Autor Tópico: Distorções em Fotografia  (Lida 5886 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Julho de 2011, 22:17:27
Pessoal,

Boa noite. Em primeiro lugar, peço desculpas aos moderadores pois fiquei em saber se estava postando esta mensagem na sala correta.
Li,certa vez, algo sobre dois tipos de distorções que podem ocorrer quando se está fotografando.

Um tipo de distorção é aquele que ocorre quando se fotografa uma paisagem, por exemplo, e a linha do horizonte no assunto fotografado não fica retilínea, ou seja, a composição fez com que ela ficasse inclinada para um lado ou para o outro.
Qual o nome técnico para este problema ? Alguém sabe as suas possíveis causas ?
Já existem câmeras compactas avançadas ou DSLR de entrada capazes de corrigir este problema na própria câmera ?

Um outro tipo de distorção que já ouvi falar é do tipo "barrel".
Tenho as mesmas dúvidas sobre este tipo de distorção.
Qual o nome técnico para este problema ? Alguém sabe as suas possíveis causas ?
Já existem câmeras compactas avançadas ou DSLRs de entrada capazes de corrigir este problema na própria câmera ?

Se alguém conhecer algum material que trate deste assunto, ficarei agradecido.
Agradece,

Max Carvalho
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2011, 22:27:11
Max,

Esse primeiro efeito/distorção eu não entendi bem qual é, pode explicar melhor ou mostrar um exemplo?

O barrel (ou barril) refere-se ao arredondamento causado em objetivas grande-angulares, as linhas retas tendem a arredondar principalmente nos cantos do frame. A causa é ótica e a intensidade varia conforme a distãncia focal, a construção e a qualidade da objetiva. Pode ser resolvida ou amenizado em software com alguma perda de qualidade de imagem.

[]s
« Última modificação: 25 de Julho de 2011, 22:28:33 por dondon »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2011, 22:33:19
Se entendi bem, a 1ª é a inclinação. Existem cams que tem o 'horizonte virtual'. A correção na cam não acho que seja possível. Apenas na pós, ao que me consta.
A barril a mesma coisa. Só corrige na pós. O LR tem perfis de lentes que corrigem essas distorções automaticamente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2011, 22:41:26
Se entendi bem, a 1ª é a inclinação. Existem cams que tem o 'horizonte virtual'. A correção na cam não acho que seja possível. Apenas na pós, ao que me consta.
A barril a mesma coisa. Só corrige na pós. O LR tem perfis de lentes que corrigem essas distorções automaticamente.

Photoshop também tb, e mais uma porrada de programas que permitem essa correção.  :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2011, 22:49:30
Eu sou um quase analfabeto em PS, Plínio. Não saberia ensinar como fazer a correção se o Max perguntasse como, via PS.
Não que eu seja muito melhor com o LR...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2011, 22:55:39
Eu sou um quase analfabeto em PS, Plínio. Não saberia ensinar como fazer a correção se o Max perguntasse como, via PS.
Não que eu seja muito melhor com o LR...

É igual, pelo Lens Correction. rs


*algumas câmeras fazem a correção do barril em seu próprio software, mas só em arquivos JPG. :(

[]s
« Última modificação: 25 de Julho de 2011, 22:56:11 por dondon »


hbaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2011, 07:50:09
Vou tentar responder de acordo com o que eu entendi...   :D

1° - O problema do "horizonte" você não consegue corrigir na máquina depois de apertar o obturador, porém você consegue previni-lá. Em algumas máquinas já existe uma função que faz essa medição, mostrando no visor uma "linha do horizonte" para que você ajusta a máquina de acordo com a paisagem. Fora isso, acredito que só no pós você conseguirá arrumar. Detalhe: Fotos do horizonte, tem que ser na horizontal.  :ok:

2° - Referente ao "barril", como já foi dito pelos colegas acima uma das principais causas é a qualidade das lentes grande-angulares. Sempre quando você se aproxima do "objeto" para efetar um disparo, repare nos cantos das fotos, ficaram ambos curvados. Acredito que pra evitar esse tipo de "efeito" você deverá investir em lentes próprias para esse estilo de foto, ou efetuar a correção nos softwares de edição.

Bom, espero ter ajudado um pouco...
Se falei alguma besteira, me desculpem.  :)

Abraços.


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2011, 14:43:58
Obrigado a todos pelas elucidativas respostas.
Na realidade, eu ainda estou no segmento das compactas com controles manuais(A710), indo para o mundo DSLR só ano que vem($$$).
Recentemente, em uma foto que tirei de duas pessoas em uma piscina, a linha do horizonte ficou inclinda em uma das duas tentativas que fiz da mesma foto.
No final de semana, posto a foto no meu Flickr, para análise.
Não esperem muito, pois a mesma foi tirada com a A710, mas de dia até que a dadaninha se sai bem.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2011, 15:18:01
Obrigado a todos pelas elucidativas respostas.
Na realidade, eu ainda estou no segmento das compactas com controles manuais(A710), indo para o mundo DSLR só ano que vem($$$).
Recentemente, em uma foto que tirei de duas pessoas em uma piscina, a linha do horizonte ficou inclinda em uma das duas tentativas que fiz da mesma foto.
No final de semana, posto a foto no meu Flickr, para análise.
Não esperem muito, pois a mesma foi tirada com a A710, mas de dia até que a dadaninha se sai bem.
a linha do horizonte "torta" e problema de fotografo
o"barril" e deformaçao de lentes angulares de qualidade ruim.
de modo geral tudo se conserta depois no micro.
abs.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 29 de Julho de 2011, 16:13:07
Bem, eu não acho tão simples assim. A correção de distorções é feita através da introdução de outras distorções de forma controlada. Se na borda da fotografia vc tem um marco de porta que está curvado, tudo bem. Mas se na borda da sua fotografia vc tem uma pessoa que parece curvada em função do efeito barril da lente, aí nem sempre as rotinas de correção funcionam.

Estes dias fiz algumas fotos em um salão e resolvi usar a rotina de correção para deixar a linha do rebaixamento do gesso do teto bem retinha. Como resultado o rosto da pessoa que estava bem próxima a mim, a direita da foto, ficou muito, mas muito esquisito mesmo. Acabei deixando a foto com as distorções mesmo.

Acho que nem sempre o "PS resolve". Se tivermos uma lente com baixa distorção, tanto melhor.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2011, 17:13:20
Bem, eu não acho tão simples assim. A correção de distorções é feita através da introdução de outras distorções de forma controlada. Se na borda da fotografia vc tem um marco de porta que está curvado, tudo bem. Mas se na borda da sua fotografia vc tem uma pessoa que parece curvada em função do efeito barril da lente, aí nem sempre as rotinas de correção funcionam.

Estes dias fiz algumas fotos em um salão e resolvi usar a rotina de correção para deixar a linha do rebaixamento do gesso do teto bem retinha. Como resultado o rosto da pessoa que estava bem próxima a mim, a direita da foto, ficou muito, mas muito esquisito mesmo. Acabei deixando a foto com as distorções mesmo.

Acho que nem sempre o "PS resolve". Se tivermos uma lente com baixa distorção, tanto melhor.

Sem duvida, o  PS  e o  LR sao um quebragalho,
se voce deve corrigir 1 foto pode pasar 10 minutos ou 10 horas ate resolver,
agora um evento de 700-1500 fotos, como faremos para corrigir, quantos anos levaria?????
usando lentes boas e sabendo usar, nao ha problema nenhum,
antes da chegada do extraordinario "digital", nada disso existia,
lente boa + fotografo= sem problemas.
fazer o que sao os prazeres da modernidade???!!!???.
abs.


JSouza88

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
    • Olhares.com
Resposta #11 Online: 29 de Julho de 2011, 17:13:43
Na última Photoshop Creative tem uma matéria sobre um programa que corrige esse primeiro problema, mas não é o Photoshop :eek:
Visite minha galeria no Olhares.com: JSouza88


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 29 de Julho de 2011, 18:53:50
Sem duvida, o  PS  e o  LR sao um quebragalho,
se voce deve corrigir 1 foto pode pasar 10 minutos ou 10 horas ate resolver,
agora um evento de 700-1500 fotos, como faremos para corrigir, quantos anos levaria?????
usando lentes boas e sabendo usar, nao ha problema nenhum,
antes da chegada do extraordinario "digital", nada disso existia,
lente boa + fotografo= sem problemas.
fazer o que sao os prazeres da modernidade???!!!???.
abs.

Ângelo, determinadas rotinas de modificações nas fotos podem ser realizadas em lote. ACHO que a correção de lentes é uma delas. Assim, pode-se dar o comando e ir dormir que no outro dia tá tudo retinho...  :D
É claro que cada caso é uma caso e, possivelmente, o uso indiscriminado tragam problemas de re-correção (desfazer a besteira feita automaticamente). Abç,  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 29 de Julho de 2011, 20:03:42
Ângelo, determinadas rotinas de modificações nas fotos podem ser realizadas em lote. ACHO que a correção de lentes é uma delas. Assim, pode-se dar o comando e ir dormir que no outro dia tá tudo retinho...  :D
É claro que cada caso é uma caso e, possivelmente, o uso indiscriminado tragam problemas de re-correção (desfazer a besteira feita automaticamente). Abç,  :ok:
eu faço muita coisa em lote,
mas no caso das selvagens aberraçoes das lentes, se a pessoa deformada ou a linha reta torta, esta no mesmo local em todas as fotos, ai seria posivel senao nao!!
niveis(ctrl-L), se as fotos todas sao iguais, ai vai, senao nao,e por ai vai.
Agora brincar com meia duzia de fotos e outro papo.
Cada evento meu tem 600-800 fotos, de modo geral quase todas sao iguais,
por isto da para fazer alguma coisa em lote, mas nao tudo.
Seria otimo o ps adivinhar o que for necessario.
abs.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #14 Online: 29 de Julho de 2011, 23:37:14
É, os automatismos de correção de "barril" não funcionam para a maioria das situações, cada foto depende de um ajuste "fino" dessa história.

Como minhas fotos não têm pessoas eu não sofro com o problema de deformá-las (mais) na correção, mas realmente acontece.

Enfim, uma G.A de boa ótica é insubstituível, PS e afins são paliativos.

[]s