Autor Tópico: Lentes M42 e FD para canon  (Lida 5202 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #15 Online: 09 de Agosto de 2011, 13:43:52
Amarildo, abaixo dos 35mm é bem complicado de achar algo bom. As melhores estão posicionadas entre 35mm, 50mm, 58mm, 85mm, 100mm, 135mm.
Comece pesquisando nessas DF's.

Existe um novo tipo de sensor no mercado. Eu esperaria uns meses até ele se popularizar mais e equipar todos modelos de adaptadores.
O Shalders já deu a manha de não usar lentes FD ou MD.
No mais, é achar uma boa peça por um preço bacana no e-Bay. Praticamente só dá pra achar coisa de qualidade excelente lá no e-Bay.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 09 de Agosto de 2011, 14:20:26
Esqueci de comentar... O chip é esse: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=220669478835&ssPageName=STRK:MEWNX:IT
(mesmo fornecedor do AlexandreS)

Uma lista rapida de algumas M42 de 50mm que já postei aqui no fórum pode ser vista aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=60061.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #17 Online: 09 de Agosto de 2011, 16:54:48
Encomendei mais dois destes adaptadores, desta vez sem a flange interna, para usar nas Tak 50mm e 135mm. Como a conversão portugues-inglês-chines e vice-versa nem sempre dá certo, vou esperar chegar prá ver se vem certinho rsrrsrsrrs

Essa Zeiss Flektogon é uma baita lente, pena que esteja tão cara. E abaixo de 35mm tem algumas opções, mas nem todas são claras. Eu gosto muito da minha Takumar 28mm f/3.5. Nítida, bem contrastada, praticamente sem distorções, mas é f/3.5, não é f/2.8.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 09 de Agosto de 2011, 17:23:38
Amarildo, abaixo dos 35mm é bem complicado de achar algo bom. As melhores estão posicionadas entre 35mm, 50mm, 58mm, 85mm, 100mm, 135mm.
Comece pesquisando nessas DF's.

Existe um novo tipo de sensor no mercado. Eu esperaria uns meses até ele se popularizar mais e equipar todos modelos de adaptadores.
O Shalders já deu a manha de não usar lentes FD ou MD.
No mais, é achar uma boa peça por um preço bacana no e-Bay. Praticamente só dá pra achar coisa de qualidade excelente lá no e-Bay.
Como assim hyde,novo sensor...ou vc quis dizer novo chip de confirmação de foco?não entendi direito.Vou ver se acho alguma lente 50mm aqui no Brasil mesmo,para começar a brincar .

Valeu pelas indicações das lentes.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2011, 17:25:38 por Amarildo Cardoso »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 10 de Agosto de 2011, 12:43:15
Só mais uma coisa, para quem pretende usar M42 ou seja lá o que mais em câmeras digitais que NÃO sejam full frame:

- São rarissimas as grande-angulares abaixo de 28mm decentes. Entenda por decente, as com boa qualidade de imagem. Não confunda com grande abertura.

- Se as GAs decentes são raras, as decentes de grande abertura são quase impossíveis. Tirando a Flektogon 20/2.8 e a Yashinon 20/3.3 não me lembro de nenhuma.

- GA é GA. Falar que uma 30mm em uma câmera com o crop de 1.6x vira uma 50mm em uma FF é errado. Elas tem o mesmo ângulo de visão e olhe lá. A compressão/expansão de perspectiva é completamente diferente ! Cuidado com isso.

- Será praticamente impossível desfocar completamente o fundo usando-se uma 20 ou 24 mm a não ser que a lente tenha uma abertura imensa, de F2 para baixo.

- Prepare o bolso. As GAs boas são caras, independente de seram Canons Ultrasonic novas ou M42 antigas. Quer um exemplo ? Uma Mamyia-Sekor 21/4 M42 custa em média 400 dólares no ebay.Ema EBC Fujinon 24mm 3.5 pode beirar $600. O preço da Flektogon vocês já sabem...

- Não esquecer que existem as Tamron Adaptall. Tem a 24/2.5 e a 28/2.5. Boas lentes, mas tem que comprar o adaptall para M42 (ou o que for necessário, hoje em dia existe até adaptall para EOS!)

