Autor Tópico: INVERSÃO DE LENTE NA D90  (Lida 8455 vezes)

brsouza1

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #15 Online: 15 de Agosto de 2011, 21:49:15
Beleza.. To testando aqui tmb. Já posto uma pra vc ver se to no caminho certo.
Consegui um resultado bom usando o flash do meu celular ligado iluminando diretamente o objeto que quero fotografar.
Não tenho flash e não consigo fazer o da câmera disparar.. Tem como?
« Última modificação: 15 de Agosto de 2011, 21:49:47 por brsouza1 »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 15 de Agosto de 2011, 21:52:45


Deve haver um meio de  forçar o disparo. Fuce o 'manuel'.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


brsouza1

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #17 Online: 15 de Agosto de 2011, 22:38:08
Um teste que fiz com uma moeda de 10 centavos..

http://oi52.tinypic.com/1zd5fer.jpg
http://oi52.tinypic.com/1zdc9z7.jpg

Acho que funciona, né?  :ponder:

***EDITADO***
3.1. As imagens postadas diretamente nos tópicos poderão ter no máximo 800 pixels em seu lado maior e 500KB.


Recomendo a leitura das Regras de Uso do fórum: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=17842.0
« Última modificação: 15 de Agosto de 2011, 23:23:16 por Mr. Hyde »


Fernando Botura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 18 de Agosto de 2011, 08:49:52
Olá galera, estava viajando... to de vorrrtaaaaa.... hehehe....
Li as dicas acima... vlw Hyde...
Vou coloca-las em pratica, parece q nosso amigo bruno ta chegando perto....
A gente chega lá brunão...
Abraços a todos...
Fernando Botura
Canon 5D Mark II
24-105mm
50mm 1.4


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #19 Online: 18 de Agosto de 2011, 09:22:16
Fernando Botura, a dica é comprar (pra conseguir controle total sobre a macro com lente invertida) um tubo extensor com uma 50mm com anel de abertura (Nikkor 50mm f1.4D e f1.8D)

A Nikon não tem com travar a abertura, digamos em f/8 pois o mecanismo do diafragma não é eletrônico e tem uma mola num pino (controle do diafragma) que o deixa sempre fechado, na abertura mínima.

A Canon eu realmente não lembro se travar a abertura X ela permanece, mas mesmo assim é chato pq toda vez que quiser mudar a abertura em que montar a lenta novamente, ajustar e tirar.

Daí que menciono que lentes nikon com anel de abertura são as ideais, já que se tem o controle manual da abertura independente da câmera (como se fosse usar numa câmera mecânica só que invertida) sem precisar ficar invertendo pra ajustar.


Fernando Botura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 18 de Agosto de 2011, 11:11:32
Fernando Botura, a dica é comprar (pra conseguir controle total sobre a macro com lente invertida) um tubo extensor com uma 50mm com anel de abertura (Nikkor 50mm f1.4D e f1.8D)

A Nikon não tem com travar a abertura, digamos em f/8 pois o mecanismo do diafragma não é eletrônico e tem uma mola num pino (controle do diafragma) que o deixa sempre fechado, na abertura mínima.

A Canon eu realmente não lembro se travar a abertura X ela permanece, mas mesmo assim é chato pq toda vez que quiser mudar a abertura em que montar a lenta novamente, ajustar e tirar.

Daí que menciono que lentes nikon com anel de abertura são as ideais, já que se tem o controle manual da abertura independente da câmera (como se fosse usar numa câmera mecânica só que invertida) sem precisar ficar invertendo pra ajustar.

