Autor Tópico: Teste de nitidez e resolução de Compactas a Pros  (Lida 8191 vezes)

Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #15 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 22:43:28
Citar
Vcs tem mais algum pedido especial????
Alguma câmera que gostariam que eu colocasse? Aproveitem que estou logado na Intranet com acesso a muuuitos testes heheh ;)
Alguma da linha Canon SD e PANA LZ ?
[]'s
 


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #16 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 22:45:00
Leo, de onde vc tira estes teste? É de que site? Ou é vc mesmo que está fazendo? Se for vc, qual software estais usando? Nos dê mais detalhes!
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 23:04:19
Citar
Leo, de onde vc tira estes teste? É de que site? Ou é vc mesmo que está fazendo? Se for vc, qual software estais usando? Nos dê mais detalhes!
Eu que estou rodando pela Intranet...
De onde eu tiro os testes eu não posso contar em público heheheheh!
O software usado no processamento é o Imatest rodando em cima de um Chart ISO original.
Estou providenciando os pedidos hehehehe!
Deu trabalho arrumar o Chart da S5000 na Intranet, essas coisas ficam arquivadas em cada burado depois que a câmera é descontinuada. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 23:29:28
Ai Galera, mais alguma coisa????
Estou preparando para dar uma parada aqui...
Se tiverem alguma SLR que eu não postei no outro tbm vale, eu tenho mais coisa de SLR aqui do que de Compacta.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 23:46:47
Não tem de nbenhuma Aiptek não?  :laughing:
Brincadeira tá
UHAhaHUAuhaHHA

E a Canon A510/A520? Tem aí?
Ahh se tiver a S40 tb.. só pra fazer um comparativo =P
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2006, 00:09:59 por pedro_raythz »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 25 de Fevereiro de 2006, 00:34:10
Nossa, achei umas velharias muito sem noção, o legal é que acabo de derrubar um mito que está me fazendo ficar doido lendo planilhas aqui heheheh!
Canon AXX é pior do que Sony PXX em termos de nitidez. Isso mesmo, é o contrário do que todo mundo imagina, agora, depois de ver várias fotos eu estou cehgando à conclusão que o problema das Sony não é lente, é tratamento pesado de software e um sistema de AF muuuuito ruim. :)
Legal, valeu por me fazerem dar uma explorada nisso, território novo, com novas visões, bem interessante isso.

Pedro achei S40 e A510, vou rodar para você e ai chega heheheh!
Preciso dormir... Meu cérebro já está pifando. :)
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2006, 00:36:23 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 25 de Fevereiro de 2006, 00:40:50
Caraca, A P93 é mais nítida que a A610 e a A300 é mais nítida que a FZ5 O.O'

M-U-I-T-O² bom esse tópico mesmo!!
Está mudando a minha vida  :laughing:

Heheh.. vai dormir antes que o tico-e-teco estourem =P


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #22 Online: 25 de Fevereiro de 2006, 00:49:54
Os testes muito provavelmente são do Imaging Resource, mas tem algo muito errado pq eu não acredito nem a pau que a FZ5 seja menos nítida que a A300, tampouco que uma LZ2 (que é completamente soft) seja mais nítida que uma FZ30. Anyway, interessante mesmo assim.
Nikon/Panasonic Gear


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #23 Online: 25 de Fevereiro de 2006, 00:56:47
pois é, pelo que vemos aqui as câmeras:

Sony F-828
Olympus Stylus 600
Sony W7
Olympus C-8080
Fuji Finepix S7000
Sony V3
Olympus SP350
Kodak Easyshare P880

são mais nítidas e tem uma resolução melhor que as canons 10D e 20D  :denken:
tá certo isto?

ou uma sony w7 é mais nítida e tem mais resolução que uma D70s  :denken:  
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Guga

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
Resposta #24 Online: 25 de Fevereiro de 2006, 01:02:19
Fala Leo...blz?

Kra, muda alguma coisa da A510 para a A520?

Se sim, tem como postar da A520?

Abração rapaz!

