Autor Tópico: Câmeras RED disputando espaço com as DSLR?  (Lida 1585 vezes)

Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Julho de 2011, 16:37:17
Pesquisando sobre as atuais câmeras digitais para cinema, como a RED Epic e a Arri ALEXA, descobri que existe um grip lateral para a Epic que a transforma meio que numa DSLR para fazer stills. E, aparentemente, está havendo um trend - muito inicial, é verdade - de se usar as cams cinematográficas digitais para se fazer fotografia (pelo menos com a Epic, já que a ALEXA é desconjuntada demais pra isso)

A RED está para lançar uma nova câmera, a Scarlet, menor que a Epic e projetada para fazer filmes e stills.

Será que estamos vendo o início de um convergência total entre essas mídias? As HDSDLR invadindo o cinema e a TV, as cãmeras de cinema invadindo o ramo fotográfico... vai ser interessante.

Pode ser um diferencial intressante pra quem trabalha tanto com vídeo quanto com fotografia ... Como li num fórum, qual a noiva que não gostaria de que o vídeo do casamento dela tivesse o 'look and feel' de um filme hollywoodiano? Não sei no Brasil, mas em outro país com uam cultura geral mais ampla, esse tipo de apelo talvez desse certo...

Em termos de qualidade de imagem, acho que as câmeras digitais de cinema não tem mais nada a provar. A RED One, antecessora da Epic, foi a câmera usada em "O Livro de Eli", "A Rede Social" e esse último "Piratas do Caribe", a Epic está sendo usada pelo Peter Jackson no "Hobbit" e no novo filme do Homem-Aranha; a Alexa no "Hugo" do Scorcese e no filme dos Vingadores; "Avatar" foi rodado com um sistema da Sony se não me engano; Soderbergh há anos só filma com digital; Roger Deakins está filmando com RED o novo filme do Andrew Niccol; outro veteraníssimo, Vilmos Zsigmond, já anunciou que vai também aderir à plataforma.

Os atuais sensores 4k (na Epic, 5K) também resolveram o "problema" da resolução de imagem gerada em "vídeo" (digamos assim)

Um texto interessante sobre assunto: http://blog.vincentlaforet.com/2011/06/07/what-camera-did-i-use-to-make-this-still-picture/

Outro: http://www.broadcastprome.com/2011/07/17/the-epic-revolution/

Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2011, 19:30:42
Aparentemente, o primeiro ensaio (ou um dos primeiros) a usar a RED foi este para a W Magazine, com o Bruce Willis e a mulher dele. Steven Klein, fotógrafo.

http://www.wmagazine.com/celebrities/2009/07/bruce_emma_willis_ss#slide=1

Recentemente o Klein fez um editorial com o Alexander Skarsgard, ator da série True Blood, também usando a RED. Ficou legal tb..

http://www.interviewmagazine.com/film/alexander-skarsgard
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2011, 23:09:15
Fantásticas as fotos.
A imagem final está longe de uma qualidade espetacular para a fotografia (assim como o vídeo da 5D também tem seus defeitos), mas é mais um leque de possibilidades que vai se abrindo... a RED viu que a 5D estava roubando um pouco o espaço, principalmente para entusiastas, então eu acho que ela também está tentando pegar um diferencial... Mas se tratando de custo x benefício, pra mim ainda a 5D é melhor (pelo menos na minha visão de fotógrafo rs)


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2011, 10:00:15
Acho que no futuro esse interbreeding das câmeras vai ser cada vez mais comum.. filmes feitos com DSLRs, ensaios fotográficos feitos com câmeras de cinema..

Esse vídeo mostra bem como a RED Epic se ajusta direitinho a um uso "manual" com o grip lateral. Imagina aparecer num casamento com uma câmera dessas.. dá pra cobrar 300% a mais só pela tiração de onda :D

 http://www.red.com/learn/red_explained/epic
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2011, 09:57:15
Teria suas vantagens...
Um ensaio feito, como esse do video que o Malheiros postou, seria bem interessante... acho que ficaria mais natural as ações da modelo...
Imagino eu, também, que o flash seria inútil usando uma camera dessas, estou certo?

Mas já para o still não sei se seria uma boa...

Será que é muito pesada uma dessas?