Autor Tópico: Preciso de Opiniões  (Lida 3447 vezes)

iiingridsouza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
  • “As corujas não são o que parecem.”
    • Flickr
Online: 22 de Julho de 2011, 18:49:39
Olá, esse é meu primeiro post  :clap:
Li bastante tópicos desse forum e pude ver que esse aqui é um espaço muito agradavél de se aprender sobre essa arte tão bonita que é a fotografia!

Bem, quero começar a fotografar com pelicula [nunca fiz isso]

Mas me interessei muito pelas

ZENIT 12XP

CANON EOS 500

CANON EOS 300


Gostaria da opinião de vocês a respeito dessas câmeras nos mais diversos quesitos, tanto sobre assistência/manutenção, facilidade de uso, qualidade das lentes, e etc.


Desde já agradeço.

Ingrid Souza
Belém-PA-BR


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2011, 00:05:54
Oi Ingrid...
Eu usei por um bom tempo a Canon EOS 300 e gostei muito.
Quando eu comprei uma Canon Elan 7n (EOS 30) passei essa EOS 300 para o meu filho, que na ocasião tinha uma EOS 3000.
Hoje, apesar dele possuir uma Canon EOS Rebel T1i (DSLR), ele continua fotografando, eventualmente, por puro prazer, com a boa e "velha" EOS 300.
Assim, minha opinião é: se a EOS 300 que vc tem em vista teve relativamente pouco uso e está em bom estado...  vá nela.
Um abraço.
JQueiroz.


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2011, 09:10:06
olá ingrid, a eos 300 é uma boa camera,apesar de eu preferir nikon.eu tenho uma zenit 12xp e gosto muito dela,só que ela é uma camera bem diferente de uma camera eletronica.a lente da zenit é fantástica,mas a parte mecanica é um poucom sofrivel.mesmo assim eu gosto dela.a melhor forma de vc tirar suas duvidas é dando uma olhada nas fotos feitas com estas cameras.ai vai uns links:

                                       http://www.flickr.com/groups/zenitusers/
                                      http://www.flickr.com/groups/rebel2000/
                                       


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2011, 11:15:55
das câmaras inteiramente mecânicas às inteiramente eletronicas que conheço (e possuo, não vendo e não empresto):

Canon Ftb-QL: muito simples de usar, robusta, herdou mecânica/eletronica da Canon F1, ainda hoje preferida por foto-jornalistas. Essas câmaras tem apenas o fotometro como "eletronica embarcada" portanto, se acontecer de vc ficar sem bateria ainda vai poder fotografar tudo, com flash ou no "olhômetro". Pode ser usada no modo "stepped down", quando aciona-se o diafragma manualmente e também há o dispositivo para "mirror lockup" (retenção do espelho) para evitar-se vibrações quando se fotografa macros extremas, por exemplo. Insuperável nessas ocasiões, pq vc prende o espelho e o diafragma, ativa o disparador automático (10 segundos) e a câmara terá vibração minima. Obturador (seda) de deslocamento horizontal, sincronismo de flash em 1/60. Objetiva padrão era uma 50mm/1.4 SSC, MUITO boa. Essa objetiva, hoje em dia, costuma ser mais cara do que a própria câmara.

Canon AE-1 (program): a Canon AE-1 foi lançada quase simultâneamente com a A1, primeira totalmente eletronica, mas ainda com obturador de seda. Não funcionam sem bateria (4LR44) de 6V. A AE-1 program foi lançada após a A1 e "herdou" a eletronica embarcada, daí ter o programa "automágico" daquela. O automatismo implica que o obturador (velocidade) e diafragma (luminosidade) são ajustados pela eletronica embarcada, sem interferencia do operador.   Eu a uso apenas mecanicamente, nunca usei o "program". Também tem o sistema "stepped down" mas não a retenção do espelho.Obturador de deslocamento horizontal, sincronismo de flash em 1/60 normal ou 1/90 com um Canon speedlite próprio. A maioria já veio com uma objetiva 50mm/1.8, um ponto menos que a anterior.

