Autor Tópico: "13 grandes fotos fora de foco"  (Lida 7293 vezes)

Ivan Reis

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
  • Sexo: Masculino
  • Procurando aprender...
Resposta #15 Online: 09 de Agosto de 2011, 09:20:09
Gostei da 7 (sinuca).

A última (barco) também, mas um pouco menos.

O resto não gostei não...
Ivan Reis

Body    :  Nikon  D90
Lenses  :  AF-S  DX  Nikkor  18-200mm  f/3.5-5.6G  ED  VR II
               AF  Nikkor  50mm  f/1.8D


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 09 de Agosto de 2011, 09:29:37
Não me incomodaria de ser o autor das fotos 3, 6, 7, 9, 12 e 13, muito pelo contrário. As outras são boas idéias que de fato poderiam de mais bem executadas.

O interessante nessas fotos é eles explorarem o "filho feio" das figuras de linguagem fotográfica, que é o out-of-focus. Dessa família só o famigerado "bokeh" é respeitado, e em nome dele gastam-se milhares de reais/dólares/euros em objetivas que forneçam o ponto de luz desfocado mais redondinho e fofinho possível lá no fundo. O resto da prole, é melhor esconder no sótao mesmo :D

Outra coisa que em chamou a atenção é a intenção de fazer dessas fotos fins em si mesmas, veículos de si mesmas, e não um recorte, um retrato de algo exterior a elas, dependentes de algo externo a elas para justificar-lhes a existência. Bem ou mal, nestes casos "o meio é a mensagem" literalmente. Eu particulamente tendo a ver as fotos (qualquer foto) assim, em primeiro lugar eu percebo o arranjo de linhas, cores, formas, claros e escuros, etc, depois (sei lá, milésimos de segundo depois) me ligo se o que há na foto é uma modelo fashion ou um mendigo comendo lixo, um arranha-céu moderníssimo ou uma ruína de séculos passados.

E afinal, o que é uma foto que não seja forma? O que é uma pintura senão tinta espalhada? Tire-se a emulsão da foto ou as tintas de um quadro, e restará apenas a psicologia de quem vê. ;)
« Última modificação: 09 de Agosto de 2011, 09:32:34 por Malheiros »
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


terciocarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
  • Sexo: Masculino
  • Wannabe
Resposta #17 Online: 09 de Agosto de 2011, 09:31:09
Muito interessante mesmo, particularmente gosto da última....
Nikon D90| Nikkor AF 50mm 1.8 D | Nikkor AF-S 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR II | SB700

"Na einai kalytero anthropo apo ton patera toy"


LeandroSartori

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.084
  • Sexo: Masculino
  • O Essencial é Invisível aos Olhos?!
Resposta #18 Online: 09 de Agosto de 2011, 10:17:31
Não me incomodaria de ser o autor das fotos 3, 6, 7, 9, 12 e 13, muito pelo contrário. As outras são boas idéias que de fato poderiam de mais bem executadas.

O interessante nessas fotos é eles explorarem o "filho feio" das figuras de linguagem fotográfica, que é o out-of-focus. Dessa família só o famigerado "bokeh" é respeitado, e em nome dele gastam-se milhares de reais/dólares/euros em objetivas que forneçam o ponto de luz desfocado mais redondinho e fofinho possível lá no fundo. O resto da prole, é melhor esconder no sótao mesmo :D

Outra coisa que em chamou a atenção é a intenção de fazer dessas fotos fins em si mesmas, veículos de si mesmas, e não um recorte, um retrato de algo exterior a elas, dependentes de algo externo a elas para justificar-lhes a existência. Bem ou mal, nestes casos "o meio é a mensagem" literalmente. Eu particulamente tendo a ver as fotos (qualquer foto) assim, em primeiro lugar eu percebo o arranjo de linhas, cores, formas, claros e escuros, etc, depois (sei lá, milésimos de segundo depois) me ligo se o que há na foto é uma modelo fashion ou um mendigo comendo lixo, um arranha-céu moderníssimo ou uma ruína de séculos passados.

