Autor Tópico: SMC Takumar f1.4 50 mm M42  (Lida 4457 vezes)

hbaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #15 Online: 27 de Julho de 2011, 19:17:33
Vou pesquisar bastante, quem sabe logo logo eu não compro a minha :)

Valeu pelas dicas, abraços.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #16 Online: 29 de Julho de 2011, 00:20:51
A Tak 50mm f/1.4 é uma lente fantástica, ela praticamente aposentou minha EF 50mm :)

Quanto aos adaptadores, existe uma nova série de adaptadores com chips EMF que tem algumas funcionalidades extras e muito interessantes, eles permitem vc "cadastrar" no chip a distância focal da lente para fins de registro no EXIF. Além disso, tem microajuste de foco (e funciona muito bem) e o sistema de fotometria também foi melhorado. Primeiro vc cadastra no chip a abertura máxima da lente, depois coloca na camera qual f vai utilizar. Fotometra em modo M com a lente toda aberta e fecha para o f escolhido na hora do clique. O chip registra no EXIF a abertura usada e o sistema de fotometria da camera funciona melhor do que om os chip's mais antigos, onde a camera se engana em função do chip informar sempre f/2.0 não importa a abertura utilizada.

Infelizmente só encontrei até agora adaptadores com chip EMF que tem a flange interna, e estes não servem em algumas Takumares porque estas lentes tem um pino que era utilizado pelas Pentax para fotometria e este pino acaba impedindo o adaptador de rosquear até o fim. Para lentes com comando "Auto-Manual", adaptadores sem a flange são mais indicados. Estou aguardando resposta do vendedor de quem sempre compro no ebay para ver se existe o tipo que eu quero, caso positivo, vou substituir algum dos meus antigos por estes novos.

Depois da 50mm, uma boa escolha são as 135mm f/2.8 ou mesmo f/3.5. Normalmente estas lentes são de boa qualidade, tem bokeh bacana e servem para fotos de rosto ou cabeça-pescoço em ambientes abertos, proporcionando um grande desfoque de fundo, coisa que as zoom mais escuras não conseguem.

Algumas feitas com a tak 50mm

Teste de tratamento por Alexandre.Schuster, no Flickr


Macro por Alexandre.Schuster, no Flickr


Silêncio.. por Alexandre.Schuster, no Flickr

E para exemplificar, algumas com a Takumar 135mm f/2.5


Flores por Alexandre.Schuster, no Flickr


Flores por Alexandre.Schuster, no Flickr

Abçs a todos !




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 29 de Julho de 2011, 00:36:57
Alexandre, me interessei por esse novo chip. Assim que tiver resposta de teu fornecedor, dá um feedback aqui? Pode indicar um link dele para eu dar uma olhada nos adaptadores?
Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #18 Online: 29 de Julho de 2011, 01:19:59
Hyde, o adaptador que eu comprei é este aqui

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=220669478835&ssPageName=STRK:MEWNX:IT

no próprio anúncio tem as dicas de como configurar.  Todos os meus adaptadores eu comprei deste vendedor, até agora nunca tive problemas.

Note que ele tem a flange interna, então acabei usando na Jupiter-9 que é preset. O microajuste de foco foi fundamental, ele vem com valor 0 por default mas o valor central é 15. Valores menores focam para trás, maiores focam para a frente. Usei aquele "focuschart" que vc conhece para corrigir o foco e confirmei o que já sabia, minha Jupiter com os adaptadores normais sempre focava um pouco atrás. Com um valor de 24 (se não me engano) eu estou cravando o foco praticamente sempre agora, uma beleza :)

Ele também é um pouco diferente dos que eu já tinha. Ele é de aluminio (os anteriores eram de bronze cromado, eu acho), é mais fino e em função disso a lente gira menos para manter a mesma distância ao plano focal. Com isso, a janela do marcador de abertura da lente que nos adaptadores antigos fica exatamente na vertical, abaixo do flash, com este fica deslocado uns 45 graus a direita. Estranho, mas também fica fácil para verificar a abertura.

Pode deixar que assim que tiver notícias eu aviso.

Abçs

Alexandre

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #19 Online: 29 de Julho de 2011, 09:08:10
Brigadão, velho... Já tenho material de estudo para o fim de semana, porque essa tecnologia é nova pra mim.  :D
Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 31 de Julho de 2011, 14:54:11
Eu tenho a lente Takumar 50mm 1.4, a Helios 58mm 2.0 e a Industar 50mm 3.5 (Pankake). Tenho o maior ciúme das 3. Trato as como se fossem minhas filhas. Cada uma com sua características mas todas Excelentes. Tenho certeza que, quem tem, não larga por nada.
« Última modificação: 31 de Julho de 2011, 14:56:59 por lodirita »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #21 Online: 31 de Julho de 2011, 18:42:06
A Helios 58mm 2.0 eu tenho e não passo adiante.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #22 Online: 01 de Agosto de 2011, 19:50:35
Hyde, o adaptador que eu comprei é este aqui

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=220669478835&ssPageName=STRK:MEWNX:IT

no próprio anúncio tem as dicas de como configurar.  Todos os meus adaptadores eu comprei deste vendedor, até agora nunca tive problemas.

Note que ele tem a flange interna, então acabei usando na Jupiter-9 que é preset. O microajuste de foco foi fundamental, ele vem com valor 0 por default mas o valor central é 15. Valores menores focam para trás, maiores focam para a frente. Usei aquele "focuschart" que vc conhece para corrigir o foco e confirmei o que já sabia, minha Jupiter com os adaptadores normais sempre focava um pouco atrás. Com um valor de 24 (se não me engano) eu estou cravando o foco praticamente sempre agora, uma beleza :)

Ele também é um pouco diferente dos que eu já tinha. Ele é de aluminio (os anteriores eram de bronze cromado, eu acho), é mais fino e em função disso a lente gira menos para manter a mesma distância ao plano focal. Com isso, a janela do marcador de abertura da lente que nos adaptadores antigos fica exatamente na vertical, abaixo do flash, com este fica deslocado uns 45 graus a direita. Estranho, mas também fica fácil para verificar a abertura.

Pode deixar que assim que tiver notícias eu aviso.

Abçs

Alexandre
Alexandre, lindas fotos.

Vou olhar esse chip novo, pois estou tendo muita dificuldade com o foco.

Obrigado.


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #23 Online: 01 de Agosto de 2011, 19:52:53
Eu tenho a lente Takumar 50mm 1.4, a Helios 58mm 2.0 e a Industar 50mm 3.5 (Pankake). Tenho o maior ciúme das 3. Trato as como se fossem minhas filhas. Cada uma com sua características mas todas Excelentes. Tenho certeza que, quem tem, não larga por nada.

A Helios 58mm 2.0 eu tenho e não passo adiante.

Saber disso me conforta... rsrs
estava achando que era só eu.  :D