Autor Tópico: P-500 NIKON DÚVIDAS...  (Lida 2349 vezes)

Adel Said

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
  • Registrar sua felicidade faz parte do bem viver.
Online: 27 de Julho de 2011, 11:35:07


  Ola Amantes da fotografia.


 Recentemente dei um passo adquirindo essa câmera com inumeros recursos para uma bridge. antes usava uma t-50 sony que, gostem ou não, era maravilhosa.

  A NIKON P-500 com o Advento do zoom 36x (22,5-18mm) com f/3,4 - 5,7. me fez dar uma leve sensação de estar migrando para fotografias profissionais.

 Mas a DÚVIDA  em questão é a seguinte. ela promete tirar fotos com 4000x3000 de resolução a 14Mpixel. pois bem, porque que quando passo para o computador, as fotos estão em no máximo 3 Mpixel? mesmo tirando na configuração de 14, regulo ela todinha para tirar a melhor foto e no PC, quando começo a dar aquele zoom na imagem, ja vejo distorcer. e detalhe, na minha sony t-50 de 7MP é a mesma coisa... nunca tinha percebido isso, será por causa que o arquivo é jpeg ao invéz de RAW(essas cameras não fornece tal arquivo) ??  se for, porque dizer que tiram fotos a 14MP ? se alguém puder me explicar , serei grato.


   Abraço a todos

 Adel


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2011, 11:42:26
Acho que vc tá confundindo MP (megapixel) com MB (Megabites).
Quando vc baixa o arquivo JPG para o PC ele vem com 3MB's e não com 3MP's.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Adel Said

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
  • Registrar sua felicidade faz parte do bem viver.
Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2011, 11:58:17
 Estou extremamente envergonhado com isso... !!  é verdade! puxa..  nem observei tal engano. rss

 Mas sabe, fiquei com essa dúvida por que tirei fotos aparentemente boas.. mas no PC percebi que elas não tem tanta diferença com uma tirada de 7 mpixel. digo, quando aumento o zoom no editor, vejo a distorção dos pixel's aparentemente na mesma proporção que a camera de 7(2600x 1900 aproximadamente). será que eu estou enganado?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2011, 14:08:40
Adel Said, vc acabou de descobrir uma coisa que muita gente não sabe, e que os fabricantes se aproveitam dessa falta de informação pra vender câmeras: megapixel NÃO é qualidade da foto, e sim, tamanho! Qto mais megapixel, mais vc pode ampliar a foto sem que ela comece a ficar quadriculadinha e perder resolução. E pronto. Terminam aí as "vantagens" dos muito megapixels.
e agora me diga... Pra quê 14 megapixels se vc vai ampliar suas fotos todas em tamanho 10x15, ou de repente, uma foto mais especial, em 25x30, coisa que uma câmera de 5 megapixels já faz?? ou seja, não precisa de tanto megapixel, né? mas vende... As pessoas gostam de números. Muito zoom, muitos megapixels. Sem saber que isso na verdade só deteriora a qualidade da imagem.
Minha canon powershot A400 de 3.2 megapixels que eu tenho há uns 6 anos, tira fotos MUITO melhores do que powershot SD1300 de 12 megapixels qeu adquiri recentemente como câmera de bolso.
Pois é meu caro, são os fabricantes aproveitando a desinformação do público pra mandar ver nos números. Qualidade de imagem pra que? Quem quer qualidade, compre uma reflex! E quem não faz questão (ou não é muito exigente), seja feliz com uma "superzoom" como a P-500 e diversas outras que estão aí no mercado.
Eu, particularmente, desisti de câmera "superzoom" há tempos, pois elas estão bem abaixo do meu grau de exigência.
mas é sério, essa coisa da qualidade da imagem depende apenas de um parâmetro que a pessoa possua. Se vc achou as fotos da P-500 com o mesmo grau de qualidade da sua antiga sony, então saiba que vc ganhou com esse upgrade de câmera, pois tem à sua mão, mais recursos, mais zoom. O duro é qdo a gente tem uma câmera que considera boa, compra uma nova e vÊ que as fotos dela são PIORES do que a nossa antiga câmera. E isso aconteceu duas vezes comigo, por isso, desisti de superzoom. não dá. Mais, no caso da fotografia digital (e em muitas outras situações da vida), é menos. Menos qualidade.
« Última modificação: 27 de Julho de 2011, 14:13:25 por Helena Bsb »


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2011, 01:10:16
Mais, no caso da fotografia digital (e em muitas outras situações da vida), é menos. Menos qualidade.