Natão, to pensando em comprar uma 35mm já q a D90 tem um fator de corte de 1.5 se não me falha a memória, ou seja acabaria sendo uma 50mmm, correto?
Lente Nikon 35mm f/1.8G AF-S DX Lens for Nikon Digital SLR
Como faço fotos sociais acho que seria uma boa pedida né?
Hoje possuo uma OBJECTIVA NIKKOR 18-105 MM F/3,5-5,6G ED VR AF-S DX
Acho que o que faria a diferença pra mim é pela lente 35mm ser 1.8, ou seja, fotografar em locais com pouca luminosidade sem uso de flash.
Vc faz fotos sociais?
É viável esta minha compra, ou seja, estou raciocinando correto?
Abraços.
Fernando Botura
Canon 5D Mark II
24-105mm
50mm 1.4


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #21 Online: 18 de Agosto de 2011, 11:37:22
Para travar a abertura nas lentes Canon basta colocar na abertura desejada, pressionar o botão de DOF Preview e desacoplar a lente com o botão apertado.

Para este tipo de macro, o melhor são as lentes manuais (M42, Nikon antigas) que permitem o controle total (e manual) do diafragma.

Estas duas foram feitas deste modo


Lagarta por Alexandre.Schuster, no Flickr


Borboleta - Macro por Alexandre.Schuster, no Flickr
« Última modificação: 18 de Agosto de 2011, 11:38:38 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #22 Online: 18 de Agosto de 2011, 14:02:23
Natão, to pensando em comprar uma 35mm já q a D90 tem um fator de corte de 1.5 se não me falha a memória, ou seja acabaria sendo uma 50mmm, correto?
Lente Nikon 35mm f/1.8G AF-S DX Lens for Nikon Digital SLR
Como faço fotos sociais acho que seria uma boa pedida né?
Hoje possuo uma OBJECTIVA NIKKOR 18-105 MM F/3,5-5,6G ED VR AF-S DX
Acho que o que faria a diferença pra mim é pela lente 35mm ser 1.8, ou seja, fotografar em locais com pouca luminosidade sem uso de flash.
Vc faz fotos sociais?
É viável esta minha compra, ou seja, estou raciocinando correto?
Abraços.

Então a 35mm não tem anel de abertura e já fica inviável para macro fotografia de lente invertida. Agora se for querer só eventos, e pensar depois em comprar uma lente macro pra macro mesmo, acho que a 35mm é bacana. Eu gosto mais da 50mm, mas esse é um uso exclusivo meu, pois prefiro ela do que a 35mm para retratos.

Tudo depende... mas em geral a 35mm é melhor do que a 50mm. Pra quem gosta de retrados eu aconselhoa 50mm, mas a mais adequada nesse caso ainda seria uma 85mm.


jberg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
  • o sonho será mais forte. sempre.
Resposta #23 Online: 18 de Agosto de 2011, 14:33:36
Natão, to pensando em comprar uma 35mm já q a D90 tem um fator de corte de 1.5 se não me falha a memória, ou seja acabaria sendo uma 50mmm, correto?
Lente Nikon 35mm f/1.8G AF-S DX Lens for Nikon Digital SLR
Como faço fotos sociais acho que seria uma boa pedida né?
Hoje possuo uma OBJECTIVA NIKKOR 18-105 MM F/3,5-5,6G ED VR AF-S DX
Acho que o que faria a diferença pra mim é pela lente 35mm ser 1.8, ou seja, fotografar em locais com pouca luminosidade sem uso de flash.
Vc faz fotos sociais?
É viável esta minha compra, ou seja, estou raciocinando correto?
Abraços.

Eu tenho uma 35mm e ela distorce um pouco em retratos.
A 50mm também distorce, mas não se percebe tanto.

O ideaa, como o colega falou, seria um 85mm para retratos.
Canon 70D
18-135mm KIT (canon)
17-55mm 2.8 (canon)
24mm 2.8 (canon)
50mm 1.8 (canon)


Fernando Botura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 19 de Agosto de 2011, 09:47:49
Para travar a abertura nas lentes Canon basta colocar na abertura desejada, pressionar o botão de DOF Preview e desacoplar a lente com o botão apertado.

