Autor Tópico: Dúvida entre 4! Help Me!  (Lida 1653 vezes)

Isis Soledad

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 19 de Março de 2006, 04:16:03
Oi gente, estou iniciando do mundo fotográfico e gostaria de uma ajuda p/ escolher a minha futura cam. Pesquisei bastante e cheguei a 4 cameras, com os recursos que quero e no preço que posso pagar.
O que levei em consideração até agora foi o zoom optico, resolução entre 5,0 e 6,0 Mp e os recursos manuais.
Não fazem diferença o tamanho da câmera, nem um macro super potente e nem qualidade de gravação de video. :nonono:
 :thmbup: Estou procurando é custo-beneficio, qualidade da câmera e das fotos.

Bom, são essas aqui:
Canon PowerShot S2 IS  
Fuji FinePix S5200/5600
Sony Cybershot DSC-H1
Panasonic FZ5

Já li sobre raw, superccd, mas ainda não entendo de nada disso, por isso necessito de uma ajuda na escolha. Vi que algumas pessoas não gostam da S2 e da H1. Alguém me explica pq elas não são tão boas? :denken:
Se todas forem compátiveis, irei pender p/ a mais barata p/ mim (é claro..heheh).
Aceito outras sugestões nessa faixa de preço, entre R$1000 e 1500 (se tiver mais barata, melhor ainda!), com esses recursos.
Me ajudem, depois que escolher a cam ainda vou pesquisar melhor os preços.
« Última modificação: 19 de Março de 2006, 07:05:37 por Isis Soledad »


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #1 Online: 19 de Março de 2006, 06:26:11
Das citadas ficaria entre a S5200 e FZ5.
Se o zoom for usado constantemente e a preocupação com as fotos com flash não for muito grande a FZ5 ganha disparada.
Excelente conjunto óptico e estabilizador de imagem. Perfeita para paisagens.
Perde por não ter RAW e em fotos com pouca luz e flash.

Agora se o uso for generalizado incluindo fotos indoor o ideal seria S5200.
Ganha no RAW e no super CCD que te proporciona o uso de ISOs maiores com menos ruído.
A grande desvantagem é a ausencia de estabilizador de imagem. Para um zoom de 380mm com certeza faz falta.

RAW seria um tipo de arquivo entregue pela camera sem processamento. Te deixando livre para tratar a foto do jeito que lhe convier. Mas confesso que isso para um iniciante não seria tão importante no momento. A não ser que vc queira realmente entrar de cabeça no mundo da fotografia e tratamento de imagens.

Tenho certeza que outros participantes do forum vão poder te ajudar bem melhor do que eu . De qualquer forma espero ter ajudado.

Cso se decida por uma FZ5 e quiser pagar bem mais barato que na loja, estou vendendo a minha que comprei há dois meses por um preço bem legal.

Um abraço e boa sorte na escolha.
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Isis Soledad

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #2 Online: 19 de Março de 2006, 07:00:23
Eu estou realmente interessada em entrar de cabeça, estou procurando cursos p/ aprender mais, eu acho que entendi "mais ou menos" o que é o raw. Vi uma foto tb tirada pela S5200 dessa forma. Ficou bem legal.
Eu realmente estou pendendo p/ essas 2, se por acaso conseguir uma grana extra pego uma FZ20, mas acho que vai ser dificil.
« Última modificação: 19 de Março de 2006, 07:06:36 por Isis Soledad »


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #3 Online: 19 de Março de 2006, 09:41:32
Se vc realmente se interessou em ter RAW no seu equipamento acho que só sobra mesmo a S5200 pelo que você está disposta a pagar.

Em relação a FZ20, sinceramente não vejo muitas vantagens em relação a FZ5. É maior, bem mais pesada e já li comparativos onde se conseguia até mesmo imagens melhores na FZ5. Poucas diferenças. Talvez a mais significativa o foco manual, o que é muito pouco utilizado nesse tipo de cameras. E tb não tem a opção do RAW.

O negócio é pesquisar bastante mesmo. Existem vários tópicos aqui no forum falando bastante sobre escolha de camera e tb sobre esses modelos.
Acho que vale muito a pena dar uma olhada.
Abraços
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2006, 09:56:10
Esquece a Canom e a Sony e vai de FZ5 que vc vai ser feliz, para iniciar ficar fazendo fotos em RAW é meio chato, ocupa muito espaço no memory e tem que ficar convertendo, editando, etc...

A FZ5 tem seus limites mas é muito legal para iniciar, eu tenho uma e estou adorando as lentes leica :D

Abraços,
Jack db - Floripa


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2006, 10:45:52
Cara, pelo que eu li já sobre, a Fz5 é a melhor mesmo, dizem que a velocidade de foco de zoom dela é comparada a uma DSRL :)

Alias, atualmente é meu sonho de consumo uma Fz5, nada como 12x optico para fotografar belas paisagens :)
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #6 Online: 19 de Março de 2006, 12:54:54
Citar
Esquece a Canom e a Sony e vai de FZ5 que vc vai ser feliz, para iniciar ficar fazendo fotos em RAW é meio chato, ocupa muito espaço no memory e tem que ficar convertendo, editando, etc...

A FZ5 tem seus limites mas é muito legal para iniciar, eu tenho uma e estou adorando as lentes leica :D

Abraços,
Para iniciante o RAW pode ser inútil, mas uma hora a pessoa sente falta. E quem usa não larga mais.

Enfim, fico na dúvida entre a fz5 e a 5200.

