Autor Tópico: Mancha nas fotos  (Lida 20859 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #45 Online: 28 de Agosto de 2011, 16:45:16
Dougberg, é mais ou menos por aí mesmo..

O sensor é um componente eletrizado e pode atrair pequenas partículas. Aliás por isso é que muita gente recomenda desligar a cam e esperar uns segundos antes de tirar a lente prá colocar outra.

Pequenos pontos que aparecem em f/32 não costumam ser problema até porque acima de f/11 vc já começa a ter perda de nitidez devido à difração. Usar aberturas acima de f/20, só em situações extremas como macrofotografia, e mesmo assim é difícil.

E pequenos pelinhos que aparecem no viewfinder mas que não aparecem nas fotos não representam problema também. É melhor deixar lá do que fuçar e acabar desalinhando os espelhos.. As vezes eles  (os pelinhos) até acabam saindo por conta.

Em resumo, se em uso normal, até f/11, f/16 por exemplo não aparece nada em fotos normais, desencana.. Se vc pegar todas as cameras aqui do fórum e for fotografar uma parede branca em f/32 é bem provável que em quase todas apareça alguma coisa rsrsrs. O que importa é se teu uso normal aparece algo. Se não, nem esquenta.

Abçs !!



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 28 de Agosto de 2011, 19:56:09
É bem isso que o Alexandre falou...

E sobre o viewfinder o ideal é não mexer muito, eu por exemplo, teimei que tinha que tirar um fiozinho do viewfinder, limpei, limpei, limpei... quando eu consegui tirar o maldito fio, eu já estava com o despolido em mãos e a bombinha rolando solta la dentro... resultado: despolido arranhado, o viewfinder mais sujo que antes e um preju de R$80,00 pra trocar o despolido... :doh:


FabianaSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #47 Online: 09 de Março de 2016, 13:44:45
Pessoal tenho um Nikon D7100 e minhas fotos andam aparecendo umas machinhas, achei que eram as lentes, já limpei e assim mesmo ainda aparece, menos mas aparecem. Podem me ajudar?


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 09 de Março de 2016, 13:51:54
Pessoal tenho um Nikon D7100 e minhas fotos andam aparecendo umas machinhas, achei que eram as lentes, já limpei e assim mesmo ainda aparece, menos mas aparecem. Podem me ajudar?

Possivelmente sensor sujo, mas seria aconselhável vc postar uma foto para que possamos analisar.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #49 Online: 09 de Março de 2016, 13:55:28
Pessoal tenho um Nikon D7100 e minhas fotos andam aparecendo umas machinhas, achei que eram as lentes, já limpei e assim mesmo ainda aparece, menos mas aparecem. Podem me ajudar?

Poderia postar um exemplo das manchas?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


FabianaSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #50 Online: 09 de Março de 2016, 14:46:18
Posso sim, fiz isso quando sai de casa nesse instante. Acho que não pegou. Só um minuto[/url]_FSP2446 by Fabiana Sieber, no Flickr[/img]


FabianaSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #51 Online: 09 de Março de 2016, 14:46:38
_FSP2446 by Fabiana Sieber, no Flickr


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #52 Online: 09 de Março de 2016, 15:09:42
É sujeira no sensor, Fabiana.

Isso é algo relativamente normal e comum, especialmente em câmeras mais antigas como a minha 5D que não possui nenhum sistema autônomo de limpeza para evitar esse problema. Não sei se a sua D7100 tem algum sistema que amenize isso, mas mesmo que tenha, caso troque de lentes em locais meio complicados (e isso conta desde um simples lugar aberto com um pouco de vento), já é bem possível que aconteça.

Repare ainda que essas manchas só devem ficar mais evidentes com o diafragma bem fechado (f/8 ou mais) e contra cenários homogêneos (como esse céu azul aí).

Se quiser eliminar as manchas fisicamente para futuras fotos nestes cenários, uma limpeza do sensor resolve. Você mesma pode tentar ou então mandar para a assistência. Se quiser pode também apenas aplicar um pincel de ajuste na pós produção e removê-las quando encontrá-las...
« Última modificação: 09 de Março de 2016, 15:10:23 por Elder Walker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


FabianaSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #53 Online: 09 de Março de 2016, 15:12:42
Poxa! Vc disse que eu mesma posso fazer? Minha maquina tem sim limpeza automatica do sensor, já fiz, percebi que amenizou, mas não tanto. Quanto q limpar na hora da edição não fica legal. Mee xplica como eu mesma posso fazer. E obrigada!


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 09 de Março de 2016, 15:41:45
Não li tudo.

Cara, manda pro técnico, nem levanta uma lebre dessa pra raça, todo mundo dá uma opinião e se estragar alguma coisa quem paga é você.


FabianaSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #55 Online: 09 de Março de 2016, 15:57:58
ok


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 09 de Março de 2016, 16:48:09
Existe um material próprio para limpeza de sensor, mas eu recomendo uma visita à assistência técnica.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #57 Online: 09 de Março de 2016, 16:57:09
Existem vários tópicos ensinando a técnica, incluindo os materiais necessários para a limpeza "em casa". Como o colega disse, realmente, faça isso por sua conta e risco. Eu mesmo nunca fiz, mas vários usuários do forum fizeram e confirmaram ser relativamente tranquilo. O caminho mais fácil e seguro é encaminhar para uma assistência técnica...

Quanto a remover as manchas manualmente na pós, eu faço isso e acho bem tranquilo via Lightroom com o pincel de ajuste. Quando é pra remover um objeto ou algo grande, já tendendo para a manipulação da imagem, realmente não sei fazer. Mas manchinhas pequenas assim é só clicar e pronto!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


FabianaSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #58 Online: 09 de Março de 2016, 19:28:38
Obrigada a todos! Prefiro levar a uma assistencia.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #59 Online: 09 de Março de 2016, 20:56:37
Eu faço em casa pela comodidade. É um procedimeno relativamente fácil, mas exige disciplina pra não danificar o sensor. De qualquer forma, se você sentir insegurança a melhor coisa é levar na assistência.