Autor Tópico: Filtro Polarizador e UV  (Lida 6602 vezes)

Jubanski

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 933
  • Sexo: Masculino
    • Jubanski Comunicação Visual
Online: 02 de Agosto de 2011, 10:41:28
Bom dia galera, td bom?
Eu estava vendo uns filtros UV e Polarizador para comprar e achei uns baratos da marca Green L.
Será que eles são ruins ou existe alguma outra marca boa e barata? rsrs
Abraços e obrigado


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2011, 11:25:41

Bom, a velha história do filtro UV, novamente.  :assobi:


Nada contra sua pergunta ou com você, Jubanski.  :ok:


Este tipo de pergunta sempre acaba gerando alguma discussão controversa.  :fight:


Refletindo um pouco sobre sua pergunta:

A função do filtro UV é reduzir a quantidade de raios UV que chega ao sensor (ou filme) em altitudes elevadas e no nivel do mar, evitando uma tonalidade azul nas fotos. Já vi alguns relatos que este filtro ajude a reduzir neblina em fotos, mas eu nunca testei.

Atualmente filtro UV virou sinonimo de camada de proteção do elemento frontal da lente.

Na minha modesta opinião é mais um elemento de vidro na frente da lente que pode contribuir negativamente em uma foto. Esta discussão é polêmica, fácil de verificar com um pesquisa no Google.

Eu não utilizo nenhum filtro UV em minhas lentes e nunca tive um elemento frontal riscado ou danificado. Agora fica a seu critério definir esta necessidade, mas faça-a consciente, e não simplesmente porque está barato e muita gente usa. :ok:

A minha regra para filtros é a seguinte: filtro apenas quando necessário. Caso contrário, sem filtro nenhum.

Não compre filtros (ou qualquer outro acessório) simplesmente porque está barato, compre porque precisa. Caso contrário vai começar a acumular "tranqueiras" em uma gaveta ou caixa.  :assobi:

O filtro polarizador considero um filtro importante:

- Elimina o reflexão de luz nas gotas de água minúsculas presentes na atmosfera. Proporciona céus mais saturados e ligeiramente mais escuros.
- Eliminando reflexões, o filtro de polarização tende a fazer a água e outras superfícies reflexivas mais transparentes e também reduz o reflexo de outras superfícies, tais como a folha, deixando as cores mais intensas.
- Pode ser utilizado como um filtro densidade neutra, pois o filtro polarizador pode chegar a absorver 1.5 F/stop de luz.

Sobre a marca Green L, infelizmente, não tenho nada a comentar pois desconheço a mesma.



Via de regra os filtros Hoya tem um bom custo benefício.


[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2011, 11:27:18
Em termos de filtros, bom e barato não casam... Ou um ou outro.

Green é +/-, bemmm +/-.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Jubanski

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 933
  • Sexo: Masculino
    • Jubanski Comunicação Visual
Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2011, 11:40:22
Bom, a velha história do filtro UV, novamente.  :assobi:


Nada contra sua pergunta ou com você, Jubanski.  :ok:


Este tipo de pergunta sempre acaba gerando alguma discussão controversa.  :fight:


Refletindo um pouco sobre sua pergunta:

A função do filtro UV é reduzir a quantidade de raios UV que chega ao sensor (ou filme) em altitudes elevadas e no nivel do mar, evitando uma tonalidade azul nas fotos. Já vi alguns relatos que este filtro ajude a reduzir neblina em fotos, mas eu nunca testei.

Atualmente filtro UV virou sinonimo de camada de proteção do elemento frontal da lente.

Na minha modesta opinião é mais um elemento de vidro na frente da lente que pode contribuir negativamente em uma foto. Esta discussão é polêmica, fácil de verificar com um pesquisa no Google.

Eu não utilizo nenhum filtro UV em minhas lentes e nunca tive um elemento frontal riscado ou danificado. Agora fica a seu critério definir esta necessidade, mas faça-a consciente, e não simplesmente porque está barato e muita gente usa. :ok:

A minha regra para filtros é a seguinte: filtro apenas quando necessário. Caso contrário, sem filtro nenhum.

Não compre filtros (ou qualquer outro acessório) simplesmente porque está barato, compre porque precisa. Caso contrário vai começar a acumular "tranqueiras" em uma gaveta ou caixa.  :assobi:

O filtro polarizador considero um filtro importante:

- Elimina o reflexão de luz nas gotas de água minúsculas presentes na atmosfera. Proporciona céus mais saturados e ligeiramente mais escuros.
- Eliminando reflexões, o filtro de polarização tende a fazer a água e outras superfícies reflexivas mais transparentes e também reduz o reflexo de outras superfícies, tais como a folha, deixando as cores mais intensas.
- Pode ser utilizado como um filtro densidade neutra, pois o filtro polarizador pode chegar a absorver 1.5 F/stop de luz.

Sobre a marca Green L, infelizmente, não tenho nada a comentar pois desconheço a mesma.



Via de regra os filtros Hoya tem um bom custo benefício.


[ ]'s

E ae Andre, td bom?
Vc me ajudou mt a entender para que serve os dois, eu tinha uma base, mais vc me esclareceu mt coisa, como só tenho a camera a 1 mês sou mt, mt iniciante.
Obrigado mesmo.


Jubanski

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 933
  • Sexo: Masculino
    • Jubanski Comunicação Visual
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2011, 11:43:51
Em termos de filtros, bom e barato não casam... Ou um ou outro.

Green é +/-, bemmm +/-.

Então, é que como sou bem iniciante mesmo e não tenho ideia nem de marcas nem nada, rsrs.
É que procurei algumas no mercado livre e vi essas green l. acho q nao deve ser umaboa ideia então, rsrs.
Obrigado por opinar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2011, 11:54:52
E ae Andre, td bom?
Vc me ajudou mt a entender para que serve os dois, eu tinha uma base, mais vc me esclareceu mt coisa, como só tenho a camera a 1 mês sou mt, mt iniciante.
Obrigado mesmo.

:ok: :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


alexkidd84

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • 500pxAlexandreCaitano
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2011, 11:57:37
Eu tenho um polarizador da Green e funciona, mas eu nunca usei de outra marca pra comparar.


Jubanski

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 933
  • Sexo: Masculino
    • Jubanski Comunicação Visual
Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2011, 11:59:01
Eu tenho um polarizador da Green e funciona, mas eu nunca usei de outra marca pra comparar.

Ouviu dizer que ele deixa as fotos com um pouco de ruido, ou as suas não ficam com ruido?
Tb achei um da marca Bestway, mais tb nao sei se é bom, rsrs
Abraços
« Última modificação: 02 de Agosto de 2011, 12:05:36 por Jubanski »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2011, 13:04:50

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Jubanski

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 933
  • Sexo: Masculino
    • Jubanski Comunicação Visual
Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2011, 14:14:08
B+W MRC, Hoya SHMC, Tiffen HT

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=36511.msg348282#msg348282

 :clap: :clap: :clap:
Mt obrigado por esse topico, tirou todas as minhas duvidas.
Vlw mesmo