E excelente iniciativa mesmo... parabéns!  :clap:  
Gustavo Vasques
Rio de Janeiro - RJ
Canon Powershot A520
http://gvasques.multiply.com
http://www.fotolog.net/gvasques


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 25 de Fevereiro de 2006, 01:03:53
Citar
Os testes muito provavelmente são do Imaging Resource, mas tem algo muito errado pq eu não acredito nem a pau que a FZ5 seja menos nítida que a A300, tampouco que uma LZ2 (que é completamente soft) seja mais nítida que uma FZ30. Anyway, interessante mesmo assim.
Gustavo não são de lá não :)
Mas não tem nada de errado não, depois que começaram a sair os resultados eu fui a caça de saber os porques e volto a repetir, vai tomando decisão a olho que acaba cometendo enganos feios, andei vendo as imagens das Panasonic e em mesmas condições e com foco perfeito ela realmente não consegue reter detalhes com qualidade, as imagens dela são quase todas oversharp (como as da Sony), muito baseadas em processo de software.
Além disso não adianta ter nitidez se não tem outros fatores de qualidade de imagem, depois de hoje comecei a olhar as fotos da Sony de forma um pouco diferente, eu tive Sony por muito pouco tempo mas agora tenho praticamente certeza que o problema dela está longe de ser ótico, pelo que andei navegando ela me parece ser uma câmera extremamente inconsistente de AF, o que em um teste de nitidez não apareceria, ou seja, abra um pouco a mente e veja como são feitas as definições de cada fator de qualidade, porque não tenho a menor dúvida que o software mais preciso e mais usado no ambiente de testes de equipamentos óticos e de imagem é beeeemmmmmm mais preciso do que o seu ou o meu olho e que o seu ou o meu achismo, na verdade ele é uma ótima ferramente para rever conceitos e analisar onde que nossas análises podem estar equivocadas, eu mesmo já achei uma infinidade de equivocos nas minhas análises que fazia a olho da Panasonic e uma delas foi exatamente das mais grosseiras, que é encarar contraste alto por menor latitude como sinal de nitidez, que é uma característica clara da Panasonic que eu mesmo sempre encarei como resultado de nitidez e olhando friamente não é nitidez, ela apenas evidencia alguns itens.
De qualquer forma a Panasonic continua sendo a UZ de maior nitidez do mercado com a FZ-30, porque não há nenhuma outra UZ mais nítida do que ela na lista. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #26 Online: 25 de Fevereiro de 2006, 01:13:05
Leo, não vou entrar no mérito, o fato é que hj ainda uma pessoa muito mais experiente do que eu, talvez já no seu nível de conhecimento comentou sobre ter uma certa ressalva com esses testes. Eu sempre acho eles interessantes como referencial, mas as diferenças são tão gritantes, que sim, embora respeite sua opinião, eu admito que prefiro levar a olho algumas coisas, uma D50 retém menos detalhes que uma F10? Desculpa, não retém, é minha opinião, pode não ter nada de científico, mas cego não sou, e até que exista um review e testes absolutamente isentos ainda vou pelo meu olho. Entre câmeras com imagens similares eu até entendo que possa rolar um equívoco de análise como você comenta, mas as diferenças das imagens das reflex para as compactas por exemplo são gritantes, não dá p aceitar resoluções próximas assim. Todo caso eu tô meio desencanando com essas coisas de testes, para falar a verdade já meio que larguei há tempo. Eles são úteis subsidiariamente a uma escolha, mas não posso ir só por um teste, afinal quem não viu alguma vez os famosos testes da 4 Rodas (e completamente científicos e em igualdade de condições) para ver que na realidade as coisas são bem diferentes. Carros não são câmeras, mas testes são testes, não dá para ir atrás completamente.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2006, 01:15:53 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #27 Online: 25 de Fevereiro de 2006, 01:16:18
Citar
pois é, pelo que vemos aqui as câmeras:

Sony F-828
Olympus Stylus 600
Sony W7
Olympus C-8080
Fuji Finepix S7000
Sony V3
Olympus SP350
Kodak Easyshare P880

são mais nítidas e tem uma resolução melhor que as canons 10D e 20D  :denken:
tá certo isto?

ou uma sony w7 é mais nítida e tem mais resolução que uma D70s  :denken:
Murilo a F-828 e a 10D eu já tive e posso lhe afirmar categoricamente que sim, a F-828 é mais nítida do que a 10D, inclusive ela fazia tecido não contrastado melhor que a 10D exatamente por isso, agora ser mais nítida não é sinônimo de ser melhor, não sei se vc notou que a maioria dessas que você marcou tem oversharp, que não cria nitidez e até prejudica, mas acaba produzindo halos na imagem, além disso temos níveis de saturação diferentes, latitude e etc, que apesar de não garantirem nitidez garantem uma elevada qualidade de imagem.
Esse teste mostra apenas 1 fator de qualidade de imagem, que é dado normalmente por 5 fatores, Lentes, Resolução efetiva, Nível de ruído, tratamento de software e filtro low-pass, é sabido que as DSLR da Canon são extremamente agressivas no quesito filtro low-pass e ele é exatamente um dos fatores mais importantes, só ai a nitidez das Canon cai por terra. O que eles ganham com isso? Eles tem as câmeras com menor índice de Moiré do mercado, sacrificam radicalmente a nitidez em troca de menor risco de comprometimento por artfacts. Já na outra ponta temos a grande campeã de nitidez, a Kodak Pro/n, que faz exatamente o inverso da Canon, simplesmente não usa filtro Low-pass em seu sensor, com isso temos uma nitidez fantástica, mas junto temos uma das câmeras com maior risco de moiré do mercado, qual das coisas é melhor só o usuário poderá dizer.
Mas o importante é lembrar que nitidez, assim como resolução efetiva, não é tudo, temos várias coisas importantes em uma câmera, uma importantíssima, por exemplo,  é consistência de AF e exposição, que todo mundo se esquece de avaliar ou avalia equivocadamente como Falta de nitidez e etc.

