Autor Tópico: "Profissão Repórter - Fotógrafos em ação 02/08/2011"  (Lida 4223 vezes)

Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 05 de Agosto de 2011, 09:32:32
Araquém faz arte. Muito curta a participação dele, uma pena... Interessante notar como ele dirige as cenas e modifica o cenário para realizar "a foto".

Hyde, aí entra o outro lado do "apertador de botões" do Araquém.
Onde concilia a técnica fotográfica às técnicas cenográficas, visuais e mercadológicas.
Creio que com tanto tempo de estrada ele sabe que a arte "purista" da fotografia pode ser melhorada comercialmente.
Acho válido e creio ser uma característica que vai se aperfeiçoando.
No começo, todos somos um tanto quanto tímidos e "românticos" no fato de não querer mexer na foto original.
Mas um tapinha na pré e pós produção sempre podem valorizar o trabalho. O que EHMO não deixa de ser "arte".
A questão é saber mexer na medida certa. E isso, como tantas outras coisas, só o tempo para aperfeiçoar.
Só pra complementar... acho muito difícil que as fotos PB mostradas tenham saído daquela forma da cam...
Abs.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #31 Online: 05 de Agosto de 2011, 11:01:02
Hyde, aí entra o outro lado do "apertador de botões" do Araquém.
Onde concilia a técnica fotográfica às técnicas cenográficas, visuais e mercadológicas.
Creio que com tanto tempo de estrada ele sabe que a arte "purista" da fotografia pode ser melhorada comercialmente.
Acho válido e creio ser uma característica que vai se aperfeiçoando.
No começo, todos somos um tanto quanto tímidos e "românticos" no fato de não querer mexer na foto original.
Mas um tapinha na pré e pós produção sempre podem valorizar o trabalho. O que EHMO não deixa de ser "arte".
A questão é saber mexer na medida certa. E isso, como tantas outras coisas, só o tempo para aperfeiçoar.
Só pra complementar... acho muito difícil que as fotos PB mostradas tenham saído daquela forma da cam...
Abs.

Perfeito, Paulo.

No início de sua fala vc toca num ponto que me fez começar a traçar um argumento para reforçar a idéia e ao fim da fala vc aprofunda esse ponto...

A pós produção na imagem digital é essencial, isso é óbvio.
Se o cara faz 'arte' com suas fotos (aqui, em oposição à meramente comercial) esse sentido estético pode ser aprofundado com a pós. Mexer nela para fazê-la se tornar mais atraente, dentro do conceito pessoal do fotógrafo de beleza (e aqui até entra a questão do estilo pessoal) não vejo problema algum. Ao contrário, acho muito bem vindo e necessário. Será que a foto causaria o mesmo impacto se publicada como saiu da cam???? Certeza que não. De se perceber, que mesmo os 'antigos' trabalhavam muito o negativo na revelação para imprimir uma marca pessoal. Não por menos, alguns dos grandes fotógrafos firmavam parcerias duradouras com seus laboratoristas, porque estes atendiam todas as pretensões estéticas daqueles.
Abç,
« Última modificação: 05 de Agosto de 2011, 11:01:40 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #32 Online: 05 de Agosto de 2011, 11:22:26
Assisti o programa ontem, realmente vale (só) pelo Araquém!  :ok:


hbaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #33 Online: 05 de Agosto de 2011, 11:36:36
Concordo e assino embaixo sobre tudo o que foi dito. Hahaha...


leonardopx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #34 Online: 05 de Agosto de 2011, 14:57:12
Pow, eu achei legal a proposta mas achei uma pena o programa focar e demandar mais tempo aos paparazzi em vez de mostrar mais a riqueza do trabalho do Araquem... Mas é isso aí né, a mídia mais rentável é nessa outra linha...

Abraços


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 05 de Agosto de 2011, 15:46:54
concordo com aqueles que afirmam o fazer do paparazzi muitas vezes ser motivado por alguma necessidade financeira, mas acho que dá pra ir pouquinho além...
existe prazer perverso para o sujeito que olha sem ser visto, assim como o fato caracteriza uma transgressão. acho que uma versão interiorana das revistas de fofoca seriam as fofoqueiras de janela. esse prazer é perceptível de várias formas. a algum tempo peguei emprestada uma 75-300 (que no sensor cropado vira uma 480) e sentia algum grau de prazer em invadir a privacidade de algumas pessoas. fiquei umas boas 2hr sentado num bar na esquina de um calçadão fotografando quem estivesse por ali (estava bastante movimentado e nem me percebiam com a câmera). não que tive qualquer interesse na vida daquelas pessoas, mas é realmente "diferente" roubar certos momentos.
atualmente em psicanálise se fala em tipos clínicos combinados, um ponto que acho interessante. a própria melanie klein cita fases do desenvolvimento no qual temos a estrutura perversa e psicótica. acho que um pouco disso pode se manter. o cqc dessa semana entrevistou algumas pessoas na rua sobre o casamento gay em dois momentos: primeiro simulavam algum problema e faziam a pergunta como se não estivessem gravando, depois como se estivesse e (é claro que com o poder da edição) as pessoas se mostravam hipócritas, pois fora das cameras eram contra e na frente, a favor.
não acho que todos eles sejam apaixonados pelo que fazem, mas os sujeitos têm desejos obscuros.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2011, 15:47:26 por Pomba »


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 09 de Agosto de 2011, 09:12:13
Concordo com tudo que foi dito até aqui sobre os paparazzi, agora uma coisa eu não engulo, pra que tanta arrogância???? como se eles se achassem "eu sou o máximo, olha a minha Canon com essa maravilhosa lente L" só digo uma coisa... grande m****

como já disseram antes, são apenas apertadores de botões (e arrogantes)

Agora a matéria serviu só pelo araquem alcântara e aquele fotojornalista gente boa cobrindo a invasão na favela, isso sim eu tiro o chapéu
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


terciocarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
  • Sexo: Masculino
  • Wannabe
Resposta #37 Online: 09 de Agosto de 2011, 10:28:37
Não tive a oportunidade de assistir no dia, obrigado pelo compartilhamento..
Ótimo documentário ;)
Nikon D90| Nikkor AF 50mm 1.8 D | Nikkor AF-S 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR II | SB700

"Na einai kalytero anthropo apo ton patera toy"


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 09 de Agosto de 2011, 10:42:49
Eu gostei do programa por conta do Araquém, foi o que me chamou a assistir o programa.

o programa é extremamente tarde, e ainda inventaram mais uma novela pra passar antes.
e ainda é curtíssimo, o que limita eles a fazerem reportagens rapidas...

Eu particularmente gostei muito da reportagem do Araquém, já a dos paparazzis...
E a dos reporters fotograficos tbm foi fraca, e quase passou despercebida....

Abraços!