- A não ser que você não se incomode com esses fatos, compre uma GA moderna, seja da Canon, Tamron, Tokina ou o que mais lhe agradar.


Resumindo, essas GAs antigas são mais factíveis em câmeras full frame. Eu uso na EOS-350D uma 20/2.8 USM que, tenho que ser honesto, é melhor que a Mamiya-Sekor 21/4 em F4. Já para a Sigma SD15, a Mamiya é melhor que a 20mm da Sigma 20/1.8 nas bordas.... E agora ? Tudo depende das opções. As vezes GA M42 é uma boa opção, outras vezes, não.


Mas falando de 28, 35, 50 e acima, a coisa fica interessante. Vais er MUITO difícil comprar uma 50mm ruim. Nem as Phenix chinesas são assim tão ruins. As Helios-44, soviéticas estão entra as mais baratas e comuns e tem boa performance. As Takumars 50, sejam 1.4, 1.8 ou 2, idem. As Yashinon 1.7 são absurdas (especialmente as fabricadas pela Tomioka), as Fujinon EBC são das melhores que existem, e por aí vai. Também tem as Zeiss Tessar, Sonnar, Pancolar e as Schneider Curtagon e Xenar. Se quer pegar pesado mesmo, tem as Angenieux.  :assobi:

Das 35mm, recomendo as Chinon, Fujinon, Pentax e Tamron. As Tomioka e Schneider são muuuuuito caras na casa dos 800 dólares pra cima.

Mas você não fica preso a M42. VocÊ encontra adaptadores para OM, K, R, Exacta/Topcon e varios outros para a EOS. Por exemplo a 21/3.5 da Zuiko é boazinha e mais barata que uma Yashinon ou Flektogon.


Outra coisa. Cansei de me aborrecer com os chips de foco automático. Todos eles com o tempo dão mau contato e a câmera fica doida. Arranquei TODOS. Mais vale você comprar uma tela de foco manual para a sua câmera. Todas as minhas digitais hoje em dia tem telas de foco da Haoda Screens. Custa perto de $100 cada mas vale cada centavo. As Katz também são ótimas. Essas chinesas de $30 que tem no ebay não valem nada, são escuras e tem espessura diferente, dão erro de fotometria e dão um trabalho desgraçado para serem ajustadas comprecisão.


Inté !





irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #21 Online: 10 de Agosto de 2011, 19:24:39
Só mais uma coisa, para quem pretende usar M42 ou seja lá o que mais em câmeras digitais que NÃO sejam full frame:

- São rarissimas as grande-angulares abaixo de 28mm decentes. Entenda por decente, as com boa qualidade de imagem. Não confunda com grande abertura.

- Se as GAs decentes são raras, as decentes de grande abertura são quase impossíveis. Tirando a Flektogon 20/2.8 e a Yashinon 20/3.3 não me lembro de nenhuma.

- GA é GA. Falar que uma 30mm em uma câmera com o crop de 1.6x vira uma 50mm em uma FF é errado. Elas tem o mesmo ângulo de visão e olhe lá. A compressão/expansão de perspectiva é completamente diferente ! Cuidado com isso.

- Será praticamente impossível desfocar completamente o fundo usando-se uma 20 ou 24 mm a não ser que a lente tenha uma abertura imensa, de F2 para baixo.

- Prepare o bolso. As GAs boas são caras, independente de seram Canons Ultrasonic novas ou M42 antigas. Quer um exemplo ? Uma Mamyia-Sekor 21/4 M42 custa em média 400 dólares no ebay.Ema EBC Fujinon 24mm 3.5 pode beirar $600. O preço da Flektogon vocês já sabem...

- Não esquecer que existem as Tamron Adaptall. Tem a 24/2.5 e a 28/2.5. Boas lentes, mas tem que comprar o adaptall para M42 (ou o que for necessário, hoje em dia existe até adaptall para EOS!)

- A não ser que você não se incomode com esses fatos, compre uma GA moderna, seja da Canon, Tamron, Tokina ou o que mais lhe agradar.


Resumindo, essas GAs antigas são mais factíveis em câmeras full frame. Eu uso na EOS-350D uma 20/2.8 USM que, tenho que ser honesto, é melhor que a Mamiya-Sekor 21/4 em F4. Já para a Sigma SD15, a Mamiya é melhor que a 20mm da Sigma 20/1.8 nas bordas.... E agora ? Tudo depende das opções. As vezes GA M42 é uma boa opção, outras vezes, não.


