Autor Tópico: Limpeza de negativos  (Lida 5548 vezes)

dfcamara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
    • http://danilo.fcamara.net/
Online: 21 de Fevereiro de 2006, 23:25:45
Ano passado levei alguns negativos velhos para digitalizar na FNAC e achei que as imagens ficaram um pouco carregadas de ciscos e marcas.

Gostaria de saber se há algum produto específico para limpeza de negativos e onde comprar.

Também gostaria de saber como que vocês guardam seus negativos. Aquele plástico em que o laboratório entrega o negativo depois de revelar, encontra fácil nas lojas da Conselheiro Crispiniano?

Abraços


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 12:04:41
no estúdio onde trabalhei a gene só limpava os cromos com um soprador, e no máximo um pincelzinho q tinha em um dos sopradores q era bem macio caso a poeira não saisse..

Em casos mais extremos eu dava pra um amigo q trabalhava lá, ele entrava no quarto escuro e fazia uma limpeza com química... mas ai eu não sei ao certo como ele fazia...
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2006, 18:22:48
Resolvi ressucitar o tópico para ver se alguém tem uma dica.

Tenho uns negativos em P&B da minha mãe para escanear e todos estão com uma certa umidade. Gostaria de saber a melhor forma de limpá-los (flanela nem pensar, não é mesmo?
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2006, 21:48:16
Tem um tal de PEC-12, mas nunca usei. Tem a venda no ebay, mas como se trata de produto químico, fiquei com receio de comprar (já pensou em ser intimado pela policia federal para explicar?).

Procurando algo para limpar os filmes, achei 2 produtos numa galeria da Rua Cons. Crispiniano em São Paulo (numa loja que fica em baixo do Consigo, chamada de Chromour).

Os produtos são da marca Tetenal (made in Germany!!!): um é limpador de filme e outro é anti-estático. O tecido para limpar o filme, eu comprei na Rua 25 de Março, microfibra aveludado que não solta fiapos. Achei melhor e bem mais barato do que flanela antiestático.

Éis a seqüência que adoto (baseado na minha experiência após vários filmes estragados):

1. Fuc-fuc
2. Pincel de maquiagem bem macio (comprei na Oruam)
3. Fuc-fuc
4. Spray limpador de filme
5. Microfibra 1 suavemente sem apertar o filme
6. Spray antiestático
7. Microfibra 2 só para espalhar melhor o produto
8. Fuc-fuc

Se após o escaneamento vejo que ainda sobrou poeiras, aí uso programa de edicao de imagem para um tratamento. Para guardar os filmes uso arquivos da marca PrintFile.

Obs: para manusear os filmes uso luvas (aquelas de casamento que podem ser encontradas nas casas que vendem ou alugam roupas de gala).

[ ]s.


x007x

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2006, 16:08:09
para de frescuragem.. eu sou dono d um studio e lavo meus negativos com agua e detergente neutro. nunca me deram problemas.. trabalho com foto tem 15 anos


mausim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • http://www.flickr.com/photos/mautresim
Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2006, 09:24:22
Citar
para de frescuragem.. eu sou dono d um studio e lavo meus negativos com agua e detergente neutro. nunca me deram problemas.. trabalho com foto tem 15 anos
 :risada2:  :risada2:  :risada2:  :risada2:  :risada2:

Só faltou dizer que passava bom-bril!


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2006, 00:31:42
As fotos registram momentos únicos e todo cuidado é pouco na conservacao dos filmes que registram estes momentos.

Ser dono de laboratório não me diz nada, pois já perdi a conta das vezes que recebi filmes dos laboratorios com riscos irrecuperáveis.

Já tentei água e detergente: ficam as manchas quando secam. Se for imprimir 15x10 não são relevantes, mas quando você escaneia em 3200 DPI (uma imagem de 12MP) ou superior estas manchas ficam muito evidentes. Quem já escaneou um filme sabe disso.

O bombril ainda não tive a necessidade de usar, mas ao julgar pelos riscos nos filmes devolvidos por alguns labs, creio que é muito utilizado (talves com água e detergente).

[ ]s.


x007x

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #7 Online: 10 de Outubro de 2006, 09:20:03
na boa.. quando trabalhava com negativos não tive nenhum problema em lavar as fotos com agua e sabao...
hj tenho 3 nikon d200 não uso mais filmes.