Autor Tópico: Compensar flash x máquina é diferente?  (Lida 3123 vezes)

stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Agosto de 2011, 20:40:30
Pessoal?

eu tenho muito que aprender em digital, pois na minha 'epoca era Frata e calculos de distancia, mas como mudou muito hoje, eu tenho algumas duvidas ...para alguns pode ser uma pergunta besta , mas eu preciso ter uma nocao do funcionamento dessas regulagens de hoje e agradeco quem responder...

- se eu compensar no Flash +0,7 e na maquina + 0,3 daria no mesmo se inverter , ou seja, no flash +0,3 e na maquina +0,7 , seria em torno de + 1 ponto de qualquer forma em modo manual?

- eu acabo economizando bateria, se caso eu aumentar mais na maquina do que no flash ?

vcs mais experientes , num caso de um evento por exemplo,  o que vcs fazem mais ? compensam nos dois (flash e maquina) ou so em um deles ? se caso nos dois , qual deles vcs compensam mais, no flash ou na maquina ?

agradeco respostas  :ponder:
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2011, 21:08:42
Teoricamente, a compensação será a mesma se feita na câmera, no flash, ou se dividida entre os dois em qualquer proporção.

Na prática, irá depender da qualidade do flash.

No uso do dia-a-dia, costuma ser mais prático compensar diretamente no flash, mas, como você bem observou, quanto menor for esta compensação no flash, menor também será o gasto de bateria. Entretanto, não creio que seja uma ecomonia de grande monta. Vale mais a pena não se preocupar com isto e carregar um jogo extra de baterias.

Nada é verdade absoluta nesta área, pois o número de variáveis é grande. Por exemplo, compensar para mais diretamente no flash pode causar o uso de potência máxima, o que aumenta o tempo de reciclagem, e dependendo do ritmo das fotos pode também causar superaquecimento. Por outro lado, compensar na câmera elimina estes dois problemas, mas pode acabar causando imagens com o fundo borrado por causa de velocidades excessivamente baixas.

Tudo irá depender dos seus objetivos, e quase sempre haverá compromissos a assumir.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2011, 21:11:05 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


alexkidd84

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • 500pxAlexandreCaitano
Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2011, 21:24:00
Sem querer esse tópico me ajudou bastante.
Vlw


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2011, 06:49:05
Sem querer esse tópico me ajudou bastante. (2)
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2011, 01:16:33
Complementando minha resposta anterior, é sempre bom lembrar um ponto importante.

Ainda que a exposição total medida seja a mesma, qualquer que seja a combinação de valores entre o flash e a câmera, você estará alterando a relação entre a exposição do fundo e do primeiro plano, portanto os resultados na foto serão diferentes.

A exposição do primeiro plano tenderá a permanecer a mesma, porém quanto maior a compensação aplicada na câmera, maior será seu efeito sobre o fundo (compensação negativa, fundos mais escuros - compensação positiva, fundos mais claros).

Também poderão ocorrer alterações nas cores do primeiro plano, pois será modificada a influência da luz ambiente.

Estas são apenas duas das variáveis que devem ser levadas em conta ao escolher as configurações ideais para a situação.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2011, 01:20:15 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2011, 16:43:59
DM Zamora ! muito obrigado pela sua atençao e pela ajuda nas informações , mas tiven uma dúvida , pois vc fala muito tecnicamente , hehe , meu QI é meio lento, hehe quando vc disse :

A exposição do primeiro plano tenderá a permanecer a mesma, porém quanto maior a compensação aplicada na câmera, maior será seu efeito sobre o fundo (compensação negativa, fundos mais escuros - compensação positiva, fundos mais claros).

quer dizer que se eu compensar por exemplo para mais + 5 , o primeiro plano será o mesmo ? só vai clarear mais o fundo ? e outra : a potencia do flash diminui quando eu compensar para +5 ?

obs : esqueci de dizer que estou falando tudo em modo manual e em TTL BL e FP acionado na maquina...o que vc diz vale para essas regulagens também?

exemplo: se minha medição for F4 - 1/80 ISO 2500 + flash rebatido no teto +TTL BL FP em caso da noiva toda de branco por exemplo, eu teria que compensar para mais (+) certo...

a minha pergunta de novo é : 

1 - se caso eu compensar +1 no flash e por exemplo +5 na máquina, o primeiro plano sairá normal e somente o fundo (iluminação ambiente ) mudaria ? pelo que vc falou ?

