Autor Tópico: Câmeras 100% brasileiras existem?  (Lida 1845 vezes)

GutoBaptista

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 03 de Agosto de 2011, 14:09:34
Só a antiga KAPSA fabricada pela DF Vasconcellos (aliás a única fábrica de lentes que não de óculos do Brasil). Todas as outras usam/usaram componentes importados. A primeira fábrica de microchips do Brasil estava prevista para 2009-2010, para fabricar chips decodificadores de TV digital. Todo e qualquer microchip usado em fotografia é de fabricação estrangeira. Aqui, hoje não se fabrica nem um simples transístor. As únicas fábricas de semicondutores que o Brasil teve foram a Semikron que fabricava diodos (na verdade encapsulava) e a Philco que fabricava transistores. A Texas Instruments chegou a encapsular circuitos integrados aqui, mas os chips vinham de fora. Não se fabricam também baterias de Li-Ion ou Li-MH ou mesmo NI-Cd por aqui.

A DF fabricava binóculos e lunetas, hoje fabrica alguns equipamentos militares como sistemas de mira e alguns instrumentos industriais. Nada relacionado a fotografia, nunca teve muita competência no ramo.

A Yashica tinha uma fábrica em Manaus que só montava aqui a série FX-D e Mx (Me/ME-Supef,MF,MF3, etc). A Samsung pensou em montar mas acho que deu para trás.


A Transit chegou a ter uma fábrica em Montes Claros, MG, onde fabricava (não só encapsulava) alguns circuitos simples, na década de 70, mas não aguentou e fechou. Hoje pouca gente se lembra disso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 03 de Agosto de 2011, 16:24:17
Uau... Transit !!!! Tinha esquecido deles, mas eles que eu saiba não dopavam nem faziam a máscara...