Autor Tópico: Photo Filtre Studio, alguém..?  (Lida 2515 vezes)

JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Online: 21 de Julho de 2011, 14:48:35
Pessoal.
Eu tenho umas poucas noções sobre tratamento digital de imagens. Na verdade, essa coisa do pós clique digital ainda é um mistério para mim.
Aliás, já tá mais que na hora de eu fazer um curso disso, né não..?!!
Minha questão é: algum de vcs pode opinar sobre o programa Photo Filtre Studio..?
Eu já fiz uns testes com a versão Photo Filtre Free (V6) e me pareceu...  digamos assim...  bom. Mas o que me encucou foi o fato dele, na versão Studio (V10 - que é paga), custar relativamente pouco em relação aos recursos que ele aparentemente tem e aos resultados aparentemente possíveis.
O preço é de E$ 29,00, ou R$ 71,00...
Eu gostaria de usar um software bom, bonito e barato, mas isso é possível..?  (já é uma 2ª pergunta).
Abçs.
JQueiroz


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2011, 15:06:02


xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2011, 15:13:59
Baixa o PS e o LR versão Jack Sparrow se gostar e achar que vale a pena compre...  :D
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2011, 15:35:08
O GIMP é gratuito http://www.gimp.org/
Fórum www.gimp.com.br
Lista de Tutoriais do Fórum Gimp http://www.gimp.com.br/smf/index.php?topic=6923.0
Book https://www.packtpub.com/gimp-2-6-cookbook/book

Oi Pictus.
Dei uma lida nos tópicos Introdução e de Características e Capacidades do GIMP.
Gostei do que li e ainda mais que ele é just for free...
Vou testá-lo.
Obrigado.

Baixa o PS e o LR versão Jack Sparrow se gostar e achar que vale a pena compre...  :D

Oi X_Mike...
Tenho uma versão dessas do PS e sei que esse tipo de versão vicia... rsrsss...
O negócio é saber usar.
Mas é como eu disse antes: não escaparei de um curso, né não..?!!
Valeu..!

Abçs.
JQueiroz


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2011, 15:47:31


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2011, 16:02:11
Pictus.
Transmissão de pensamento. Eu táva pensando mesmo nisso, pois fiz umas fotos em RAW no último fim de semana.
Vou dar uma olhada nessas dicas.
Mais uma vez obrigado.
Um abraço.
JQueiroz.


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2011, 16:06:13
Fale JQueiroz.

Pra opinar melhor teria que saber qual sua intenção no pós produção. Hoje em dia vejos muitos (muitos mesmo!) 'fotógrafos' que saem clicando sem se preocupar com o resultado da imagem, pois tem no pensamento que 'ah, depos arrumo na edição', e nisso acho que o único que sai perdendo é quem fotografa, pois deixa de se preocupar em aprimorar técnicas, em aprender mais de verdade. Prefere depois perder hors (ou dias) no computador pra arrumar as fotos que ele fez 'de qualquer jeito'. Não estou de forma alguma falando que é seu caso heim, é só um comentário porque no começo eu perdia bastante tempo na edição, fazia fotos boas mas parece que eu já me condicionava a saber que eu iria depois mecher em todas as imagens.
Hoje penso bem diferente. Eu procuro fazer minhas fotos de forma que eu precise (ou nem precise!) fazer o mínimo possível de ajustes depois. Usava Photoshop, e passei a usar o Lightroom. Só nisso já reduzi meu tempo de edição para menos da metade do que gastava antes, fora a facilidade em catalogar minhas imagens. Hoje em dia, praticamente não uso Photoshop, a não ser que eu queira realmente fazer um trabalho específico em uma ou outra imagem.
Fica a dica então, não sei se é isso que está procurando. De qualquer forma fica a reflexão.


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2011, 23:39:34
"Fale JQueiroz".
"Pra opinar melhor teria que saber qual sua intenção no pós produção"...   ..."é só um comentário porque no começo eu perdia bastante tempo na edição, fazia fotos boas mas parece que eu já me condicionava a saber que eu iria depois mecher em todas as imagens".
"Hoje penso bem diferente. Eu procuro fazer minhas fotos de forma que eu precise (ou nem precise!) fazer o mínimo possível de ajustes depois"....
..."Fica a dica então, não sei se é isso que está procurando. De qualquer forma fica a reflexão".

Boas palavras, Regis.
Me fizeram pensar na minha história ligada à fotografia. Desde as tenras memórias infantis (1958, 1960...) quando na família havia só dois adultos com câmera na mão (como há tantas fotos na família hoje..?); na adolescência (1968) quando ganhei uma fantástica Kodak Rio 400, companheira de montanhismo por anos a fio, o que ajudou a "viciar" o meu olhar em planos bem abertos; depois adulto com a minha Yashica da Silva (era feita no Brasil), usada também como instrumento para a Engenharia, minha profissão...  E, finalmente, em 2003, aos 49 anos, quando passei a levar a sério aquilo que já era sério e eu ainda não sabia: fui aprender as técnicas fotográficas no Senac/RJ (Canon 300),  e fui estimular minha sensibilidade e estudar um pouquinho de história e filosofia na pós-graduação em fotografia, na Universidade Cândido Mendes, em 2005 (Canon Elan 7n). Parece que me tornei um fotógrafo amador (quase) avançado.
Por incrível que pareça eu só comecei a fotografar com digital há um ano e meio (Canon G11). Você pode imaginar como sinto diferença...  a lentidão das compactas digitais, fotos com contraste esquisito, cores dominantes aleatórias...  etc.
Eu quero a "minha" 5D, pô..!  rsrss...  Vou chegar lá.
Mas não abandonei a velha manha que vc citou, de fazer o melhor possível com o olhar antes do clique, seja com a atual G12, seja ainda - e por muito tempo mais - com a Elan 7n.
Assim, não sei se consigo ter exatamente a resposta à tua pergunta sobre a minha intenção na pós-produção. Certamente não se trata de nenhum efeito mirabolante nem mesmo de retocar rostinhos pseudo bonitos. Talvez seja a de dar a uma imagem digital o aspecto mais próximo das imagens que sempre vi em papel, nos últimos anos reveladas e ampliadas nos melhores laboratórios do Rio, inclusive no "Kodak All Foto", da Rua Sta. Luzia, e no Kronokroma, com o Milan.
No momento, começo a desenvolver um projeto, iniciativa pessoal, sem patrocínio, para fotografar embarcações em suas mais diversas condições, do seco ao "bem" molhado.
Obrigado, então, pelas dicas, Regis. Vou sondar o LR.
Um abraço.
JQueiroz.