois é ... eu tenho uma d7000 e também vi esses rumores e fiquei meio cabreiro como diz aqui no Ceará. Se você quiser ver se a sua tá boa, faz uma foto de uma folha branca (pode ter dificuldade de foco, mas poe em manual pra facilitar) com a lente totalmente fechada. Poe  em modo A e fecha a lente toda F22 ou F32. Mantenha a câmera em cima de uma mesa, pois a foto pode ser lenta e isso vai evitar tremer. É batom na cueca !! Se tiver alguma poeira ou óleo no seu sensor, vai aparecer descaradamente !

Se voce ver alguma sujeirinha, nao se desespere. Pode ser soh poeira. Limpe o sensor da sua máquina usando um soprador. Não é um procedimento tão simples, mas nada que uma googlada nao resolva. Cuidado pra nao quebrar o espelho da sua amada maquina ;)

Jardel.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2011, 09:44:29
Não recomendo realizar nenhum tipo de limpeza no filtro se não houver certeza que a sujeira é sólida. Se for óleo, qualquer tipo de limpeza só fará espalhar ainda mais o óleo.
Fotografe o céu azul, sem sol, foco no infinito e lente fechada (f/22 ou mais). Se houver halos coloridos em torno da mancha ou manchas do tipo 'rosquinha' (com um buraco no meio) é óleo. Só assistência técnica para limpar.
Se a sujeira for sólida, use pincel de brush beem macio e assoprador (não use ar comprimido). Jogue a sujeira para o canto e acione a limpeza automática por vibração para quando ligar/desligar a cam. Assim que possível, leve a uma assistência para uma limpeza profunda e real.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dhgfontana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Fontana Fotografia
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2011, 21:35:50
Apenas como feedback aos colegas Jardel e Mr. Hyde, realizei os testes recomendados e, graças a Deus, nada... tudo limpo!! Vendo alguns fóruns do Dpreview parece que coisas assim acontecem em Canon´s, etc...

Concordo que fabricação em série às vezes resulta em algumas amostras com defeitos... mas no caso de DSLR´s como D7000 (não coolpix´s, nokias, etc) acho que deveriam ter mais cuidado...

abraços
______________________
Daniel Fontana - Fotografia
www.danielfontana.46graus.com


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2011, 09:05:03
parece que coisas assim acontecem em Canon´s, etc...

tsc, tsc, tsc....
« Última modificação: 17 de Julho de 2011, 09:05:59 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2011, 10:22:42
Eu ainda duvido que empresas como Nikon e Canon deixariam uma barbaridade dessa acontecer, tenho a 5d e d7000, até agora não vi nada de errado nas minhas e nem nas de amigos que tem as mesmas.


dhgfontana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Fontana Fotografia
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2011, 11:23:17
tsc, tsc, tsc....

Alexandre, não quis dizer que Canon é ruim... pelo contrário! Eu não fico defendendo Nikon ou marcas como time de futebol...

Mas vi que já aconteceu de haver casos de descolamento de espelho na 5D, o que quis dizer é que mesmo em aparellhos deste nível, que não se imagina que isso possa acontecer, há raros casos que acontece.
______________________
Daniel Fontana - Fotografia
www.danielfontana.46graus.com