Autor Tópico: Ampliador  (Lida 4451 vezes)

jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Online: 24 de Agosto de 2011, 00:32:05
Alguém conhece esse ampliador meopta opemus IIa ?


Vi esse anúncio e fiquei interessado. Alguém diz algo a respeito ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-197645633-ampliador-meopta-opemus-2a-industria-checa-colecionador-_JM

Esse ampliador eh para pb, ok ?

Quais as restrições de tamanho de filme e de papel desse ampliador ?


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2011, 09:04:30
a) caro demais.. mas demais MESMO.

b) a informação "para colecionador" pode indicar - muitas vezes indica - que o treco não tem mais funcionalidade, a rosca para objetiva danificada, está com a plataforma desalinhada ou já não tem as máscaras de negativos. A plataforma é algo MUITO crítico, a rosca até pode-se dar um jeito, mas sem máscaras vc tem um mico.

êsse ampliador era normalmente utilizado para filmes 35mm e 120/220 (com máscara 6x6). Ampliação apenas para B&P, para colorido vc teria que suar sangue usando gelatinas graduadas da kodak.

não custa reforçar: o preço é exageradíssimo. Um ampliador de classe similar pode ser encontrado pela metade (ou menos) do que foi pedido.

notinha final: vc ficaria melhor servido com êste aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191252352-ampliador-fotografico-colorido-opemus-6-_JM ou êste: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196493321-ampliador-fotografico-colorido-lpl-_JM
« Última modificação: 24 de Agosto de 2011, 09:11:45 por irado »
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2011, 15:44:13
Uma dúvida que me veio agora...

O fato do ampliador ser colorido implica na inutilização do mesmo para fotos em p/b?

Estou pensando em comprar um ampliador, mas só sei ampliar fotos p/b...

Abraço


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2011, 18:48:05
todos os ampliadores tem provisão para "eliminar" a atuação dos filtros coloridos, portanto pode ser usado para ampliar B&P. Um adicional - alguns fotógrafos de outros tempos não gostavam - os coloridos tem uma "mixing chamber" que suaviza a luz projetada enquanto alguns ampliadores apenas B&P tinham um "condensador", lente enorme, grossa, para concentrar a luz. Diziam os mais antigos que essa "suavização" deixava a foto com imagem com bordas menos nítidas mas enfim.. os laboratórios comerciais nunca se incomodaram com isso, faziam tudo com os coloridos e pronto.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2011, 20:21:46


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2011, 21:10:50
O QUE ACHA DESSA LENTE http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193759720-lente-p-ampliador-50mm-fujinon-_JM ?

uma lente comum, mas está cara por ser uma lente "escura" (f/4). Esta, especialmente, é para negativos 35mm. Um cuidado que deve tomar é quanto à rosca - de memória as fujinon são M42 mas alguns ampliadores são com rosca Leica (M39) - e vice-versa (rs).
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2011, 21:35:45


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2011, 21:42:58
Irado ..


Esse parece bem conservado http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193530342-ampliador-fotografico-meopta-opemus-6-colorido-_JM

vou usar pra pb 35mm

q acha ?

eu o compraria (se tivesse a grana que o gajo pede - rs). Embora a lente não seja maravilhosa, o equipamento é bom. Reparou na alavanca no lado direito da cabeça, foto 5? ali vc "elimina" os filtros de cor.

http://www.flo.com.au/Meopta.htm#Opemus

pelo que vi nas fotos, está bem melhor do que aquele sucatão que vc mostrou a primeira vez - risos.

divirta-se. Acredito que valha a pena. Será que o carinha topa um chorinho? Mas se cuida, eu PERDI um ampliador legal e barato por ter ficado nessa..
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2011, 23:37:55
Pq eu preciso de lentes claras na ampliacao?  Posso aumentar o tempo de expi.

E essa fonte 12 v 100w eh facil de achar?  n sei se acompanha.


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2011, 08:55:35
Pq eu preciso de lentes claras na ampliacao?  Posso aumentar o tempo de expi.
E essa fonte 12 v 100w eh facil de achar?  n sei se acompanha.

claro, claro.. mas eu quero ver se aumentar o tempo de "olhação", só com os zóio, se vai conseguir "cravar" a nitidez de ampliação - risos. Fazemos a "sintonia" com os olhos e depois fechamos o diafragma para 11 ou 8.. a imagem praticamente desaparece. Sugiro comprar um "focalizador" (não sei como se chama, aqui); veja um aqui: http://www.ebay.com/itm/Paterson-Dark-Room-Focus-Viewer-Magnifier-made-England-/310325767107?pt=LH_DefaultDomain_2&hash=item4840db6bc3

não precisa ser êsse um, mas pelo que vejo tá barato.

a fonte não passa (normalmente) de um transformador redutor 110~220/12V, nada demais. Qualquer lojinha de eletronica fará um para vc, se necessário.. mas (creio) o ampliador deve estar com fonte porque o anúncio diz que está funcionando, então (IMHO) não se preocupe com isso.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2011, 10:06:14
Acho que entendi. É como quando eu fecho o diafragma da minha d7000 pra analisar o dof. Fica o visor escuro.

Jardel.


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2011, 11:52:56
tenho um amigão meu que foi um dos feras de laboratório aqui no Rio "Luiz Bazilio" do antigo LAB609
uns cinco anos largou tudo e foi viver de piscicultura..ele usava cabeça de cor com negativos PB...não lembro qual o filtro agora....mas ele disse que fazia um bom uso..vou ver se consigo puxar ele para participar do forum..

Jardel  estou manda MP para voce..ok?


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2011, 12:59:52
Amigos ... Eu comprei o opemus 6 color 3. Queria saber com a lente que veio, uma meopta anaret 4.5 50 .. Que tamanho de ampliacao consigo fazer ... Me refiro a negativo de 35mm.
Daria pra fazer em papel 18x24cm ?


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2011, 16:13:34
O papel kentmare eh bom ?