2 - o flash diminui a potencia nesse caso ? (+1 no flash e + 5 na maquina)

aguardo respostas e agradeço novamente pelas informações , são muito importante para mim... :ok:

 

Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2011, 16:51:57
esqueci de dizer, eu pergunto isso , pois acredito que o que ocorre é que o flash não diminui a potencia e nem capta mais luz ambiente , pois somente mudaria o fundo (ficaria mais claro) se caso eu diminuisse a velocidade do obturador ...mas eu não estou mexendo em nenhuma regulagem (abertura/velocidade) e sim num ajuste fino pode se dizer que é a compensação (EV)

espero que tenha entendido , pois sou meio complicado para explicar as coisas ...hehe

me desculpe se não soube me expressar direito

abraço
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2011, 16:52:04
Se não me engano, nas Nikons a compensação de exposição normal e do flash são linkadas, diferente do que acontece nas Canon onde vc trabalha de forma independente.

Tipo, se vc aumentar +1 na camera o flash aumentará +1 também, ou algo neste sentido. Realmente não sei ao certo, mas tenho quase certeza que a forma de trabalho é diferente. Seria interessante um usuário da Nikon com maior conhecimento dar o seu pitaco :)


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2011, 18:02:46
DM Zamora ! muito obrigado pela sua atençao e pela ajuda nas informações , mas tiven uma dúvida , pois vc fala muito tecnicamente , hehe , meu QI é meio lento, hehe quando vc disse :

Heheh, estou tentando ser o menos técnico possível, mas o assunto é um pouco áspero mesmo :)

Citar
A exposição do primeiro plano tenderá a permanecer a mesma, porém quanto maior a compensação aplicada na câmera, maior será seu efeito sobre o fundo (compensação negativa, fundos mais escuros - compensação positiva, fundos mais claros).

quer dizer que se eu compensar por exemplo para mais + 5 , o primeiro plano será o mesmo ? só vai clarear mais o fundo ? e outra : a potencia do flash diminui quando eu compensar para +5 ?

Veja bem, a pergunta inicial era sobre a diferença entre compensação no flash e na câmera. Dado um valor de compensação (digamos, +5), tanto faz você colocar +3 no flash e +2 na câmera, ou qualquer outra combinação, desde que o resultado total seja +5. O resultado será um primeiro plano exposto com 5 pontos a mais de luz, em relação à exposição regular configurada na câmera.

Porém, o fundo sofre alterações dependentes diretamente dos valores de compensação inseridos na câmera. Vamos supor que sua câmera esteja configurada para ISO 100, velocidade de 1/100 e abertura de f/5.6, com o flash em manual com 1/4 de potência. Você bate a foto e constata que o primeiro plano ficou escuro, e acha que precisa de mais 2 pontos para expor o primeiro plano corretamente. A partir daqui, você tem inicialmente 2 opções de correção. Colocarei uma terceira que em um primeiro momento pode parecer lógica, mas como você verá não é adequada para uso com flash:

1. Aumenta a potência do flash em 2 pontos, para 1/1. O primeiro plano ficará exposto corretamente, e não haverá alteração na exposição do fundo (exceto, claro, pela luz residual do flash que venha a atingi-lo).

2. Aumenta a abertura da lente em 2 pontos, para f/2.8. O primeiro plano ficará exposto corretamente, e o fundo também ficará exposto mais 2 pontos.

3. Diminui a velocidade em 2 pontos, para 1/25. O fundo ficará exposto mais 2 pontos, mas o primeiro plano ficará exposto corretamente? Depende. Se houver iluminação externa suficiente incidindo sobre o assunto talvez, caso contrário não. Aqui temos um ponto importante: a exposição com flash não é afetada pela velocidade do obturador da câmera, pois o disparo do flash sempre é muito mais rápido que a velocidade do obturador. Há uma exceção a esta regra, mas não cabe explicá-la agora para não estender demais o assunto.

Citar
obs : esqueci de dizer que estou falando tudo em modo manual e em TTL BL e FP acionado na maquina...o que vc diz vale para essas regulagens também?
Não sou usuário de Nikon, mas o TTL BL (balanced fill-flash), pelo que entendo, me parece ser o "TTL padrão", ou seja, a câmera calcula a intensidade do disparo do flash de acordo com a iluminação ambiente, tentando obter uma exposição ideal para o primeiro plano. Já o modo FP habilita o high speed sync, e é totalmente desnecessário a menos que você precise utilizar velocidades acima de 1/200 (ou 1/250 em alguns modelos).

Citar
exemplo: se minha medição for F4 - 1/80 ISO 2500 + flash rebatido no teto +TTL BL FP em caso da noiva toda de branco por exemplo, eu teria que compensar para mais (+) certo...