Canon T80 - a última da série "T" que usava baioneta FD; depois dela vieram as EOS com auto-tudo. A T80 é inteiramente eletronica, mas usa baterias/pilhas convencionais AA, o que torna sua "alimentação" muito barata e encontradiça em qualquer lugar sob o sol (e até fora dele). Excelente câmara, com vários "programas nativos" mas com a possibilidade do fotografo escolher usa-la inteiramente a seu gosto, definindo velocidade e diafragma. Avanço/Rebobinamento  do cassete automática e NÃO TEM (felizmente) o DX, portanto o fotografo pode "puxar" o filme, se quiser. Sincronismo de flash em 1/60 ou 1/90 quando usando Canon Speedlite ou alguns modêlos Vivitar/Sunpak com módulos próprios (tenho um Vivitar, ótimo). Obturador de titânio (leia de novo: TITÂNIO), extremamente leve e delicado, deslocamento vertical.

Enfim, IMHO, qualquer delas será ótima para um bom aprendizado - inclusive se usar mais o "olhômetro" fique com a primeira, mais barata e muito confiável. Para maior flexibilidade, use a T80 - está (ainda) barata, aprox. 350 paus. A Ftb-QL mais ou menos 200 paus e a AE-1 program 400 paus.

divirta-se.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2011, 16:59:25
Canon T80 - a última da série...

Ainda houve a Canon T90. A T80 foi descontinuada em 1986 e justamente nesse mesmo ano se deu início à produçao da T90.

Sobre as lentes S.S.C. que você citou, eu tiro o meu chapéu por você ter mencionado essa jóia rara. Hoje em dia baratas, se comparadas a outras tantas "mais famosas", mas de uma qualidade ótica irrepreensível.

Eu tenho um Canon T90 e três lentes: 24mm (infelizmente não é a SSC); 50mm f/1.4 SSC e 100mm f/2.8 SSC. Aliás, essa última, paguei por ela uma bagatela no eBay e estou de boca aberta para as fotos de retrato que se pode fazer com ela.
-22.352971,-48.775582


iiingridsouza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
  • “As corujas não são o que parecem.”
    • Flickr
Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2011, 10:49:56

a melhor forma de vc tirar suas duvidas é dando uma olhada nas fotos feitas com estas cameras.ai vai uns links:

                                       http://www.flickr.com/groups/zenitusers/
                                      http://www.flickr.com/groups/rebel2000/
                                     


Olá, primeiramente obrigada pela resposta!  :ok:

Analisei os links e na minha opinião as fotos com a Canon são muito superiores.

Mas ainda estou em dúvida sobre qual Canon comprar.

ATT.


Ingrid Souza.


iiingridsouza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
  • “As corujas não são o que parecem.”
    • Flickr
Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2011, 10:52:41
das câmaras inteiramente mecânicas às inteiramente eletronicas que conheço (e possuo, não vendo e não empresto):

Canon Ftb-QL: muito simples de usar, robusta, herdou mecânica/eletronica da Canon F1, ainda hoje preferida por foto-jornalistas. Essas câmaras tem apenas o fotometro como "eletronica embarcada" portanto, se acontecer de vc ficar sem bateria ainda vai poder fotografar tudo, com flash ou no "olhômetro". Pode ser usada no modo "stepped down", quando aciona-se o diafragma manualmente e também há o dispositivo para "mirror lockup" (retenção do espelho) para evitar-se vibrações quando se fotografa macros extremas, por exemplo. Insuperável nessas ocasiões, pq vc prende o espelho e o diafragma, ativa o disparador automático (10 segundos) e a câmara terá vibração minima. Obturador (seda) de deslocamento horizontal, sincronismo de flash em 1/60. Objetiva padrão era uma 50mm/1.4 SSC, MUITO boa. Essa objetiva, hoje em dia, costuma ser mais cara do que a própria câmara.

