Autor Tópico: Reflexos Indesejáveis Help  (Lida 1664 vezes)

MaxK

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 15 de Julho de 2011, 14:36:58
Olá pessoal, sou novo no tópico e estou precisando tirar algumas dúvidas. Conto com ajuda de vocês.
Preciso tirar uma foto de um brinco com superfície bastante polida.
Acontece que  não estou conseguindo deixar sem os reflexos pretos que aparecem na superfície.

Alguém saberia como resolver?


mvaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
    • Porquê tirei essa Foto
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2011, 14:58:18
Olá.

Tentou um filtro polarizador?

Link na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filtro_polarizador

Imagino também que esteja usando um flash. Talvez se diminuir a intensidade...
Visitem meu blog/fotolog: Porquê Tirei essa Foto


MaxK

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2011, 15:04:56
Não. Não tentei. Vou experimentar.
Obrigado.
Não estou usando flash e sim luz contínua.



mvaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
    • Porquê tirei essa Foto
Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2011, 15:28:37
Se der certo, não deixe de compartilhar a experiência!

De qualquer maneira, para dias muito ensolarados o filtro polarizador também é uma excelente pedida.

Abraços.
Visitem meu blog/fotolog: Porquê Tirei essa Foto


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2011, 15:41:02
Acredito que o polarizador não vai retirar os reflexos, vc precisa é de algo como uma tenda, mas acho que o principal é vc estudar a peça e ver de onde estão vindo os reflexos para ver como vai elimina-los, uma vez eu estava fazendo fotos de uns anéis onde para resolver o problema fiz uma cabana com duas placas de isopor no esquema de luz que eu estava usando... mas cada caso é um caso  :ok:
« Última modificação: 15 de Julho de 2011, 15:42:13 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


burton

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2011, 16:21:08
Vamos lá.

Considero um dos "pulos do gato", seja com flash ou não, para fotos estáticas de objetos com brilho é o uso de luz difusa.

Para difundir (ou seja "espalhar") a luz, tente usar folhas de papel vegetal.
Quanto mais longe da luz estiver o papel maior será a difusão.

Para um exemplo, de um mestre nisso, clique aqui.

Sobre o uso de filtro polarizador ele ajuda, dependendo das circunstâncias e, é claro, do ângulo entre a câmera e a origem da luz.

Abraços




Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2011, 16:34:01
Tenda e suavização das luzes. Estudo do posicionamento da peça e modificação constante e milimetrica até atingir os resultados desejados.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2011, 16:53:46
Então, se não entendi errado a dúvida seria de como tirar reflexos indesejados no objeto e na superficie, seria mais ou menos o inverso do que esse exemplo que dei para fazer reflexo em um ipod em outro fórum:

Making-of


mais de perto pra ver o detalhe do reflexo feito com a cartolina


E o resultado


No caso eu queria colocar o reflexo, então posicionei a cartolina para que aparecesse na peça, indiferente de usar uma iluminação difusa ou direta, para o caso do colega imagino que seria o inverso, procurar de onde esta vindo o reflexo e tentar eliminar de alguma forma, a ideia da tenda não seria pela luz difusa, e sim por que a peça ficaria totalmente cercada por tecido branco, impedindo reflexos de outros objetos ou do local.

Ou como o Hyde mensionou tentar mudar a posição da peça ou mesmo da câmera para atingir o resultado, na foto abaixo por exemplo eu estava com um problema de ficar um risco preto no meio da lente do óculos e um ponto preto, que era nada mais que o reflexo do final da mesa que eu estava colocando a peça e a câmera que aparecia como um ponto preto, então levantei um pouco a câmera e o reflexo sumiu  :)



 :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Carlos Tosse

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
    • Plug' in Criações
Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2011, 18:19:35
Seja bem vindo Max.

Eu também tinha esse mesmo problema pra fotografar torneiras. Cara é um trabalho de paciência, e quanto mais você faz ele mais você vai melhorando. Sempre tem um produto com uma superfície diferente que você tem que adaptar alguma coisa.
Eu uso uma tenda difusora, me ajuda bastante. Mas no meu caso tenho que colocar algumas cartolinas pretas para refletir, caso contrário o produto fica muito branco e tira a aparencia de cromado. Penso que deve reduzir sim os reflexos, mas não tire tudo para que não fique algo muito artificial. O bacana é que o produto seja o mais natural possível.



MaxK

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2011, 11:24:36
vc precisa é de algo como uma tenda, mas acho que o principal é vc estudar a peça e ver de onde estão vindo os reflexos para ver como vai elimina-los

Era isso mesmo. A peça tem muitas curvas e somada com a superfície polida, não tinha idéia de onde vinha os reflexos. Era como gato e rato eliminava um e aprareciam outros...
A idéia de tenda foi excelente. Consegui reduzir drasticamente, mas ainda aprecem alguns pontos pretos. E continuo a minha caça.


MaxK

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2011, 11:31:09
Seja bem vindo Max.

Eu também tinha esse mesmo problema pra fotografar torneiras. Cara é um trabalho de paciência, e quanto mais você faz ele mais você vai melhorando. Sempre tem um produto com uma superfície diferente que você tem que adaptar alguma coisa.
Eu uso uma tenda difusora, me ajuda bastante. Mas no meu caso tenho que colocar algumas cartolinas pretas para refletir, caso contrário o produto fica muito branco e tira a aparencia de cromado. Penso que deve reduzir sim os reflexos, mas não tire tudo para que não fique algo muito artificial. O bacana é que o produto seja o mais natural possível.

Obrigado.

A técnica das cartolinas realmente funcionou.  :worship: Depois de eliminar maioria dos reflexos, agora estou tentando criar alguns. Que ironia. :doh:
Valeu pela dica!
Agora haja pasciência...