Autor Tópico: camera amadora que dispare o flash somente uma vez  (Lida 5347 vezes)

JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #15 Online: 10 de Agosto de 2011, 14:18:27
Pessoal.
Fiz o teste na Canon G12 com o flash SpeedLite 270 EX acoplado. Desabilitei antes a função olhos vermelhos e o flash pré, da telemetria.
Ao clicar não houve nenhuma emissão de luz, mesmo em velocidade baixa (1"), conforme sugestão do Daniel. Em seguida testei com o flash interno da câmera. Assim como o externo obedeceu, por que o interno não iria, né merrrmo..?!.
Só não testei na G11, mas, nesse aspecto, ela é bem parecida com a sua irmã mais nova (ou será que é a mais nova que é parecida com ela..?).
Abçs.
JQueiroz.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #16 Online: 10 de Agosto de 2011, 14:26:19
Nossa, que felizardo. Você tem uma G11 e uma G12? Não rola uma doação ou uma negociaçãozinha? Rsrsrsr
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 10 de Agosto de 2011, 14:59:14
Pessoal.
Fiz o teste na Canon G12 com o flash SpeedLite 270 EX acoplado. Desabilitei antes a função olhos vermelhos e o flash pré, da telemetria.
Ao clicar não houve nenhuma emissão de luz, mesmo em velocidade baixa (1"), conforme sugestão do Daniel. Em seguida testei com o flash interno da câmera. Assim como o externo obedeceu, por que o interno não iria, né merrrmo..?!.
Só não testei na G11, mas, nesse aspecto, ela é bem parecida com a sua irmã mais nova (ou será que é a mais nova que é parecida com ela..?).
Abçs.
JQueiroz.

Se ela tem uma opção específica para desabilitar o flash de telemetria, não deveria mesmo emitir nada. No entanto, não encontrei nada sobre isso no manual. Quais foram as opções que você desabilitou?

A maioria das compactas avançadas, quando configurada para velocidades baixas no modo Tv (prioridade de velocidade), ou exposição noturna com flash, dispara o flash em segunda cortina, para que eventuais "rastros" gerados por movimento do assunto fiquem posicionados corretamente. É um conceito que a esmagadora maioria dos usuários de câmeras "point & shoot" não entende, por isso a câmera faz automaticamente.

Mas é interessante notar que se a câmera estiver configurada explicitamente para disparar o flash em "primeira cortina", mesmo com velocidades baixas o pré-flash será emitido milissegundos antes do disparo principal, tornando-se imperceptível.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 10 de Agosto de 2011, 16:05:55
Respondendo à minha própria mensagem :)

A maioria das compactas avançadas, quando configurada para velocidades baixas no modo Tv (prioridade de velocidade), ou exposição noturna com flash, dispara o flash em segunda cortina, para que eventuais "rastros" gerados por movimento do assunto fiquem posicionados corretamente. É um conceito que a esmagadora maioria dos usuários de câmeras "point & shoot" não entende, por isso a câmera faz automaticamente.

Isto é verdade, mas o conceito principal por trás deste modo de atuação é muito mais simples, só lembrei dele depois de enviar. O flash dispara em segunda cortina nestas situações, primordialmente para que pessoas retratadas não se movam (pelo menos, não muito) antes do fim de uma exposição longa :)
« Última modificação: 10 de Agosto de 2011, 16:06:09 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #19 Online: 12 de Agosto de 2011, 00:13:41
Nossa, que felizardo. Você tem uma G11 e uma G12? Não rola uma doação ou uma negociaçãozinha? Rsrsrsr

Bem...  vai rolar em breve uma venda... da G11...  preço baratinho para uma câmera com apenas 1.621 cliques realizados...


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #20 Online: 12 de Agosto de 2011, 11:32:39
Se até lá eu não tiver comprado minha Olympus XZ1 é algo para se pensar...
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/