Autor Tópico: Fotometro em fase terminal?  (Lida 1803 vezes)

Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Agosto de 2011, 12:32:53
amigos, a alguns dias consegui uma olympus 35sp e estou com um problema no fotometro.
como alguns sabem, o visor da camera mostra valores em ev, e a agulha está se movendo. o problema é que ela não está passando de certo ponto.
o fotometro tem uma parte em vermelho e outra em branco (sendo 7 o ultimo numero vermelho e 9 o primeiro branco). a agulha sobe até no max pouco antes do número 9 (um pouco depois da divisória) e ali fica parada, mesmo apontando para fortes fontes de luz.
já conferi os valores quando abaixo do ev 9 e estão corretos. a função spot também está funcionando. já testei com px625 e com aquelas baterias de aparalhe de surdez (que uso numa konica sem problemas) e nada. já testei no modo A-A e também não passa dali.
alguem tem idéia de diagnóstico?
« Última modificação: 02 de Agosto de 2011, 12:33:50 por Pomba »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2011, 16:06:04
Mecanismo empenado, grande chance. O galvanômetro dela tem uma haste longa que é o "ponteiro" e esta haste é "mordida" por uma meia lua serrilhada que é o mecanismo de exposição automática. As vezes, a haste ou parte do mecanismo fica empenado e não permite o movimento total do ponteiro. Pode ser também que alguma rebarba plástica esteja causando o problema.

Se não for algum tipo de bloqueio mecânico, pode ser alguma fuga de corrente causada por curto ou oxidação. As Olympus tem esse problema. Pode ser tambem aumento de resistência elétrica por oxidação interna nos fios. É comum em câmeras do período, os fios oxidarem por baixo da capa isolante.

De qualquer forma o defeito não é complicado e qualquer bom técnico (isso sim pode ser complicado) resolve isso.


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2011, 18:27:02
antonio,
obrigado pela ajuda.
agora é aquela velha história... vale a pena mandar arrumar?
paguei R$40 na cam, que no geral está ótima. esse é o único porém.
pouco recomendável que alguem com pouca / nenhuma experiencia tente realizar o trabalho?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2011, 18:52:33
Bem, não posso falar se vale ou não a pena, depende muito de quanto você acha que ela vale e do seu uso. Largar nas mãos de um técnico furreco nunca é recomendável. Se for só empenamento é fácil de consertar, se tiver que trocar a fiação toda , vai dar um trabalho danado mas não tenho a mínima idéia de quanto custaria. Se for só um mau contato pode ser bem simples. Não custa nada levar para um técnico ver.


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2011, 19:28:33
é, acho que vou deixá-la assim mesmo por enquanto... se arrumasse o fotometro ela possivelmente passaria a ser minha "câmera de bolsa", mas como tenho outras prioridades a konica auto s2 continua ocupando o posto.
acredito ser algum problema mecânico porque o fotometro para de forma bastante abrupta e não oscila. se fosse problema na fiação, provavelmente oscilaria, ou estou errado?
talvez crie coragem para abrir e dar uma olhada quando tiver um tempinho...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2011, 19:57:52
acredito ser algum problema mecânico porque o fotometro para de forma bastante abrupta e não oscila. se fosse problema na fiação, provavelmente oscilaria, ou estou errado?
talvez crie coragem para abrir e dar uma olhada quando tiver um tempinho...

Provavelmente.