Autor Tópico: Há relação entre MM e X ?  (Lida 1356 vezes)

Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 19 de Setembro de 2011, 10:17:59
Bom dia povo.
Apesar de minha formação técnica, devo admitir que a ótica nunca foi minha matéria preferida e a ultima vez que vi algo sobre ela foi nos remotos tempos da minha faculdade... Então...

Bom passei a pouco tempo para uma DSLR vindo de uma dessas chamadas super zoom (uma S5is da Canon) e desde que adquiri minha primeira lente pra nova maquina um treco me deixa em dúvida.
Cacei por ai e não achei nada, então resolvi perguntar, é sim uma pergunta de completo novato, mas eu sou um novato. Kkk

Senhores, que existe alguma relação entre “capacidade de zoom” e o tamanho da tele (200 ou 300mm por exemplo) eu sei, mas qual seria essa comparação em termos de quantas vezes como é costumeiramente usado nas  compactas?

Por exemplo na avaliação de uma S5is aparece isso:

Zoom óptico 12x. Comprimento focal de 36 mm - 432 mm equiv.

Isso significaria que equivaleria a uma tele de 36-432mm ? É isso?

Existe alguma tabela de equivalência nesse sentido, ou mesmo alguma forma de cálculo?
Por exemplo pra sabermos quanto uma 200 ou uma 300mm equivaleria a quantos X ?

Pergunta boba talvez, (falei que era de novato...) mas por pura curiosidade, gostaria de saber...

Abraços.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2011, 10:57:10
Magro, esse assunto já foi bem discutido aqui no fórum...

Eu não conheço tabelas de equivalência. Duvido que existam... Porque tem que levar em consideração o tamanho do sensor para fazer o cálculo correto e existem uma infinidade de tamnhos diferentes.

Básicamente dá para saber o tamanho do "zoom" (entre aspas) da lente dividindo-se a máxima DF com a mínima. Assim, uma 36-432mm do teu exemplo fica: 432/36=12X (valor do "zoom" da lente)

Essa regra segue o mesmo padrão para as lentes intercambiáveis, mas é furada... Veja que uma prime de 600mm tem "zoom" de 0X. Contudo tem forte poder de aproximação do motivo.

Assim, o mais correto em lentes intercambiáveis é levar em consideração o ângulo de visão proporcionado pela lente. Uma 600mm tem ânugulo de visão de 4º. Não saberia dizer quanto dá uma 432mm na tua UZ.

Se realmente interessa: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=2999.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2011, 11:04:42
Opa obrigado, tô indo lá ler (estudar?) valeu pela resposta.

Abraços.