Autor Tópico: camera amadora que dispare o flash somente uma vez  (Lida 5328 vezes)

alekss2011

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 27 de Julho de 2011, 17:32:57
Ola pessoal.
Procuro um modelo de camera que na hora do disparo do flash, ela dispare somente uma vez. Nada daquele monte de piscadas antes da foto... É que eu quero usar essa camera com uma fotocelula e pra isso a camera tem que ter essa opção pra disparar o flash somente uma piscada. Pode ser qualquer modelo digital... preferncia para os mais baratos... :D
Podem me ajudar?
Abraço!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2011, 20:46:54
ué, é só deixar no flash normal, sem ser no modo de redução de olhos vermelhos! Até onde me consta, toda câmera faz isso que vc quer.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2011, 21:29:52
O problema é que, além do "monte de piscadas" (redução de olhos vermelhos e/ou luz auxiliar de foco), a maioria (se não todas) as compactas usam o flash para fazer a fotometria em situações de pouca luz, portanto elas emitem no mínimo um "pré-flash" antes do disparo principal, e este pré-flash pode disparar a fotocélula.

Não digo que não exista, mas não conheço compacta com opção para desligar estas funções.

Outro caminho seria buscar uma fotocélula que tenha a função de ignorar os pré-flashes.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2011, 21:35:40
O problema é que, além do "monte de piscadas" (redução de olhos vermelhos e/ou luz auxiliar de foco), a maioria (se não todas) as compactas usam o flash para fazer a fotometria em situações de pouca luz, portanto elas emitem no mínimo um "pré-flash" antes do disparo principal, e este pré-flash pode disparar a fotocélula.

Não digo que não exista, mas não conheço compacta com opção para desligar estas funções.

Outro caminho seria buscar uma fotocélula que tenha a função de ignorar os pré-flashes.

Olha só, isso eu não sabia, hehe. vivendo e aprendendo!  :)


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2011, 10:08:02
Não existe.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


alexkidd84

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • 500pxAlexandreCaitano
Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2011, 11:06:38


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2011, 16:18:27
Mas as minhas Canon compactas não emitem pré-flash, nenhuma delas. Tudo bem que nenhuma delas está a venda mas as atuais também não são assim?
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2011, 23:26:09
Mas as minhas Canon compactas não emitem pré-flash, nenhuma delas. Tudo bem que nenhuma delas está a venda mas as atuais também não são assim?
Não emitem, ou você não percebe?

Tente uma foto em 1/4 de segundo ou mais e o pré-flash ficará evidente.

Quais são essas compactas? Pode ser que o sistema de medição delas seja diferente, mas aí está além dos meus parcos conhecimentos.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2011, 13:40:58
Obviamente, se o pré-flash fosse disparado eu perceberia.

Acontece que como só uso o modo manual ou prioridade de velocidade, eu desabilito toda sorte de penduricalho como redutor de olhos vermelhos, reconhecimento de face, sorriso e etc...Dessa forma, pelo menos nas câmeras que eu uso não há pré-flash, há apenas a luz auxiliar de foco. As atuais são Canon A590, A700 e SX1. Não lembro se na minha antiga A430 também era assim.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Julho de 2011, 14:35:46
Os recursos que você mencionou desabilitar podem usar o flash, e apesar de também poderem "enganar" as fotocélulas, não são considerados "pré-flash". Este termo, em sua definição geral, contempla apenas o disparo feito com fins de telemetria, imediatamente antes do disparo principal, que irá iluminar o assunto para captação pelo sensor/filme.

O disparo do pré-flash não é tão óbvio como parece. Na grande maioria dos casos é imperceptível, por ocorrer a meros milissegundos antes do disparo principal. Por isso sugeri o teste de fazer um disparo em baixa velocidade, onde o pré-flash fica evidente.

Se as câmeras que você possui não têm uma opção de menu específica para colocar o flash popup em modo manual (não TTL), então não há como desabilitar o pré-flash, e este será *sempre* utilizado, automaticamente, mesmo no modo manual da câmera, pois ainda que a definição de abertura e velocidade seja determinada pelo usuário, uma medição é feita para adequar a exposição com flash.

Pelo menos na série Axxx da Canon, eu tenho certeza que não é possível desabilitar o pré-flash. Nem mesmo em minha 450D isto é possível para o flash popup, apenas para flashes externos.

« Última modificação: 29 de Julho de 2011, 14:40:23 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2011, 14:46:38
Emtão realmente não existe. Nem em velocidades baixas nas minhas câmeras fica evidente o tal pré-flash, é um disparo único de luz.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Julho de 2011, 14:52:42
Emtão realmente não existe. Nem em velocidades baixas nas minhas câmeras fica evidente o tal pré-flash, é um disparo único de luz.

Muito estranho :)

Tive uma A620 e lembro perfeitamente dos pré-flashes dela, como também de praticamente todas as compactas que já vi funcionando até hoje.

De qualquer maneira, a solução, no caso de compactas, é usar uma fotocélula ou flash externo que tenha a função de ignorar os pré-flashes.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 29 de Julho de 2011, 19:28:33
Obviamente, se o pré-flash fosse disparado eu perceberia.
(...)

Recomendo fazer o teste sugerido pelo Daniel. Vc ira se surpreender.  :assobi:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 29 de Julho de 2011, 19:50:54
Acabei de fazer o teste com minha Lumix LX5, e realmente, fica bem visível o pre-flash. Interessante isso. Nunca que eu ia imaginar que isso existia, rsrs. Pra mim, só tinha isso qdo vc selecionava a função olhos vermelhos, slow sync...


vmarques

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
Resposta #14 Online: 04 de Agosto de 2011, 00:32:22
Minha mulher brinca com uma HX1. Tenho quase certeza que desativei essa opção pra ela uma vez e não tem pré flash nenhum.
Fui testar agora mas está sem bateria. Vou carregar e amanhã aviso.
Envelhecer não é tão ruim quando se pensa nas alternativas.