Para este tipo de macro, o melhor são as lentes manuais (M42, Nikon antigas) que permitem o controle total (e manual) do diafragma.


AlexandreS,

vc saberia me informar onde fica o botão de DOF na D90?
Fernando Botura
Canon 5D Mark II
24-105mm
50mm 1.4


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #25 Online: 19 de Agosto de 2011, 09:57:47
AlexandreS,

vc saberia me informar onde fica o botão de DOF na D90?

Fernando, dá pra configurar isso no botão de fn, mas uma coisa, na nikon isso não dá certo. Como já disse o diafragma não é eletrônico, então em nada vai mudar.


Fernando Botura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 19 de Agosto de 2011, 10:38:57
Fernando, dá pra configurar isso no botão de fn, mas uma coisa, na nikon isso não dá certo. Como já disse o diafragma não é eletrônico, então em nada vai mudar.

Entendi, vlw...
Fernando Botura
Canon 5D Mark II
24-105mm
50mm 1.4


lulasato

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 20 de Agosto de 2011, 04:01:59
Nossa legal não sabia desta possibilidade para fazer macros.
- Nikon D7000 / Macbook Pro 17" SSD
- AF-S DX Micro NIKKOR 85mm f/3.5G ED VR
- AF-S DX NIKKOR 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR
- AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G
- DVD completo do "Man vs Wild" + Canivete Suíço afiado (é bom estar sempre preparado)


Fernando Botura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 20 de Agosto de 2011, 14:21:04
Caramba, se decepção matasse...  :aua:
Galera, não ta dando certo mesmo a inversão de lente com a 18-105mm da D90, fica tudo escuro...
O que eu estou fazendo é o seguinte:
ligo a cam, coloco em foco manual a lente e na chave do corpo da cam, coloco a abertura em 3.5, deixo o fotometro da cam em "0" e a velocidade cai em 1.3".
Sem desligar a cam faço a inversão da lente, no visor da cam a velocidade continua em 1.3" e o "f" fica "--"
Não consigo visualizar nada, fica tudo escuro mesmo, mesmo eu disparando o flash na mão fica tudo "preto".
Será que está faltando alguma coisa ainda?
Abraços a todos.
Fernando Botura
Canon 5D Mark II
24-105mm
50mm 1.4


Fernando Botura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 20 de Agosto de 2011, 15:05:46
Estava fazendo uma pesquisa sobre o assunto e encontrei este link:

http://www.macrofotografia.com.br/artigos/aneldeinversao.shtml

E no final diz o seguinte:

"Conclusões
Esta é, com certeza, a maneira mais fácil e barata para conseguir grandes ampliações em macrofotografia. Note que com a lente invertida em posição 18mm a largura da imagem capturada passou a ser de pouco mais de 6 mm. Entretanto, com o uso da lente invertida, sua distância de trabalho será bem pequena (apenas 39,5mm de distância da frente da lente invertida em posição 18mm).

Outra desvantagem é que, no caso da inversão de uma lente eletrônica - como neste teste - não haverá contato eletrônico entre o corpo da câmera e a lente, fazendo com que ela trabalhe sempre em sua abertura máxima, não permitindo o controle do diafragma e assim o controle da profundidade de campo. Mas isso pode ser resolvido facilmente com o uso de lentes antigas mecânicas onde o controle de diafragma se encontra no corpo da própria lente.

Vale ressaltar também que, ao inverter uma lente, seu último elemento ficará exposto e não há como protegê-lo como é feito normalmente com o elemento frontal com um filtro UV, deixando assim o mesmo suscetível a arranhões, portanto: cuidado redobrado!
"

No meu caso minha lente é eletrônica e durante a inversão perde-se todos os contatos.
Acho que terei que comprar uma lente antiga como já foi sugerido neste tópico... Bom vamos pesquisar hehhe...
Fernando Botura
Canon 5D Mark II
24-105mm
50mm 1.4