Vou desconsiderar o "FP", até porque não sei quais são os efeitos da combinação BL+FP. Neste caso específico, considerando medição pontual (mais uma variável, hehehe), se você fotometrar o vestido, deve fazer a compensação (+2 ou +3 pontos) para que o vestido caia na Zona VII ou Zona VIII (estou falando grego? Procure informações sobre o Sistema de Zonas).

Citar
a minha pergunta de novo é : 

1 - se caso eu compensar +1 no flash e por exemplo +5 na máquina, o primeiro plano sairá normal e somente o fundo (iluminação ambiente ) mudaria ? pelo que vc falou ?

De acordo com o que eu expliquei acima, neste caso o primeiro plano ficaria com +6 pontos, e o fundo com +5.

Citar
2 - o flash diminui a potencia nesse caso ? (+1 no flash e + 5 na maquina)

Não, ele aumenta. Compensações positivas no flash sempre exigirão mais potência.

Citar
aguardo respostas e agradeço novamente pelas informações , são muito importante para mim... :ok:

Me desculpe caso ainda não tenha conseguido me fazer entender, mas o assunto é extenso e complexo, e fica um pouco difícil argumentar em cima de exemplos simples. Seria interessante que você estudasse mais a fundo os assuntos Fotometria, Flash e o Sistema de Zonas, direcionados à fotografia digital. Uma "googlada" irá trazer toneladas de material interessante. Somente assimilando bem os conceitos, a prática se torna fácil de entender :)

Também ainda sou "verde" em muitos assuntos, tem muito gente mais tarimbada do que eu por aqui, que não sei por que ainda não deram o ar da graça no tópico  :fight:

Fico à disposição para mais dúvidas :)
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2011, 18:10:35
esqueci de dizer, eu pergunto isso , pois acredito que o que ocorre é que o flash não diminui a potencia e nem capta mais luz ambiente , pois somente mudaria o fundo (ficaria mais claro) se caso eu diminuisse a velocidade do obturador ...mas eu não estou mexendo em nenhuma regulagem (abertura/velocidade) e sim num ajuste fino pode se dizer que é a compensação (EV)

espero que tenha entendido , pois sou meio complicado para explicar as coisas ...hehe

me desculpe se não soube me expressar direito

abraço

Na mensagem anterior, citei configurações manuais para ficar mais fácil de entender, mas dá quase na mesma, pois o que a câmera faz quando alteramos a compensação de exposição é exatamente trabalhar com os valores de abertura, velocidade, ISO e potência do flash (se este estiver em TTL).

Quais valores serão alterados, irá depender do modo setado na câmera no momento (olha outra variável aí...). E lembrando que, regra geral, velocidade de obturador não tem influência sobre a exposição com flash, tanto que a maioria das câmeras fixa a velocidade quando o flash é selecionado.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Agosto de 2011, 19:12:36
Amigo ...muito obrigado pelas informações me ajudou muito, quando vc disse se está falando grego, nao está nao ...hehe , eu sei sobre as zonas , cinza 18 % etc... e entendi tudo que vc falou , o problema é que sei mais ou menos na teoria , mas na hora que pego a maquina eu me perco ...como eu sempre digo: "na prática a teoria é outra" hehehe e

quanto o FP , eu uso as vezes em desfile de moda , e em aniversários de criança , onde há muito movimento...crianças correndo , etc...

no manual do SB 900 fala que o modo FP é para ser usado quando vc precisa ter grande abertura F2 por exemplo e velocidade alta , para congelar, independente da velocidade de sincronismo da máquina ...

e que pode usar com BL , pois iguá-la a luz de fundo junto ...

eu fiz uns teste aqui em casa depois do que conversamos e notei que sem mexer na abertura e na velocidade , quando compensa o flash em +3 por exemplo no flash , nao é a mesma coisa que compensar  + 3 na máquina ...

quando compensei na máquina a foto ficou mais clara do que quando compensei no flash...

o teste foi F5 1/80 ISO 2500 ... +3 na camera a foto ficou com primeiro plano mais claro e o fundo normal e +3 no flash , no primeiro plano a foto saiu normal e o fundo pegou mais , ou seja, clareou mais o fundo ...minha conclusão  foi que não posso aumentar muito na camera , pois fica muito claro (sobrexposto) no primeiro plano .