Iria de 5200 pelo raw e pelo novo sensor que têm falado bem...  
« Última modificação: 19 de Março de 2006, 12:57:12 por Roberto O. Almeida »


ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2006, 17:19:34
Citar
Em relação a FZ20, sinceramente não vejo muitas vantagens em relação a FZ5. É maior, bem mais pesada e já li comparativos onde se conseguia até mesmo imagens melhores na FZ5. Poucas diferenças. Talvez a mais significativa o foco manual, o que é muito pouco utilizado nesse tipo de cameras. E tb não tem a opção do RAW.

 


Estou quase comprando a FZ30 e um dos motivos seria o foco e o zoom manuais. E vi o comentário do Eduardo, onde ele cita que o foco manual é pouco usado? Por qual motivo? E o zoom manual, também teria pouca utilização?

Quem puder explicar, agradeço.

Abraços,

David.


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #8 Online: 19 de Março de 2006, 17:58:32
Citar
Citar
Em relação a FZ20, sinceramente não vejo muitas vantagens em relação a FZ5. É maior, bem mais pesada e já li comparativos onde se conseguia até mesmo imagens melhores na FZ5. Poucas diferenças. Talvez a mais significativa o foco manual, o que é muito pouco utilizado nesse tipo de cameras. E tb não tem a opção do RAW.

 


Estou quase comprando a FZ30 e um dos motivos seria o foco e o zoom manuais. E vi o comentário do Eduardo, onde ele cita que o foco manual é pouco usado? Por qual motivo? E o zoom manual, também teria pouca utilização?

Quem puder explicar, agradeço.

Abraços,

David.
Cara, a FZ30 é bastante ruidosa e cara, com essa grana acho que vale mais a pena a Fuji S9000, dá uma olhada nela!

Abraços,
Jack db - Floripa


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #9 Online: 19 de Março de 2006, 18:28:20
Citar
Citar
Em relação a FZ20, sinceramente não vejo muitas vantagens em relação a FZ5. É maior, bem mais pesada e já li comparativos onde se conseguia até mesmo imagens melhores na FZ5. Poucas diferenças. Talvez a mais significativa o foco manual, o que é muito pouco utilizado nesse tipo de cameras. E tb não tem a opção do RAW.

 


Estou quase comprando a FZ30 e um dos motivos seria o foco e o zoom manuais. E vi o comentário do Eduardo, onde ele cita que o foco manual é pouco usado? Por qual motivo? E o zoom manual, também teria pouca utilização?

Quem puder explicar, agradeço.

Abraços,

David.
David, as cameras que usam LCD para a composição se tornam mais imprecisas para se usar o foco manual. A questão é de não se conseguir uma visualização satisfatória do foco. As digitais mais avançadas incorporaram um visor eletronico camado de EVF, mas que na maioria dos casos também não é satisfatório.'
Não conheço o EVF da FZ30, mas acredito que seja melhor que o da minha FZ5 que eu só uso quando a luz atrapalha demais a vizualização do LCD. Fora isso componho no LCD mesmo.
Acredito que o foco manual seja realmente importante quando vc utiliza um visor optico como nas cameras Reflex onde a clareza dos detalhes te possibilita muito mais mobilidade no foco e precisão.
De qualquer forma acho que a experiencia de alguém que use o foco manual em UZs e compactas com bastante frequencia te ajude ainda mais com essa questão.

Já o zoom mecânico acho realmente interessante. Além de te dar um controle maior ajuda bastante na operação da camera.

Abs
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Isis Soledad

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #10 Online: 19 de Março de 2006, 18:54:20
Quanto mais eu leio, mais dúvidas tenho. Me interessei pelo raw tb pq disseram que ajuda a poder fazer revelações maiores e eu estou querendo fazer uns "quadros" p/ casa com fotos tiradas por mim mesma. Mas ao mesmo tempo, a panasonic tb está me atraindo. Não estou pensando só no agora, não entendo quase nada de câmeras, mas não quero comprar uma camera p/ querer trocar 3 meses depois, entendem? Por mais que eu ainda não saiba usar o raw ou os outros recursos, eu vou aprender em breve, estou na dúvida qual deles vai me ser mais útil.
Bom, já descartei a canon e a sony então.
« Última modificação: 19 de Março de 2006, 18:57:57 por Isis Soledad »


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #11 Online: 19 de Março de 2006, 19:47:06
Isis, todos tem dúvidas quando decidem escolher uma camera. É natural. Agora com certeza qualquer modelo citado que vc escolher vai te ajudar bastante, principalmente pelo fato de vc estar iniciando. Não pense tanto em comprar uma camera definitiva agora, pois com certeza a medida que seu aprendizado for evoluindo suas necessidades com certeza se modificarào.


 
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #12 Online: 19 de Março de 2006, 21:41:15
Jack,

Obrigado pela dica, mas minhas premissas para troca de camera era uma superzoom com uma lente de qualidade e controles manuais. A lente leica foi a diferença para escolher a Panasonic.

Eduardo,

Valeu também pela dica, dei uma olhada no manual e vi esta informação:

"Também possui Assistência a Foco Manual, uma função que exibe uma imagem ampliada do centro do assunto no visor. A função AF de Um Disparo no modo de foco manual permite focalizar automaticamente para uma única foto pressionando o botão "FOCO".

O problema é que ainda não achei nenhuma loja aqui no Rio para ver a camera e testar o foco manual.

Pensei em comprar a FZ 20, mas por R$ 300,00 achei que valia a pena o sacrifício, pelos comandos manuais, pelo f:2.8 - f11, tempo de exposição 60 s, melhor qualidade de gravação e raw (embora não pretenda usar no momento).

Agora, a diferença para a FZ 5 é de R$ 600,00 e esta eu não estudei...vale a pena analisar?

Abraços,
              David.