Gustavo vc comentou a LZ ser soft, aplique sharp nela para vc ver se o detalhe não está lá! ;)
É importante notar que nitidez é capacidade de reter detalhes, se vc não tem contrastes isso se torna pouco evidente, por isso que câmeras com maior latitude parecem ser menos nítidas, porque possuem transições mais suaves, porém isso não quer dizer que o detalhe não esteja lá e isso é nitidez, o fato de o detalhe estar na imagem, quanto mais detalhada, mais nítida, contrastes são outro quesito.

Sem contar uma questão que todos estão se esquecendo, os testes estão todos em ISO mínimo, nesse caso a influência do ruído é mínima e, portanto, a resolução efetiva se torna um fator definidor, é bem provável que uma câmera com mais MP fique na frente em termos de nitidez se os níveis de ruído forem mínimos e a lente conseguir resolver mais do que a resolução efetiva do equipamento, nas categorias que estão dando até 1600 linhas é basicamente a resolução efetiva - filtro LP, porque quase qualquer lente consegue atingir por volta de 1600 linhas. ;)
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2006, 01:27:45 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #28 Online: 25 de Fevereiro de 2006, 01:40:13
Citar
Gustavo vc comentou a LZ ser soft, aplique sharp nela para vc ver se o detalhe não está lá! É importante notar que nitidez é capacidade de reter detalhes, se vc não tem contrastes isso se torna pouco evidente, por isso que câmeras com maior latitude parecem ser menos nítidas, porque possuem transições mais suaves, porém isso não quer dizer que o detalhe não esteja lá e isso é nitidez, o fato de o detalhe estar na imagem, quanto mais detalhada, mais nítida, contrastes são outro quesito.

Leo, normalmente faço isso, aplico sharp p ver até onde ela rende, não achei grande coisa, mas sei lá, vai que estou errado. Só sei que tem limite para o olho enganar, imagens muito semelhantes podem nos enganar fácil, mas tem limite.
 
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 25 de Fevereiro de 2006, 02:02:50
Citar
Citar
Gustavo vc comentou a LZ ser soft, aplique sharp nela para vc ver se o detalhe não está lá! É importante notar que nitidez é capacidade de reter detalhes, se vc não tem contrastes isso se torna pouco evidente, por isso que câmeras com maior latitude parecem ser menos nítidas, porque possuem transições mais suaves, porém isso não quer dizer que o detalhe não esteja lá e isso é nitidez, o fato de o detalhe estar na imagem, quanto mais detalhada, mais nítida, contrastes são outro quesito.

Leo, normalmente faço isso, aplico sharp p ver até onde ela rende, não achei grande coisa, mas sei lá, vai que estou errado. Só sei que tem limite para o olho enganar, imagens muito semelhantes podem nos enganar fácil, mas tem limite.
Gustavo vc não faz idéia de como olho engana, principalmente quando lidamos com essa questão de retenção de detalhes, nós estamos acostumados a achar que uma imagem com detalhes é aquela onde os detalhes são evidentes e isso não é verdade, uma S3 tem bem mais detalhes escondidos do que uma 10D, mas se eu colocar o arquvo de saída de ambas na sua frente vc diz que a 10D tem mais coisas, isso porque as transições na S3 são muito suaves e vc precisa endurecer as transições para torna-las mais evidentes (caso esse seja o seu objetivo, é lógico), isso acontece com muita frequencia, confeço que mesmo com muita experiência em analisar imagens (faço isso a 2 anos diariamente em testes) ainda me engano com muita facilidade em muitas imagens, recentemente eu adquiri o hábito de aumentar o contraste e ajustar o brilho de tudo que estou vendo para ter idéia do que pode estar escondido, mas mesmo assim tem muita coisa que passa despercebido, principalmente em imagens de grande saturação e latitude como nas DSLR, principalmente na S3 e D50.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.