Canon AE-1 (program): a Canon AE-1 foi lançada quase simultâneamente com a A1, primeira totalmente eletronica, mas ainda com obturador de seda. Não funcionam sem bateria (4LR44) de 6V. A AE-1 program foi lançada após a A1 e "herdou" a eletronica embarcada, daí ter o programa "automágico" daquela. O automatismo implica que o obturador (velocidade) e diafragma (luminosidade) são ajustados pela eletronica embarcada, sem interferencia do operador.   Eu a uso apenas mecanicamente, nunca usei o "program". Também tem o sistema "stepped down" mas não a retenção do espelho.Obturador de deslocamento horizontal, sincronismo de flash em 1/60 normal ou 1/90 com um Canon speedlite próprio. A maioria já veio com uma objetiva 50mm/1.8, um ponto menos que a anterior.

Canon T80 - a última da série "T" que usava baioneta FD; depois dela vieram as EOS com auto-tudo. A T80 é inteiramente eletronica, mas usa baterias/pilhas convencionais AA, o que torna sua "alimentação" muito barata e encontradiça em qualquer lugar sob o sol (e até fora dele). Excelente câmara, com vários "programas nativos" mas com a possibilidade do fotografo escolher usa-la inteiramente a seu gosto, definindo velocidade e diafragma. Avanço/Rebobinamento  do cassete automática e NÃO TEM (felizmente) o DX, portanto o fotografo pode "puxar" o filme, se quiser. Sincronismo de flash em 1/60 ou 1/90 quando usando Canon Speedlite ou alguns modêlos Vivitar/Sunpak com módulos próprios (tenho um Vivitar, ótimo). Obturador de titânio (leia de novo: TITÂNIO), extremamente leve e delicado, deslocamento vertical.

Enfim, IMHO, qualquer delas será ótima para um bom aprendizado - inclusive se usar mais o "olhômetro" fique com a primeira, mais barata e muito confiável. Para maior flexibilidade, use a T80 - está (ainda) barata, aprox. 350 paus. A Ftb-QL mais ou menos 200 paus e a AE-1 program 400 paus.

divirta-se.



Agradeço seu post.

Utilidade pública!  :worship:


ATT.



Ingrid Souza


aloha!!!

  • Trade Count: (29)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
    • RYfotografo
Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2011, 12:03:32
Ingrid, bem vinda ao forum.

Bom vc tem lentes de alguma marca??

Pois se já usa, iria dá propria marca da sua lente.

Se não tem pesquise também a  camera Nikon FM2.

Abraços

Ricardo


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2011, 07:37:24
Eu tenho tbm uma Canon EOS 300,

Comprei ela pq já possuia uma lente canon...
Eu gostei muito dela, facil de usar e tals. Pra quem está começando é uma ótima camera!

Mas se quiser algo mais mecanico eu diria pra não esquecer das Olympus OM-1 ou OM-2 que são tbm excelentes!

Abraços!


Ivan Gomes Barbosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2011, 14:47:53
Boa tarde, preciso de ajuda dos mais experientes, vale a pena a compra de uma Yaschica MG 1, ví uma no ML  e gostei do seu desenho, gostaria de saber como ela se porta em relação a sua ótica, parece-me discreta já que é uma rangefinder.


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2011, 09:12:20
olá ivan,as fotos da yashica mg 1 no flickir parecem boas:http://www.flickr.com/groups/1100270@N24/pool/  agora se vc está querendo uma analógica com boa qualidade e bem discreta,não existe melhor opição que esta:http://www.flickr.com/groups/44056953@N00/  olympus stylus epic  eu mesmo tenho uma,e te garanto que a qualidade é quase igual a de uma reflex e ela é quase  do tamanho de uma digital compacta.de uma olhad nas fotos feitas com ela no flickr,vale a pena.


