Autor Tópico: Mancha nas fotos  (Lida 20870 vezes)

dougberg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo Sempre
Online: 07 de Agosto de 2011, 18:03:57
Oi pessoal,

Em algumas fotos que tiro aparece uma macha como esta que tem na testa deste borrego. Esta mancha é sempre no mesmo ponto do quadro e mesmo com outra lente ela aparece, mas só em algumas  fotos não é em todas.

 EU COMPREI A CÂMERA ZERO FAZ UNS TRES MESES.   O QUE PODE SER ISSO ???  TEM CONSERTO????

Canon EOS Rebel T2i / Sony DSC-H70 (p/ levar p/ pescarias)
Canon EF-s 18-55mm  F 3/.5-5.6 /
Canon Ef-s 55-250mm F/4.5-5.6 Is /
Canon EF 50mm Compact Macro F/2.5 /


Bruno Leite

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 229
  • Sexo: Masculino
  • Stay Alert Stay Alive
    • @brnmilk
Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2011, 18:22:19
Olá,

Pode ser poeira no sensor, ou uma gota de óleo, gordura...
se for poeira, da para tirar com um desses


se for uma gota, é melhor enviar para autorizada. em média é R$50,00 para realizar a limpeza.
Canon 70D
EF-S 18-135mm STM
EF-S 10-18mm STM
Speedlite 430 EX II


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2011, 18:30:19
Feche a lente para a abertura mínima possível. Aponte para uma parede branca ou para o céu azul, sem nuvens e sem pegar o sol. Faça a foto e poste aqui.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dougberg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo Sempre
Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2011, 18:36:07
OK, amanhã faço isso (espero que não esteja chuvendo!!!!!)

Obrigado pela força :worship:
« Última modificação: 07 de Agosto de 2011, 18:37:30 por dougberg »
Canon EOS Rebel T2i / Sony DSC-H70 (p/ levar p/ pescarias)
Canon EF-s 18-55mm  F 3/.5-5.6 /
Canon Ef-s 55-250mm F/4.5-5.6 Is /
Canon EF 50mm Compact Macro F/2.5 /


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2011, 19:01:29
Quase certeza que é no sensor,dependendo da abertura usada aparece mais,ou menos.Faz o teste indicado pelo hyde que já da para saber.


dougberg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo Sempre
Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2011, 20:17:24
Mr.Hyde,
Fiz a foto com o max. de fechamento e ficou bem pior,a mancha ficou bem nítida como tu vais poder ver.
Aí que vem a questão: estou rezando para não ter feito KHda mas como sou um pouco fuçador e estava sem sono resolví mexer um "pouquinho" e fui naquela opção de limpeza do sensor. Não obtive resultado então resolví usar a opção de limpeza manual .
Ví que ela levantava o espelho e apresenta o sensor ( muito prazer sensor, Douglas) então notei aquela coisinha redonda ( mancha)exatamente com as das fotografias, não resistí. primeiro usei aquele instrumentinho de "assoprar" que não resolveu então usei um cotonetizinho que veio num kit de limpeza que havia ganho de um amigo. A manchinha borrou, acho que era oleosa mas muito levemente fui passando e ela sumiu. Dei mais uns "assoprõezinho" com aquele troço para que não ficasse algum pelinho do algodão e foi isso.
ESPERO NÃO TER ESTRAGADO NADA, VÍ QUE É TUDO MUITO DELICADO  E TIVE O MAIOR CUIDADO, MAS AGORA JÁ FOI!!!!!
Se fiz KHda podem me chamar de.............
Estou postando o antes e o depois.




Canon EOS Rebel T2i / Sony DSC-H70 (p/ levar p/ pescarias)
Canon EF-s 18-55mm  F 3/.5-5.6 /
Canon Ef-s 55-250mm F/4.5-5.6 Is /
Canon EF 50mm Compact Macro F/2.5 /


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2011, 21:37:12
Bem, agora não adianta falar mais, né ?? rsrrrs

Não se preocupe, a limpeza de sensor não é nada de outro mundo, mas......