abraço e obrigado!
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Agosto de 2011, 22:56:13
Amigo ...muito obrigado pelas informações me ajudou muito, quando vc disse se está falando grego, nao está nao ...hehe , eu sei sobre as zonas , cinza 18 % etc... e entendi tudo que vc falou , o problema é que sei mais ou menos na teoria , mas na hora que pego a maquina eu me perco ...como eu sempre digo: "na prática a teoria é outra" hehehe e

Você tocou num ponto importante... A teoria é muito bonita, mas a coisa só vai prá frente com *muita* prática :)

Citar
quanto o FP , eu uso as vezes em desfile de moda , e em aniversários de criança , onde há muito movimento...crianças correndo , etc...

no manual do SB 900 fala que o modo FP é para ser usado quando vc precisa ter grande abertura F2 por exemplo e velocidade alta , para congelar, independente da velocidade de sincronismo da máquina ...

Exatamente, é o high speed sync que eu falei antes. O flash emite um "trem" de pulsos de baixa potência, para assim conseguir cobrir todo o quadro durante o deslocamento da cortina em altas velocidades.

Citar
e que pode usar com BL , pois iguá-la a luz de fundo junto ...

Sim, a desvantagem é que em modo FP o flash tem sua potência reduzida.

Citar
eu fiz uns teste aqui em casa depois do que conversamos e notei que sem mexer na abertura e na velocidade , quando compensa o flash em +3 por exemplo no flash , nao é a mesma coisa que compensar  + 3 na máquina ...

Citar
O resultado sempre vai depender do modo em que a câmera está e, obviamente, da luz ambiente :)

quando compensei na máquina a foto ficou mais clara do que quando compensei no flash...

o teste foi F5 1/80 ISO 2500 ... +3 na camera a foto ficou com primeiro plano mais claro e o fundo normal e +3 no flash , no primeiro plano a foto saiu normal e o fundo pegou mais , ou seja, clareou mais o fundo ...minha conclusão  foi que não posso aumentar muito na camera , pois fica muito claro (sobrexposto) no primeiro plano .

É por essas e outras que prefiro formular exemplos em modo manual, assim os resultados não sofrem influência das configurações da câmera.

No seu primeiro teste o flash estava em TTL, portanto ele também sofrerá influência das configurações da câmera. Assim, se você tinha uma exposição já correta e compensou em +3 pontos na câmera, ela pode aumentar a abertura da lente e tanto o fundo quanto o primeiro plano ficam superexpostos, pois o flash também "vê" a compensação +3 e não diminui a potência do disparo.

Quando você compensou direto no flash, apenas o primeiro plano ficou mais claro, pois a exposição do fundo continuou correta.

É muito difícil teorizar em cima dos resultados que você obteve sem ver as fotos, pois como eu já disse algumas vezes, o número de variáveis é imenso. Só para citar algumas:

- Modo da câmera: Av, Tv ou P apresentarão resultados diferentes;
- Luminosidade do ambiente: muita luz, pouca luz (ou nenhuma luz) produzirão resultados diversos com a mesma configuração;
- Distância do fundo: fundo ao longe não é influenciado pelo flash, fundo perto é...

... e por aí vai.

Por isso é sempre importante, além de conhecer a teoria, saber como seu equipamento se comporta com as mais diversas configurações, pois só assim você consegue obter exatamente o que deseja, sem virar "passageiro" da câmera :)

Poste algumas fotos de teste, lembrando de mencionar, além dos dados (abertura, velocidade e ISO), o modo em que a câmera estava.

Uma curiosidade, por que testes em ISO 2500? Tente utilizar um valor mais baixo, pois facilitará a compreensão dos resultados dos testes, que ficarão bem mais evidentes. ISO alto demais neste tipo de teste pode fazer o flash trabalhar em potência mínima e mesmo assim emitir luz demais para a sensibilidade selecionada. O mesmo pode acontecer com a velocidade, que pode bater no "teto" de 1/250 com a câmera tentando captar menos luz.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


alexkidd84

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • 500pxAlexandreCaitano
Resposta #12 Online: 03 de Agosto de 2011, 23:44:28
Acompanhando o tópico e aprendendo muito. :ok:


Olhos de aguia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Agosto de 2011, 11:14:14
 :clap: É isso que me chatea... Quando um cliente nos procura pra fazer algum trabalho e diz que o preço da foto da caro?
Não sabe o quanto de tecnica, experiência, estudo, tem que ser ter pra fazer uma boa foto, ai diz "Mais a revelação é tão baratinha...
Eu não vendo papel e nem tiro xerox, eu transformo seus momentos em lembraças eternas...
Atenciosamente Paulo Netto