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #11 Online: 29 de Julho de 2011, 14:45:07
Olá, esse é meu primeiro post  :clap:
Li bastante tópicos desse forum e pude ver que esse aqui é um espaço muito agradavél de se aprender sobre essa arte tão bonita que é a fotografia!

Bem, quero começar a fotografar com pelicula [nunca fiz isso]

Mas me interessei muito pelas

ZENIT 12XP

CANON EOS 500

CANON EOS 300


Gostaria da opinião de vocês a respeito dessas câmeras nos mais diversos quesitos, tanto sobre assistência/manutenção, facilidade de uso, qualidade das lentes, e etc.


Desde já agradeço.

Ingrid Souza
Belém-PA-BR

apesar de eu usar Canon na digital , película eu iria de Nikon FM2, ou as M42 ,  Pentax, Ricoh Singlex , tem os melhores fotometro que usei em 35mm manual, a Ricoh Singlex eu fiz muito cromo (slide) onde a fotometria tem que ser mais preciso e ela foi espetacular..

prós para upgrade:
 lentes que voce pode usar tranquilamente se por ventura voce passar a usar uma Digital Canon, com adaptador sem elemento ótico para não perder a qualidade ótima dessas lentes  (use uma Nikkor , Takumar ou uma Helios (da Zenit) na Canon digital e voce vai ficar de boca aberta com a qualidade)

se voce usar as canon EOS 500 ou EOS 300 as lentes também vão servir

se usar as Canon com baioneta FD ou FL (apesar de serem muito boas também) só poderá usar com adaptador com elemento ótico para focar no infinito, que já perde a qualidade da objetiva
 


Boa tarde, preciso de ajuda dos mais experientes, vale a pena a compra de uma Yaschica MG 1, ví uma no ML  e gostei do seu desenho, gostaria de saber como ela se porta em relação a sua ótica, parece-me discreta já que é uma rangefinder.
Ivan, ela não é tão pequena quanto a Yashica ME 1 http://camerapedia.wikia.com/wiki/Yashica_ME_1, as óticas são muito boas, mas não pegaria a MG, pode vir com algum defeito e ai já era, dificilmente voce vai conseguir o conserto , a ME já é mais tranquilo, de rangefinder tem as Olympus que também encontra facil por ai e são ótimas também http://www.ph.utexas.edu/~yue/misc/rangfndr.html

se quiser o manual da MG
http://www.butkus.org/chinon/yashica/yashica_mg-1/yashica_mg-1-splash.htm


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Agosto de 2011, 19:02:30
Oi Ingrid, O mais importante em uma câmera é a qualidade da lente, no caso para todos os modelos que v/s apresentou a qualidade das lentes são similares, outro fator que v/c deve levar em conta e o valor das lentes  que v/c possa querer adquirir posteriomente e facilidade de encontralas.
Eu fotografo a 18 anos apenas com a Zenit o que posso dizer e que nunca me deixou na mão e nunca senti necessidade de trocar, tenho varias lentes de 28 mm até 1000mm.
Pontos positivos da Zenit
- Qualidade da lente.
- Baixa manutenção e quando ocorre, de custo baixo.
- Fotometro preciso e de fácil calibragem.
Quanto a ponto negativo, para muitos a falta das velocidades abaixo de 1/30, mas após todos este anos de uso posso garantir que 90% da vezes se fotografa entre 1/30 e 1/500, além de com o passar do tempo facilmente se utiliza "B" para suprir as velocidades baixas.
Outros bons modelos da Zenit  são Zenit 122 e Zenit 212 ( eu tenho usado mais a 122).
Como diz um velho ditado - "la camara no hace al fotografo.... El fotografo hace a la camara"
um abraço Marcelo
Algumas fotos minhas ( sempre com a boa e velha Zenit) www.flickr.com/photos/mzenit/


 
MD-Zenit