Autor Tópico: DSLR Controller para android  (Lida 2146 vezes)

Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Agosto de 2011, 15:34:27
a chainfire lançou por esses dias um app para android chamado dslr controller, software para controle da câmera pelo dispositivo.

"App developer Chainfire has created a program for tethered shooting of Canon DSLRs using Android 3.0-powered tablets. Its 'DSLR Controller' app uses a USB connection to provide a high level of control over Canon DSLRs. In addition to Android 3.0 (also known as Honeycomb) tablets, DSLR Controller can also be used on Samsung's Galaxy S2 smartphone. Beta version 0.5 of the app is currently available for around $8.50 from the Android Market and offers a wide range of control options, including touch focus, histogram, bulb capture and the ability to change many of the camera's shooting settings. Additional functions, including time lapse, video recording and image playback are still being worked-on. Chainfire says it plans to provide Nikon support once the Canon features are complete. (via PetaPixel)

Unlike existing apps, DSLR Controller doesn't require you to tether your camera to a computer - just to the tablet or phone.

The beta has, so far, been found to work with the EOS 550D (T2i), 600D (T3i), 50D, 60D, 7D, 5D Mk II and 1D Mk 4."

fonte: dpreview

há algum tempo estou namorando os tablets, mas esse software realmente me empolgou a comprar um. a idéia é utilizar o tablet principalmente para salvar e ver o preview, fazendo as fotos e controlando a câmera pelo viewfinder.
alguém sabe se isso é possível?
tenho feito alguns ensaios em que esse dispositivo seria uma mão na roda.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2011, 21:51:30
Mas, Pomba. O EOS Utility já não resolve essa necessidade? Creio que seja possível usar num Tablet ou Netbook.

Não? :ponder:


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2011, 22:30:46
dondon,
o eos utility é feito para windows / mac (?). para usar num tablet, esse teria que rodar windows, o que dizem ser uma combinação indigesta.
estou nessa dúvida tablet / netbook a umas semanas... o netbook resolveria os problemas e de quebra ainda poderia fazer alguma edição, mas para usar enquanto preview fora de estúdio estou achando uma solução pouco prática.
esse é o primeiro programa para android que permite o controle da camera. por tantos pedidos, acabaram lançando a versão beta para ir atendendo aos fotógrafos.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2011, 09:28:37
Putz, verdade, os famigerados Tablets rodam Android e não Windows.  :doh:

Os netbooks são tão levinhos, será que não rola mesmo de usar um?

enfim... boa sorte.  :ok: rs

[]s


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2011, 15:15:30
Eu nunca usei o IR do meu Nokia N95... esses tempos estava procurando uma forma de controlar DSLRs Pentax e não achei... essa selva de sistemas operacionais mobile só nos fazem gastar mais dinheiro. Saudades do Linux (não confundam Linux com Android).
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2011, 16:33:08
dondon,
um netbook fica bem apertado na bolsa que uso, já um tablet cabe tranquilo. outro ponto é a bateria, que no tablet dura mais. na verdade, pela parca experiência que tenho com notebooks (sempre tive desktop, mas sempre uso dos amigos) percebo que a bateria tende a perder carga bastante rápido, e acredito não ser muito diferente com os netbooks.
netbooks também tem resolução de 1024 por 600, e os programas de controle de camera usam resolução mínima de 1024 por 800. dá pra fazer funcionar, mas a foto ganha uma barra de rolagem de brinde. não muito interessante.
no momento, estou bastante inclinado para um tablet da asus, o eee pad.
http://www.bhphotovideo.com/c/search?Ntt=asus+eee+pad&N=0&InitialSearch=yes
pequeno, variedade de portas, configuração legal e tela ips.

francisco,
selva mesmo. vamos ver como a seleção natural vai evoluir os dispositivos.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2011, 19:05:00
Bacana esse da Asus, não conhecia. Parece ser uma maquinha bem interessante. :ok:

Basta testar o programinha pra Android. rs

[]s