O procedimento em si está correto, mas qualquer coisa que não saia com a bombinha, embora não seja preocupante, exige maiores cuidados.

Cotonete, nem pensar. Ele pode soltar fiapos que vão ficar por dentro da camera e podem parar no espelho, grudar no sensor ou no viewfinder. Se alguma coisa permanecer no sensor, tente usar um pincel de blush novo, de cerdas bem macias, mas cotonete jamais. E cuide também para não bater em nada dentro da camera.

O viewfinder também é muito sensível e pode ser facilmente riscado ou desalinhado. Evite passar qualquer coisa que não seja a bombinha. Em ultimo caso o pincel de blush com bastante cuidado.

E sujeiras oleosas, o bom mesmo é levar em alguma assistência para que eles façam a limpeza usando pec-pad's e se for necessário, façam limpeza úmida.

De qualquer forma, ainda bem que deu tudo certo  :ok: Agora é só aproveitar a camera  :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2011, 21:37:31
É aquele ponto de sujeira saiu, porém é bem notavel alguns os pontos de poeira na foto!

O sensor da minha camera estava parecido com essa tua segunda foto, um pouco pior. O que eu fiz foi fazer uma mini espátula de cartolina, do tamanho exato do sensor e revesti com um pano anti-estático, e beeeem de leve, quase sem encostar no sensor arrastei toda a sujeira para um único lado, dps usei uma bombinha de ar, a pequena não adianta muito pq tem q ter uma boa quantidade e força de ar pra remover a sujeira.
Limpou parcialmente... mas pelo menos eu só precisava tratar um lado pequeno da foto!
Um tempo dps a sujeira foi aumentando de novo, aih então decidi fazer uma limpeza na Namba em SP... me custou R$80,00 >.<

Essas dicas eu tirei de um video que veio em uma revista de fotografia, o video é do Clicio Barroso e é muito bom!

Abraços!


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2011, 21:42:03
Bem, agora não adianta falar mais, né ?? rsrrrs

Não se preocupe, a limpeza de sensor não é nada de outro mundo, mas......

O procedimento em si está correto, mas qualquer coisa que não saia com a bombinha, embora não seja preocupante, exige maiores cuidados.

Cotonete, nem pensar. Ele pode soltar fiapos que vão ficar por dentro da camera e podem parar no espelho, grudar no sensor ou no viewfinder. Se alguma coisa permanecer no sensor, tente usar um pincel de blush novo, de cerdas bem macias, mas cotonete jamais. E cuide também para não bater em nada dentro da camera.

O viewfinder também é muito sensível e pode ser facilmente riscado ou desalinhado. Evite passar qualquer coisa que não seja a bombinha. Em ultimo caso o pincel de blush com bastante cuidado.

E sujeiras oleosas, o bom mesmo é levar em alguma assistência para que eles façam a limpeza usando pec-pad's e se for necessário, façam limpeza úmida.

De qualquer forma, ainda bem que deu tudo certo  :ok: Agora é só aproveitar a camera  :ok:

Tive uma experiencia muito assustadora com o pincel de blush! Passei bem de leve ele no sensor e deixou um rastro ASSUSTADOR manchando a foto com borrões gigantescos, que com muita calma consegui tirar com o procedimento que citei no post anterior! Eu não indico...
O Pincel era novo!

Abraço!


dougberg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo Sempre
Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2011, 22:51:09
Obrigado pessoal, ( ufa, já vou poder dormir sossegado esta noite ),
estava um pouco preocupado com este procedimento, agora tá mais tranquilo!!!!!!!E não uso mais o cotonete, só no ouvido :hysterical:
ADRIANO   estou torcendo para estes pontos de sugeira serem na pardede da minha casa. rsrsrsrsrs
Mas na verdade eu passei um pincel que veio junto na bonbinha e não funcionou.

