Autor Tópico: EPL1 o dial faz muita falta?  (Lida 2605 vezes)

pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Janeiro de 2011, 02:05:06
Faz muita falta para manusear a epl1 sem dial?

O que me dizem?
Obrigado!


rod_ferro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 18:56:33
Eu comprei uma GF1 e quase não uso o dial, porque eu acho ele meio duro e difícil de manusear, então acabo controlando tudo nos botões e não é tão incômodo...porém, você já viu a EPL2? Parece bem interessante e tem um dial...


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 16:42:15
Eu comprei uma Oly EPL1 e apesar de ainda não ter feito muitas fotos, gostei bastante da máquina. Principalmente da qualidade das imagens. A falta do dial atrapalha um pouco mas a operação da máquina é simples e ameniza o problema. Creio que é uma questão de adaptação. O que me incomodou realmente foi a falta de um viewfinder. Já estou pensando em comprar um. O visor de LCD é grande e as imagens são bem visíveis mas o que me atrapalha bastante é a questão da ergonomia. Olhar por um viewfinder é muito mais cômodo e preciso do que ficar segurando a máquina e enquadrando pelo visor de LCD. Sobretudo quando estamos usando a máquina no modo manual. Eu comprei um adaptador também para usar minhas lentes manuais OM. Se eu for usar uma meia tele, por exemplo, é uma dificuldade grande para enquadrar, focar manualmente e fotometrar olhando simplesmente pela tela. A gente não tem a mesma firmeza quando estamos com a câmera colada no rosto.

prós da máquina:
Qualidade da imagem é muito boa
A máquina é leve e com ótimo acabamento
Fácil de operar
Grande variedade de presets interessantes nos modos automáticos
Permite o uso de várias lentes (com adaptadores)

Contras:
Apesar da boa qualidade ótica, a lente do kit é um pouco barulhenta.
Falta do viewfinder
 
Minha conclusão: É uma máquina que não substitui uma DSLR por alguns aspectos. Fica um pouco desajeitado para fotografar com lentes manuais, principalmente lentes maiores e mais pesadas. Para quem gosta de fotografar no modo manual e focar manualmente sente muita necessidade do viewfinder. É uma máquina que casa muito bem com lentes pequenas e automáticas do próprio sistema micro 4/3. A qualidade da imagem não fica devendo. Isso é o mais legal nessa câmera. Uma câmera compacta com excelente qualidade de imagem. A Olympus caprichou nessa série Pen digital e a EPL1 é um dos modelos mais elogiados do sistema micro 4/3. Discreta, é uma máquina excelente para street e para levar em viagens. Certeza de boas fotos caso resolva deixar sua DSLR em casa. Daria uma nota 9 para essa câmera mas na falta do viewfinder, ela fica com 8.


« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2011, 16:50:13 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 18:12:24
eu tenho uma gf1 com a 20mm 1.7

mas sinto um pouco de falta de um estabilizador de imagem, principalmente pras minhas filmagens descomprometidas..

pelo o que tava vendo essa epl1 tem uma qualidade de imagem fantastica!
To vendo se pego ela ou uma nex3 pra testar, ae fico com qual gostar mais!


Abracos


fabiotadashi

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
    • Fabio Tadashi Fotografia
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2011, 18:21:36
Estou com uma e-pl1 e sinto falta de um dial, mas tomei a decisão baseado em outros fatores e já contava com isso. Perde um pouco de agilidade, mas posso afirmar 100% que não dá para se arrepender dela... para viajar é show!!
Ex fotógrafo profissional!

Atual fotógrafo amador (com muito orgulho!)


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2011, 15:16:41
Faz. É muito ruim ajustar iso/abertura/velocidade só com o padzinho de 4 direções, mas para trabalhar em modo de prioridade, ok, embora um dialzinho pelo menos viria bem. Os dois dials da EP1/2 são ótimos, dá muita liberdade.

A mãe da minha namorada tem uma E-PL1 e mexo na camerazinha de vez em quando. É perfeita para ela... coloca no modo automático e sai clicando, mas para entusiastas, economizaria um pouco mais e pegaria uma E-P2 ou uma E-PL2 (que não é o ideal, mas tem um dialzinho).
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


caiosano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2011, 11:34:24
Eu sinto a falta do dial, mas não é nada que comprometa.