Autor Tópico: Filmes de grã fino  (Lida 5802 vezes)

jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Online: 17 de Julho de 2011, 17:28:04
Quais são os filmes de grão mais fino ?

Eu mesmo comeco a lista:

1. Kodak  Ektar color 100

Jardel.


durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2011, 23:28:55
Bem,só usei três tipos de filmes até hoje:

kodak Gold 100 - descontinuado
kodak proimage 100
fuji Quality 100

O proimage tem granulação finissima, para paisagem as cores são um tanto desbotadas,mas muito bom para tons de pele.
« Última modificação: 17 de Julho de 2011, 23:30:07 por durante »


renatocpaiva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2011, 06:26:10
Fuji Acros 100
renatocpaiva


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2011, 09:32:55
fujicolor 100
fuji 160S
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2011, 00:46:36
eu acho que o fuji NPS 160 é (ou foi) o menor grão e melhor latitude da categoria,
faz muito tempo que não uso.

existiu um konica 50 para 35mm, embalagem azul, que dizem era da fabrica da antiga sakura color, que "dizem" foi a melhor fabrica e pioneira em qualidade de filme,
lendas que um velho professor meu de fotografa contava as noites de lua cheia.  :worship:

muita gente gostava do agfa ótima para ampliar fotos de casamento, mas não sei se era só pelo tamanho do grão ou pelo tom de pele.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2011, 10:42:38
O já extinto EKTAR 25. Eu ainda tenho na geladeira quatro rolos: 3 no formato 120 e 1 no formato 135.

Recentemente, a Kodak relançou este filme no mercado "redesenhando" sua estrutura que agora contempla também o escaneamento. É o Ektar 100, já citado aqui pelo Jardel.
-22.352971,-48.775582


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2011, 12:10:50
Se for considerar os extintos:

- Kodak Ektar 25 como o Braga bem lembreou
- Kodak Panatomic-X (P&B)
- Agfa Ultra-50

Considerando os atuais:

- Kodak Ektar 100 (negativo colorido)
- Fuji Provia 100F / Velvia 100F (positivo colorido)
- Adox CMS-20 (revelado em Adotech, aí nada chega perto, P&B)




Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2011, 19:13:55
- Adox CMS-20 (revelado em Adotech, aí nada chega perto, P&B)

Esse eu não conhecia. Onde vc revela ele? E onde comprar esse bicho? Se o que diz no site do fabricante é verdade vou comprar um monte. O problema é revelar, não adianta ter essa maravilha de filme e o cara do laboratório fazer M.

E outra: Aja lente!

[ ]s

Formel


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2011, 19:55:36
Tem que mandar vir de fora e revelar em casa mesmo. Isso para ficar bom tem que ser revelado com o revelador que falei ou na pior das hipósteses Rodinal


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2011, 00:17:45
Muitíssimo obrigado pelas respostas. Faz um mes que estou fotografando com filme, uma F80, dentre os filmes que jah testei, abaixo listados, o ektar foi o uico que me agradou realmente:

Fuji reala 100
Kodak pro 100
Fujicolor 100
Kodak color 200

Todos granulam muito pro meu gosto pos escaneamento feito no minilab. A verdade é que hoje não temos mais condições de vivenciara a fotografia de filme por completo. O processo atual dos minilabs eh completamente automatizado e passa pela digitalização dos negativos.

Jardel.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #10 Online: 22 de Julho de 2011, 00:38:24
Não estão em sequência:

- Kodak Ektar 100 (atual)
- Fuji Velvia (ASA 50)
- Kodak Technical Pan (PB de uso restrito que tinha uma resolução FENOMENAL e era usado como benchmark para se mensurar qualidade de lentes)
- Ilford Pan-F (pouco grão e muitos tons, lindo)
- Kodak T-Max 100 (tecnicamente excelente, mas nem tudo é só técnica)

Os mencionados - e adorados por mim - Ektar 25 e Panatomic-X (ainda tenho vários rolos que preservo no freezer) foram bons nas suas épocas, mas apanharam feio (no que se refere à visibilidade dos grãos) das tecnologias que os sucederam. MESMO ASSIM, eu prefiro ambos justamente pela qualidade VISÍVEL dos seus grãos. Como o Tri-X, por exemplo, é muito mais charmoso que qualquer T-Max. Por isto mesmo é o filme da Kodak com mais anos de janela. E, provavelmente vai durar até algum comitê resolver que ele é ruim porque tem grãos visíveis...

Abs,

José Azevedo


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2011, 00:41:47
Muitíssimo obrigado pelas respostas. Faz um mes que estou fotografando com filme, uma F80, dentre os filmes que jah testei, abaixo listados, o ektar foi o uico que me agradou realmente:

Fuji reala 100
Kodak pro 100
Fujicolor 100
Kodak color 200

Todos granulam muito pro meu gosto pos escaneamento feito no minilab. A verdade é que hoje não temos mais condições de vivenciara a fotografia de filme por completo. O processo atual dos minilabs eh completamente automatizado e passa pela digitalização dos negativos.

Jardel.

Jardel,

fica a sugestão: procure laboratórios que usem o minilab Fuji Frontier, são muito superiores aos Kodak na minha experiência. E mesmo assim, existem os que sabem o que estão fazendo e os que apenas fazem. Não tem jeito, tem que pesquisar até achar "o seu".

Abs,

José Azevedo


luizfcoimbra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2011, 00:50:07
Jardel, a granulação é por causa do escaneamento. O grão desses filmes 100 e 400 não é tão perceptível assim, o Tmax 400 atual, por ex., é o filme 400 de menor granulação que já existiu... Um Ilford Pan F 50, então... Fora os Adox, Efke e etc. Mas scan de minilab não é referência e não serve pra você julgar a qualidade do filme. Muito do ruído que você está vendo nos arquivos é do escaneamento. Infelizmente, um scan legal custa uma pequena fortuna, mas vale a pena tentar! Você vai se surpreender com o resultado. Por outro lado, mesmo que fotografe com filmes mais lentos e de grão super fino, vai continuar descontente com o scan do minilab.


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2011, 09:52:06

Será que um g4050 jah manda melhor que um scan de minilab ?

Jardel.
« Última modificação: 22 de Julho de 2011, 09:52:40 por jardel »


luizfcoimbra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #14 Online: 22 de Julho de 2011, 14:29:23
Oi Jardel,

O problema não é o scan do Minilab em si, mas o processo... Como é todo automatizado (e normalmente está definido para baixa resolução, pra ganhar velocidade), sai aquela caca mesmo. Eu tive resultados razoáveis em coisas escaneadas na Amplicolor, ali na R. Dona Veridiana, perto da Santa Casa (se v. estiver em São Paulo). Não dá pra imprimir, obviamente (porque são arquivos pequenos), mas pelo menos ficaram bonitos.

Aqui você pode ter uma idéia: http://www.flickr.com/photos/lfcoimbra/4708286274/in/set-72157624151458490/lightbox/ e aqui também http://www.flickr.com/photos/lfcoimbra/4708286276/in/photostream/lightbox/

São fotos com filme 120 (Tmax 400 revelado em D-76, tempo normal, temperatura normal, nada demais), mas claro que no médio formato o grão aparece menos na ampliação. Também tem coisas com filme 35mm no meu Flickr pra você ter uma idéia.

Abraços!