VALEU!!!!!!!!!! AOS POUCOS EU VOU APRENDENDO.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2011, 23:16:36 por dougberg »
Canon EOS Rebel T2i / Sony DSC-H70 (p/ levar p/ pescarias)
Canon EF-s 18-55mm  F 3/.5-5.6 /
Canon Ef-s 55-250mm F/4.5-5.6 Is /
Canon EF 50mm Compact Macro F/2.5 /


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 08 de Agosto de 2011, 23:39:50
Douglas, vc é maluco e sortudo....

A mancha era de líquido. O formato em rosquinha não deixa dúvidas. Sua sorte é que, aparentemente, não era oleosa. Eu teria mandado para um técnico fazer a limpeza.

Só se deve usar bomba e pincel de blush, novo, de cerdas macias e naturais. Manda a sujeira para o lado e reza para sair com a vibração sônica da limpeza do sensor.

_________________

Adriano, não acho que tenha ficado sujeira no sensor dele. Ao menos, pelas fotos, dá pra perceber que são os pontos escurecidos da parede.

Acho que vc comprou um pincel usado, heim?! rsrs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2011, 11:03:27
O pincel de blush é bastante eficaz se a sujeira for seca, partículas de poeira por exemplo, que são o tipo de sujeira mais comum no sensor. Para sujeira oleosa o correto é usar pacped's e as vezes é necessário usar produtos como o Eclipse ou outros baseados em alcool isopropílico. Esta fase eu passo e deixo para os técnicos rsrrsrs.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2011, 11:21:17
Douglas, vc é maluco e sortudo....

A mancha era de líquido. O formato em rosquinha não deixa dúvidas. Sua sorte é que, aparentemente, não era oleosa. Eu teria mandado para um técnico fazer a limpeza.

Só se deve usar bomba e pincel de blush, novo, de cerdas macias e naturais. Manda a sujeira para o lado e reza para sair com a vibração sônica da limpeza do sensor.

_________________

Adriano, não acho que tenha ficado sujeira no sensor dele. Ao menos, pelas fotos, dá pra perceber que são os pontos escurecidos da parede.

Acho que vc comprou um pincel usado, heim?! rsrs

Infelizmente eu deletei as fotos dos testes que fiz enquanto estava na luta para limpar o sensor.... mas eram pontos iguais aqueles da foto.
Se ele fizer uma foto em um papel branco, com ctza vai aparecer aqueles pontos!
Posso estar enganado, espero que sim, mas são iguais aos que eu via e me encomodavam muito, pois eu passava horas no PS removendo eles...

Se quiser, faça o teste... fotografe com a menor abertura da lente uma folha de papel LIMPA hehe...

Sobre o pincel... ele já foi jogado fora, a simples lembrança que ele me deixou foi o suficiente para não ser usado nem pelas minhas priminhas para maquiar bonecas -.-"
« Última modificação: 09 de Agosto de 2011, 11:21:58 por AdrianoFurlanetto »


dougberg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo Sempre
Resposta #13 Online: 09 de Agosto de 2011, 11:27:58
Pode deixar  Adriano,
vou fazer o teste do papel LIMPO :hysterical: e coloco aqui p/ saber se ficou boa ou não a limpeza.
O maior interessado em saber isso sou eu, e se precisar vou levar p/ um técnico!!!!!!!!!!!!!!!!

Abraço
Canon EOS Rebel T2i / Sony DSC-H70 (p/ levar p/ pescarias)
Canon EF-s 18-55mm  F 3/.5-5.6 /
Canon Ef-s 55-250mm F/4.5-5.6 Is /
Canon EF 50mm Compact Macro F/2.5 /


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Agosto de 2011, 12:14:01
Eu já sou contra usar essas bombinhas fuk fuk,sou sempre do contra mesmo,.... :D..só empurram a sujeira para dentro da camera.,para limpeza não oleosa eu passo um pincel de blush bem de leve e um mini aspirador,como o meu mini aspirador pifou uso o de casa mesmo.....mas bem de lonje,se não vai acabar puxando o sensor eo que tiver dentro da máquina.hehehe.Não aconselho ninguém a fazer isso,mas nunca tive problemas.