Autor Tópico: SMC Takumar f1.4 50 mm M42  (Lida 4458 vezes)

jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Online: 27 de Julho de 2011, 09:24:01
Fiquei impressionado com a nitidez desta lente. As duas fotos abaixo foram tiradas com ela + tubos de extensão, a primeira sem crop e a segunda com um pequeno ajuste para centralizar. Com certeza uma ampliação maior que 1:1 (imagino que deve ser em torno de 1,6:1)

http://www.flickr.com/photos/59745130@N08/5979803285/
http://www.flickr.com/photos/59745130@N08/5979802749/

Esta lente, por ser uma lente clara, só fecha até f16, então não é ideal para lentes macro, mas dá para brincar.

Fico imaginando uma lente com ampliação 1:1 com tubos de extensão.

As M42 normalmente são lentes antigas, precisam de adaptador para serem utilizadas, o foco é manual, e geralmente são lentes baratas com ótima qualidade de imagem.



hbaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2011, 10:12:07
Garcia,

Muito interessante, realmente essas lentes são muito boas. :)

Abs,


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2011, 10:14:33
O AlexandreS e o Shalders poderão falar melhor do que eu sobre ela... mas essa lente é uma beleza.

As Takumares são bem conhecidas por sua qualidade ótica e a linha SMC ainda mais.

f/1.4 deve ser uma exercício difícil mas delicioso de se realizar. Deve ficar fantástico em retratos. Ela tem um contraste bacana e, de cara, fico pensando em portrail em P&B. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


hbaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2011, 10:50:39
Depois de ver o tópico do nosso amigo Garcia, já fui correndo ver quanto sai um adaptador e mais uma lente (de preferência bem clara).  :assobi:
Quem sabe não será minha próxima aquisição. :ponder:

Garcia,

O que você está achando da sua lente? Vale a pena?

Abraços,


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2011, 11:33:41
Depois de ver o tópico do nosso amigo Garcia, já fui correndo ver quanto sai um adaptador e mais uma lente (de preferência bem clara).  :assobi:
Quem sabe não será minha próxima aquisição. :ponder:

Garcia,

O que você está achando da sua lente? Vale a pena?

Abraços,
Essa lente acabou de chegar e leva um tempo para adaptar. Mas estou gostando do que vi até agora. No dia que chegou tirei um retrato do meu filho, não lembro qual F usei (o exif não registra corretamente a abertura usada), mas a foto ficou bem nitida com pouca luz e usei ISO500.

Não são todas as lentes que dão o mesmo resultado. Antes de comprar tem que pesquisar bem sobre a lente.

Abri o post porque achei as fotos bem nitidas, próximo da Canon 100 2.8L macro (que é na minha opinião uma lente fantástica), só que com a L é muito mais fácil de focar mesmo manual.

Como disse o Mr.Hyde, essa lente é mais indicada para retratos por ser uma lente clara. Mas deu um resultado interessante nessas macros.



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2011, 11:46:27
A minha M42 de 58mm, eu tb coloquei num TE e rendeu boas fotos. Exemplo: http://www.flickr.com/photos/mr_hyde_forum_mf/5826024513/in/set-72157626947356470

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2011, 11:56:48


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2011, 13:08:23

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2011, 13:56:08
Essa lente eh lendaria. Um dia ainda adquiro uma.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


LeandroSartori

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.084
  • Sexo: Masculino
  • O Essencial é Invisível aos Olhos?!
Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2011, 14:22:18
Muito Muito bom, a minha próxima será uma 50mm estou pesquisando uma..essa é uma boa, mais acho que é difícil de encontrar em bom estado, não é?
Novo site no ar: www.leandrosartori.com



jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2011, 14:57:11
Essa lente eh lendaria. Um dia ainda adquiro uma.
Não sabia disso. Li coisas boas sobre ela, mas às vezes as informações na internet são meio contraditórias.


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #11 Online: 27 de Julho de 2011, 15:03:38
Muito Muito bom, a minha próxima será uma 50mm estou pesquisando uma..essa é uma boa, mais acho que é difícil de encontrar em bom estado, não é?
Leandro, não sei se é dificil de encontrar.
Algum tempo atrás vi um monte de anuncios de lentes M42 (Helios, Takumar, Pentax, Mamiya, etc). Agora parece que tem menos lentes M42 vendendo, não conheço o mercado. A mais comum é a Helios, pois foram fabricadas em larga escala. Tenho uma também, e gosto muito dela. Mas em termos de nitidez na minha opinião a Takumar é melhor. Para o meu gosto, o bokeh mais bonito é da Helios.


hbaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #12 Online: 27 de Julho de 2011, 17:43:11
Garcia,

Eu estou realmente interessado em comprar uma, de preferência 50mm, quero uma beeemmm clara justamente pra retrato. Agora eu preciso de uma ajudinha, como que funciona o processo para compra, eu sei que tenho que comprar também um adaptador que por sinal eu vi vários no EBAY, qual seria a melhor escolha? Só preciso então comprar um adaptador e a mandar ver na lente? Desculpa a minha ignorância em relação ao assunto. Mas realmente preciso de ajuda...

Obrigado,

Abraços,


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2011, 18:17:17
Garcia,

Eu estou realmente interessado em comprar uma, de preferência 50mm, quero uma beeemmm clara justamente pra retrato. Agora eu preciso de uma ajudinha, como que funciona o processo para compra, eu sei que tenho que comprar também um adaptador que por sinal eu vi vários no EBAY, qual seria a melhor escolha? Só preciso então comprar um adaptador e a mandar ver na lente? Desculpa a minha ignorância em relação ao assunto. Mas realmente preciso de ajuda...

Obrigado,

Abraços,
Não preocupa não, eu também estou aprendendo agora.  :)
Eu comprei tudo no Brasil. Lentes, adaptadores, etc. No Mercado Livre e aqui no forum.

Sim, você vai precisar de um adaptador M42 para Canon EOS (se tua camera for Cano EOS), de preferência com confirmação de foco e a lente. O foco é manual, pois estas lentes são manuais. A abertura é controlada na lente, então não é registrada no exif corretamente. A velocidade é ajustada na câmera. A câmera uso no modo manual (M) e uso o fotômetro da câmera para fotografar.

Tem gente vendendo lentes M42 no Brasil, mas também tem no eBay. Eu nunca comprei pelo eBay, mas pode trazer até U$50,00 sem problema de taxa de importação.

Falei muito, e não sei se ajudou...  :)


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2011, 18:29:08
50mm que eu conheço boa:

SMC Takumar 50mm f/1.4 ou a f/1.8 (f/1.4 é melhor)
Chinon Tomioka 50/1.7
Pentax SMC 50/1.4
Summicron 50/2 R
Super Takumar 50mm f/1.4
Industar 50, 50mm f/3.5
CZJ Tessar 50mm f/2.8
Industar 61 L/Z 50mm
Fujinon EBC 50/1.4
Zeiss Tessar 50/2.8
Prakticar 50/2.8
Mamyia-Sekor 50/1.8 (ou a 1.4)

A lista é baseada naquilo que ouvi de indicações em váriooooos sites da net. Não tenho e não experimentei todas elas. Algumas indicações são de usuários daqui do MF com alto grau de conhecimento em M42.

Para usufruir totalmente dessas lentes ou compra um adaptador com chip de confirmação de foco (3ª geração é melhor) ou uma tela de focalização para colocar no lugar do despolido.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova