Autor Tópico: Lentes M42 e FD para canon  (Lida 5139 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 12 de Agosto de 2011, 16:18:15
Acho que o TechUser quis dizer que rola uma adaptação na baioneta FD que permite o uso nas EOS. Não sei como funciona ao certo nem se funciona em todas as lentes, mas conheci um forista de outro forum que fez essa adaptação e segundo ele, usava normalmente na XTi. Não lembro que lente era, lembro que ele disse foi um processo de engenharia danado.


Olha, eu duvido muito que ele tenha uma FD funcionando em uma EOS focando no infinito sem ter usado um sistema retrofoco. Só se ele rebaixou a baioneta da EOS, o que é muito inviável, como o Hyde falou, bateria no espelho, arruinaria a usabilida da câmera.

Ou então a lente foi muito modificada para ficar mais curta ainda, tipo fazer o elemento de tras entrar muito na câmera. Baioneta trocada, um bocado de usinagem.

A FD é de 42mm e a EF, de 44mm. São só dois mm. Talvez possa até forçar a barra no helicoide de foco, mas para rescindir 2mm significa algo como uma ou duas voltas a mais. Sei lá, de qualquer maneira é um trabalho fdp... Nao é prático nem funcionaria com qualquer lente


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #31 Online: 12 de Agosto de 2011, 16:24:46


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #32 Online: 12 de Agosto de 2011, 18:47:40
Heheheeh. Pelo visto o cara não mentiu. Pelo que eu entendi na época, foi exatamente isso que ele fez. Trabalheira danada...

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #33 Online: 12 de Agosto de 2011, 19:30:40
Aqui seus tarados...


http://people.rit.edu/andpph/text-adapt-canon-lens/pages/Slide01.html

Tu acha o treco em 6 minutos e nós é que somos os tarados, né?!?!

Quando ele disse logo de cara que saiu rolando um monte de esferas eu pensei: "FUD## TUDO!!!!"  :hysterical:

Acho que vamos ter que repensar esse negócio de FD não caber em EOS. Nunca achei que se pudesse modificar a própria lente. Sempre imaginei essa modificação na baioneta. Mas tb esse caso é a exceção da exceção da exceção.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #34 Online: 13 de Agosto de 2011, 00:44:02
Acho que vamos ter que repensar esse negócio de FD não caber em EOS. Nunca achei que se pudesse modificar a própria lente. Sempre imaginei essa modificação na baioneta. Mas tb esse caso é a exceção da exceção da exceção.

Hyde,

Nesse caso, a diferença de 2mm pode viabilizar em algumas poucas lentes. A regra é não dar para fazer. Outra coisa é ser prático e valer a pena o trabalho, que pessoalmente não acho que valha. Tem que lembrar também que a modificação, quando possível não é reversível.

Tem uns malucos que fazem baionetas modificadas, como a Leitax, é uma coisa bem feita e reversível. Aí dependendo da lente em questão, vale a pena sim.

http://www.leitax.com/

Por exemplo, Contax/Yashica para Canon EF ou Leica-R para Nikon (se bem que eu jamais modificaria uma lente Leica, porque o valor depois despenca). Agora modificar uma Zuiko para usar em uma EOS, acho legal.

Claro que depende da lente. Modificar uma Zuiko 50/2 barata para por em uma EOS é jogar $ fora. A baioneta modificada custa mais que uma 50/1.8 zero pra EOS. Tem que ter pé no chão.

Agora, se você conseguiu uma Summicron-R e quer usar em uma outra câmera, aí sim é interessante. A lente tem que valer o investimento da baioneta. Os preços começam em 55 euros CADA.

Mais prático mesmo é comprar lentes para as quais existam adaptadores para a sua câmera. No caso das lentes com registro muito curto, mais vale comprar uma mirrorless, porque pra essas existem muito mais opções de adaptadores.

Atualmente as de foco manual que tenho são Leica-R , Leica-SM (rosca) e M42. As M42 e as R uso nas EOS e nas Sigma SD. As Leica de rosca, na Panasonic G2 e já está pra lá de bom...

Se você entra nessa de querer usar tudo, vai acabar enlouquecendo. Tem que ser racional.

Pra quem já tem um baita lote de FD ou MD e quer aproveitar, compre uma mirrorless

Pra quem tem Nikon-F, pode comprar uma EOS ou uma Nikon

Pra quem tem bandos de K, compre Pentax ou EOS

No caso de OM, Nikon ou EOS

E o sortudo que tiver um monte de Leica-R, compre uma EOS ou Nikon...


Bem, assunto praticamente esgotado, boa sorte aos senhores....



Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 13 de Agosto de 2011, 12:10:24
Uma verdadeira aula,obrigado a todos que contribuiram...... :clap: :clap:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #36 Online: 13 de Agosto de 2011, 14:48:31
Claro, Shalders, tens toda razão amigo. Só falei em repensar, porque pra mim era um troço tão longe de execução que quando vi que é possível fazendo a modificação na própria lente, fiquei chocado.

Claro, há casos e casos para o uso racional daquela lente e não dessa... Às vezes é só pelo desafio de mostrar que é possível (como o caso acima), às vezes é porque a lente vale muuuuuito à pena.

Eu pessoalmente jamais modificaria a lente para ela atender a uma baioneta determinada. Percebendo que aquela familia de lentes tem muita coisa que gostaria de usar, compraria um corpo em que elas caibam e pronto. Muuuuito mais prático. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova