Autor Tópico: Flash manual fora da câmera  (Lida 1980 vezes)

AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Online: 17 de Julho de 2011, 01:31:08
Estou estudando a idéia de comprar um flash pra mim. Mas junto com o flash, estou pensando em comprar um disparador via rádio. Mas, nesse caso, o flash ficaria no manual mesmo. A questão é: o que vocês me dizem sobre isso? É muito difícil trabalhar com flash manual assim? Vale a pena ou é loucura demais pra uma pessoa só?
flickr.com/augustoo


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2011, 10:06:47
Augusto, depende da sua intenção, do que quer fazer em termos de fotografia, e qual a finalidade, eu tenho e recomendo, as fotos ganham mais volume com o flash fora da câmera, fora os efeitos que são possíveis com esta técnica. Pesquise no youtube sobre "strobist" que tem muita coisa legal lá.
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.



allysonh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2011, 16:53:11
Eu também recomendo, as fotos com flash fora da câmera ganham uma nova dimensão, sem contar que o número de possibilidades é infinito, o limitador é sua imaginação.
Eu estou estudando Strobist a algum tempo e digo que dá pra fazer muita coisa legal, uma referência de possibilidades é esse grupo do flickr: http://www.flickr.com/groups/strobist/  nele dá pra aprender bastante pois as pessoas colocam abaixo das fotos o equipamento que usou e referência de posisionamento, dê uma olhada.

Abs,
Allyson Hissashi


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2011, 17:35:06
Nossa, fiquei empolgadíssimo. Mas é o seguinte: primeiro eu quero estudar. Depois, montar um portfólio pra poder me propor a algum trabalho. Nesse meio tempo entre um e outro, desenvolver uns projetinhos que tenho em mente, nada profissional, mais diversão mesmo. Estive vendo que muita gente as vezes opta por um segundo flash mais barato. Apesar de não ser meu foco, eu gostaria de poder ter a possibilidade de disparar o flash na câmera mesmo, portanto um flash da Nikon (no meu caso) acredito que seria a melhor opção. O segundo, nesse caso, ficaria exclusivamente para disparo fora dela.

O que me dizem sobre isso? É uma boa opção escolher um segundo flash mais barato? Se sim, quais marcas são recomendáveis?

Ah, e sobre fotômetro? Ele é indispensável ou dá pra fazer na raça mesmo? Fiz um curso sobre iluminação de estúdio recentemente e o que eu mais ouvi meu professor falar sobre fotômetro é que ele é "o melhor amigo do fotógrafo em ambiente de luz controlada". Estive pensando aqui, dá pra ter uma noção das diferenças de luz pelos controles... Vale a pena tentar ou não?

E, por último, quanto de dinheiro eu vou ter que desembolsar, em média, para esse passo?
« Última modificação: 17 de Julho de 2011, 17:38:41 por AugustoL »
flickr.com/augustoo


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2011, 00:18:41
aliás, melhor começar aos poucos, né? um só, por enquanto... acho que acabei me empolgando demais a hora que comecei a ver que isso é bem menos impossível do que eu pensava...

mas, de qualquer forma, a questão continua, sobre o fotômetro principalmente. só não vou colocar em prática (totalmente) agora.

ah, esses impulsos que um dia me falirão. já tava até fazendo contas. ainda bem que o dinheiro não dava HAHAHA
« Última modificação: 18 de Julho de 2011, 00:49:30 por AugustoL »
flickr.com/augustoo


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2011, 16:33:26
Eu considero que para manter a produtividade e a precisão da medição o fotômetro de mão é fundamental quando se usa flash's fora da câmera (sejam de sapata ou de estúdio). Considere a compra de um fotômetro de mão, sim!

[]s


Ingo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2011, 17:30:51
O que me dizem sobre isso? É uma boa opção escolher um segundo flash mais barato? Se sim, quais marcas são recomendáveis?
Comprei diversos flashes antigos da Nikon, SB-24 e SB-26, que não são compatíveis com o sistema TTL atual, muito menos com minhas DSLR da Canon, mas são excelentes para o uso no modo manual off-camera. Eles custam em torno de US$50 no Ebay.


allysonh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2011, 22:18:42
Como nosso amigo dondon citou, pra manter produtividade é essencial o fotômetro de mão. Com ele você não precisa ficar "chutando" até consegui um bom resultado. Sobre flashes baratos eu tenho somente um Canon 580exII que é TTL, o restante é tudo da marca Yongnuo, tenho um 460II e tres 560 que são os mais potentes da marca, são todos manuais, porém eles têm alguns recursos interessantes que valem o preço... todos eles têm fotocélula embutida e os 560 possuem cabeça com zoom. O legal de terem fotocélula é que você economiza com disparadores remotos.


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2011, 16:47:04
Alguma indicação de fotômetro?
flickr.com/augustoo


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2011, 00:37:03
Comprei um L-308s da Sekonic. Fiz bom negócio? Pelas reviews que andei vendo, parece um bom fotômetro. Acho que me atenderá bem. Também (li) ouvi falar bem da marca.
flickr.com/augustoo


allysonh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2011, 13:23:49
Olá AugustoL,

Eu tenho um Sekonik desses também e ele tem me atendido perfeitamente.