E afinal, o que é uma foto que não seja forma? O que é uma pintura senão tinta espalhada? Tire-se a emulsão da foto ou as tintas de um quadro, e restará apenas a psicologia de quem vê. ;)

É por isso que se chama ARTE, a beleza está nos olhos de quem vê..quem se apega muito a regras e clichês acaba ficando quadrado e sem graça..
Novo site no ar: www.leandrosartori.com



Mário Antonio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
Resposta #19 Online: 09 de Agosto de 2011, 16:28:00
Engraçado... Eu viajei total!!! Eu gostei das fotos de sombras (1, 8 e 12). Achei bem interessante. Embora não se possa definir o que está sendo fotografado, elas desperta a  imaginação de quem observa. Acho que vou tentar fazer umas fotos pra ver no que dá!!!


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #20 Online: 13 de Agosto de 2011, 22:54:07
Tá bom que é arte, mas não dá para mostrar nenhuma destas fotos a alguém e não aparecer uma cara de "?"

Isso ta parecendo a história de que agora todo mundo sabe tudo de vinhos (não sei se são enólogos ou chatólogos) e você que quer apenas beber um vinho tá ferrado, é um pária se não combinar a temperatura, cor, prato, taça, decantador etc.

Tirando toda a filosofia envolvida no assunto, posso dizer livremente apenas que não gostei das fotos, não acho que são arte e não faria algo assim porque simplesmente não gostei ehehe


Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 14 de Agosto de 2011, 00:40:51
É por isso que se chama ARTE, a beleza está nos olhos de quem vê..quem se apega muito a regras e clichês acaba ficando quadrado e sem graça..

heheheehhe... Interessante isso. Eu também deletaria a maioria delas do pc...  Eu nao achei uma justificativa de linguagem pra deixar tudo desfocado na maioria delas...  :ponder:
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 15 de Agosto de 2011, 09:30:18
É, eu também não achei "grandes fotos" não rs


obviamente clic, nao e foto, muito menos "grande",
 a nao ser que o arquivo tenha muitos mb, :hysterical:
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 15 de Agosto de 2011, 09:38:56
Faço minhas as suas palavras em 90%.
Pra mim a única que salva é a terceira... da criança.
O restante ia pro lixo mesmo...rss

Abs

Isso nao nada mais que um exercicio basico de composiçao,
a pergunta e "o que voce quer mostrar".
e para treinar o olhar dos iniciantes, obviamente nao e fotografia.
Sabemos que tal vez venha a aparecer algum banana que diga,
que fotografia e "escrever com luz",e blablabla!!!,
logo entao estamos na frente de extraordinarias obras de arte,
mas isso e so para "fazer arte" :hysterical:
abs


thiago.cecilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Thiago
Resposta #24 Online: 17 de Agosto de 2011, 11:26:08
Sinceramente, não gostei de nenhuma, eu jogaria todas fora, com excessão da foto da Sinuca.


Rubens Pablo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #25 Online: 17 de Agosto de 2011, 15:39:36
Muito bom, gostei do desfoque de varias :clap:


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 17 de Agosto de 2011, 18:02:37
Eu particularmente não acho que Fotografia seja arte, mas profissão (isso já é um outro papo que não cabe aqui), e minha argumentação nem se baseou muito em ela ser arte ou não (apesar de eu ter falado em pintura no outro post); o ponto é: ser o out-of-focus uma técnica legítima para o fotográfo obter o efeito que ele quer que a foto tenha. SE a técnica cabe ou não cabe, aí depende do talento do camaradinha que fotografa lá.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #27 Online: 17 de Agosto de 2011, 20:06:21
(...) SE a técnica cabe ou não cabe, aí depende do talento do camaradinha que fotografa lá.

Mas tb do receptor que visualiza.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #28 Online: 18 de Agosto de 2011, 01:05:07
Mas tb do receptor que visualiza.  :ok:

Até pq comunicar não é sinônimo de dizer. Se ninguém recebe a mensagem, não existe comunicação.

MAs, sobre as fotos, eu gostei delas. A idéia de usar o desfoque como recurso criativo me agrada muito. E não estou falando de foco seletivo, como na foto da sinuca, e sim daquelas completamente fora de foco... Deixa o texto mais vago, mas aberto para interpretações...

E sobre os comentários de "eu não gastaria memória do meu cartão com isso" e afins, tenho certeza de que essas fotos não são erros de foco, e sim, muito bem planejadas e pensadas para ser assim.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2011, 01:07:35 por AugustoL »
flickr.com/augustoo


Wanderson_rf

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Resposta #29 Online: 22 de Agosto de 2011, 23:30:57
Manteria da sinuca, gostei da bolinhas de sabão...resto deletaria respeito as demais opiniões.