Autor Tópico: Fotografar comida...  (Lida 8029 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 27 de Março de 2013, 16:26:57

Tirando o flash TTL eu tenho só duas lampadas florescente de 49w acho. Eu ainda não tentei, mas será que poderíamos ter um resultado similar só uma delas?

Se você pode trabalhar com longa exposição, a potência das suas lâmpadas é quase infinita. Com rebatedores e difusores corretos você faz qualquer foto. Pode usar papel vegetal como difusor, é barato.

Como exemplo, posto estas duas fotos, elas saem assim mesmo da câmera, a primeira, iluminada com uma lanterninha maglite e plaquinhas de acrílico:


A segunda, com apenas uma lâmpada caseira leitosa de 60W:


Aqui o video com o esquema de luz e o abajurzinho lá embaixo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=aPdFOrWLcSw


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #46 Online: 27 de Março de 2013, 16:37:29
:clap:

Esse topico eh uma verdadeira aula de fotografia de culinaria!!!

2x

 :snack:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 27 de Março de 2013, 16:38:24
Se você pode trabalhar com longa exposição, a potência das suas lâmpadas é quase infinita. Com rebatedores e difusores corretos você faz qualquer foto. Pode usar papel vegetal como difusor, é barato.

Como exemplo, posto estas duas fotos, elas saem assim mesmo da câmera, a primeira, iluminada com uma lanterninha maglite e plaquinhas de acrílico:

A segunda, com apenas uma lâmpada caseira leitosa de 60W:

Aqui o video com o esquema de luz e o abajurzinho lá embaixo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=aPdFOrWLcSw

Absurdo o resultado, Claudio!

O tempo dessa longa exposição nesse caso é determinado pelo método de tentativa e erro, certo? Olhar o resultado no LCD e expor um pouquinho menos ou mais, afinal vai depender da potência da fonte de luz sendo utilizada, da distância dela pro assunto...


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 27 de Março de 2013, 17:21:39
Absurdo o resultado, Claudio!

O tempo dessa longa exposição nesse caso é determinado pelo método de tentativa e erro, certo? Olhar o resultado no LCD e expor um pouquinho menos ou mais, afinal vai depender da potência da fonte de luz sendo utilizada, da distância dela pro assunto...

pois é, aí depende de tantos e tantos fatores que vc pode usar a tentativa e erro sem medo. Mesmo porque raramente a foto é exposta "corretamente", na maioria dos casos você vai expor ao seu gosto. Eu uso muito o lighmeter, é vício mesmo. Dá pra usar o fotômetro da camera também, mas no caso de light paiting tem que ir fazendo na tentativa e erro.

Eu tenho um aplicativo pra iphone qué é um cronômetro programável com beep, assim eu programo todas as etapas e ele vai me avisando pra mudar de ação. O melhor é fazer lightpainting com um colega sempre, é mais divertido e um ajuda o outro. No caso da garrafa, eu tive que  parar o lightpainting no meio, na escuridão, e vestir a garrafa com uma moldura de EVA, para poder iluminar ela por trás e não vazar luz pra frente. Depois de algumas tentativaso resultado sempre sai.

Lembrando que usar light painting em fotografia de gastrolomia é um recurso a mais, principalmente se a gente não tem dezenas de refletores.

Bem, mas já falei demais, mudei o assunto do tópico, quem sabe isso fica pra uma outra discussão com exemplos práticos e uma troca de experiências, sinto falta de fazermos essas experiências em conjunto, ainda que à distância.
« Última modificação: 27 de Março de 2013, 17:32:29 por Claudio Rombauer »


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 27 de Março de 2013, 17:49:26
Bem, mas já falei demais, mudei o assunto do tópico, quem sabe isso fica pra uma outra discussão com exemplos práticos e uma troca de experiências, sinto falta de fazermos essas experiências em conjunto, ainda que à distância.

ôpa... é só marcar uma churrascada e vamo todo mundo pra Curitiba...rss
Abs.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 28 de Março de 2013, 11:16:24
pois é, aí depende de tantos e tantos fatores que vc pode usar a tentativa e erro sem medo. Mesmo porque raramente a foto é exposta "corretamente", na maioria dos casos você vai expor ao seu gosto. Eu uso muito o lighmeter, é vício mesmo. Dá pra usar o fotômetro da camera também, mas no caso de light paiting tem que ir fazendo na tentativa e erro.

Eu tenho um aplicativo pra iphone qué é um cronômetro programável com beep, assim eu programo todas as etapas e ele vai me avisando pra mudar de ação. O melhor é fazer lightpainting com um colega sempre, é mais divertido e um ajuda o outro. No caso da garrafa, eu tive que  parar o lightpainting no meio, na escuridão, e vestir a garrafa com uma moldura de EVA, para poder iluminar ela por trás e não vazar luz pra frente. Depois de algumas tentativaso resultado sempre sai.

Lembrando que usar light painting em fotografia de gastrolomia é um recurso a mais, principalmente se a gente não tem dezenas de refletores.

Bem, mas já falei demais, mudei o assunto do tópico, quem sabe isso fica pra uma outra discussão com exemplos práticos e uma troca de experiências, sinto falta de fazermos essas experiências em conjunto, ainda que à distância.

Interessante a ideia. Cláudio, já que manja do assunto, dá uma ideia de tópico aí! Cria algum desafio pra galera tentar copiar a iluminação ou fazer de forma diferente obtendo resultado semelhante. Enfim, as possibilidade são muitas.

Falando nisso, lembrei do http://guessthelighting.com/.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 28 de Março de 2013, 11:25:24
essa de adivinhar luz é um bom exercício, mas em casos como esse da objetiva não é muito didático, pois com tantos rebatedores fica impossível de adivinhar que a luz está debaixo do produto, fica mais parecendo exibicionismo do fotógrafo, o legal é usar exemplos mais simples.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 02 de Abril de 2013, 17:12:37
Queria umas dicas sobre como fotografar comida, procurei alguma coisa no google mas não achei nada muito interessante.
queria saber sobre iluminação, angulos, config da camera etc.. ou se alguem souber algum site ou livro pra indicar seria de muita ajuda.

Eu to utilizando uma D5100 + 35 1.8 + sb600 pra bater as fotos, deixo sempre iso 100, f entre 9 e 12, e tento usar o flash rebatido pq não tenho como usar ele fora da camera, mas minhas fotos estão ficando entre bem meia boca  e muito feia.
Não da muita vontade de comer, as vezes acontece o contrario :(


iurycarvalho

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
    • Adelaide Produção Criativa
Resposta #53 Online: 02 de Abril de 2013, 17:55:27
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83859.40

Esse topico começou assim tb e acabou ficando recheado de informações, dá uma olhada...

Abs!


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 03 de Abril de 2013, 07:52:22
vlw, vou dar uma olhada :)