Helena.
Apenas pensando alto...
O público tem chance de ficar mais informado..?
A pergunta me ocorre pela lembrança da "regressão" da G10 para a G11 da Canon.
Tudo melhorou, a "diminuição" dos MP's foi um "avanço" e até mesmo o retorno do visor de LCD articulável (a galera ds G's não perdoava a Canon por essa retirada).
Pressão do público..?
Fóruns como este ajudam na conscientização, eu acredito.
Um abraço.
JQueiroz.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2011, 09:32:15
JQueiroz, outro exemplo é a Lumix FZ47, que já foi anunciada pela Panasonic. Baixou para 12 megapixels (ficou igual à FZ35, já que a FZ40 tem 14 megapixel), não aumentou o zoom com relação à FZ40 (manteve os 24x)...
E viva os foruns, blogs, orkuts, que disseminam informação para o povo!!


Adel Said

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
  • Registrar sua felicidade faz parte do bem viver.
Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2011, 12:16:50
   Pessoal, estou indiginado!

  Hoje faz 6 dias e estou na eminencia de devolver minha câmera. tenho comparado as fotos no PC e estou vendo uma diferença grosseira entre as fotos tirada da sony (ccd) e a nikon(cmos). estou referindo aos sensores porque ja vasculhei toda a configuração da nikon pra tentar tirar a foto perfeita, e não consigo.por isso estou atribuindo aos sensores..  mesmo sabendo que as cameras profissionais estão utilizando cmos , acho que pra essa linha (que não é profissional) o ccd é melhor. vou explicar..

  Tirei várias fotos, na praia,em casa, a noite e etc..  modifiquei abertura,diafragma, pus no automático(desesperado) e em todas as fotos percebo que a 'superficie' da imagem tem um efeito 'fosco' como se tudo estivesse espanado. isso mesmo, empanado! na sony, se eu puxar o zoom dela vejo a imgem com perfeição até começar a aparecer o pixel da mesma e a superficie é lisa, plana. por que ??  só pode ser os sensores não??

  Acontece que não vejo ninguém falando dessa p-500 por ai.. alguém poderia me indicar uma camera do mesmo porte que tenha experincia de uso que seja melhor?
 Ja que não encontro solução e o tempo é importante(pois tenho que decidir trocar ainda hoje, pois vence o prazo pra trocas).   
 
« Última modificação: 28 de Julho de 2011, 12:51:39 por Adel Said »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2011, 13:26:06
Adel Said, infelizmente, todas são assim como a P-500. Por isso que, como eu disse ali em cima, desisti de superzoom. a primeira que me decepcionou, tinha inclusive sensor CCD, e um sensor um pouco maior do que o que é padrão nessas câmeras, e mesmo assim, tinha uma imagem pior do que a câmera superzoom que mantenho comigo até hoje, que comprei acho que em 2006. Depois parti para uma com sensor CMOS, e tbém foi uma decepção.
Até um tempo atrás, a Panasonic tinha a Lumix FZ35, que foi substituída pela FZ40. A FZ35, acho que em comparação com o que se tem por hoje, foi a melhor das superzoom lançadas de um tempinho pra cá. mas ela já saiu de linha, e quem vai sair agora, é a FZ40, que será substituída pela FZ47. Se essa câmera vai ser boa, só Deus sabe! Mas só de ter 12 megapixel, já ajuda. O ideal, seria ter 10. Aliás, acho que deveriam ter parado por aí, nas câmeras de 10 megapixels, e deixar a fartura de megapixel pras reflex de uso profissional.


Adel Said

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
  • Registrar sua felicidade faz parte do bem viver.
Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2011, 13:47:49
 Helena,

 na loja onde comprei a p-500 tem a FZ-100.  você sabe dela? me parece ser modelo acima da que você citou, a fz-47. o que acha? me parece que essa usa sensor do tipo Mega MOS . não conheço. ja ouviu falar desse modelo? tenho receio de pedir e vir outra bomba.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2011, 13:53:18
O sensor é CMOS mesmo, e MEGA OIS deve ser o sistema de estabilização de imagem dela, acredito eu. Algumas Panasonic Lumix tem esse tipo de estabilização MEGA OIS - MEGA OPTICAL IMAGE STABILIZER.
Um amigo meu comprou essa câmera, e tá gostando dela. Mas não sei qual parâmetro de qualidade de imagem ele tinha antes...
Dá uma pesquisada aqui na comunidade, que vc vai achar opiniões sobre essa câmera. Vai na aba PESQUISA, digita FZ100 e veja o que já está escrito por aqui, sobre essa câmera.
« Última modificação: 28 de Julho de 2011, 13:58:37 por Helena Bsb »