Mas falando de 28, 35, 50 e acima, a coisa fica interessante. Vais er MUITO difícil comprar uma 50mm ruim. Nem as Phenix chinesas são assim tão ruins. As Helios-44, soviéticas estão entra as mais baratas e comuns e tem boa performance. As Takumars 50, sejam 1.4, 1.8 ou 2, idem. As Yashinon 1.7 são absurdas (especialmente as fabricadas pela Tomioka), as Fujinon EBC são das melhores que existem, e por aí vai. Também tem as Zeiss Tessar, Sonnar, Pancolar e as Schneider Curtagon e Xenar. Se quer pegar pesado mesmo, tem as Angenieux.  :assobi:

Das 35mm, recomendo as Chinon, Fujinon, Pentax e Tamron. As Tomioka e Schneider são muuuuuito caras na casa dos 800 dólares pra cima.

Mas você não fica preso a M42. VocÊ encontra adaptadores para OM, K, R, Exacta/Topcon e varios outros para a EOS. Por exemplo a 21/3.5 da Zuiko é boazinha e mais barata que uma Yashinon ou Flektogon.


Outra coisa. Cansei de me aborrecer com os chips de foco automático. Todos eles com o tempo dão mau contato e a câmera fica doida. Arranquei TODOS. Mais vale você comprar uma tela de foco manual para a sua câmera. Todas as minhas digitais hoje em dia tem telas de foco da Haoda Screens. Custa perto de $100 cada mas vale cada centavo. As Katz também são ótimas. Essas chinesas de $30 que tem no ebay não valem nada, são escuras e tem espessura diferente, dão erro de fotometria e dão um trabalho desgraçado para serem ajustadas comprecisão.


Inté !

Shalders, foi uma aula...  :ok:
Só uma perguntinha, onde acho as telas de autofoco? consigo no Brasil?

Obrigado.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #22 Online: 10 de Agosto de 2011, 20:13:31

Como assim hyde,novo sensor...ou vc quis dizer novo chip de confirmação de foco?não entendi direito.Vou ver se acho alguma lente 50mm aqui no Brasil mesmo,para começar a brincar .

Valeu pelas indicações das lentes.
Shalders, foi uma aula...  :ok:
Só uma perguntinha, onde acho as telas de autofoco? consigo no Brasil?

Obrigado.

Amarildo, falha minha. Esqueça sensor. É chip mesmo.

_________________

JJ, dá uma olhada no site dos fabricantes, eles fazem venda direta ao consumidor:
http://www.katzeyeoptics.com/
http://haodascreen.com/default.aspx


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #23 Online: 10 de Agosto de 2011, 20:15:23
Shalders, valeu! Mais um monte de lentes para pesquisar e anotar para futuras oportunidades. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #24 Online: 10 de Agosto de 2011, 20:48:19
Amarildo, falha minha. Esqueça sensor. É chip mesmo.

_________________

JJ, dá uma olhada no site dos fabricantes, eles fazem venda direta ao consumidor:
http://www.katzeyeoptics.com/
http://haodascreen.com/default.aspx

Esse focus screen me lembra o sistema de foco de uma Canon T70 que eu tive. Não sabia que existia para as máquinas novas.

Obrigado.


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #25 Online: 11 de Agosto de 2011, 17:53:51
Existe adaptação propria no corpo das FD, sem precisar de optica a mais
as desse tipo perdem um pouco na abertura, não sei se acontece com todas mas uma minha 2.8 se comporta como 3.5 na abertura máxima
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 11 de Agosto de 2011, 20:07:01
Existe adaptação propria no corpo das FD, sem precisar de optica a mais
as desse tipo perdem um pouco na abertura, não sei se acontece com todas mas uma minha 2.8 se comporta como 3.5 na abertura máxima

Lente FD em corpo EOS ? Se não usar ótica, a lente se comporta como macro, nao foca no infinito, porque a distância de registro da baioneta EOS EF é maior que da FD. Não entendi direito o que você quis dizer.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #27 Online: 11 de Agosto de 2011, 21:33:49
É exatamente o que o Shalders mencionou. Se quer a funcionalidade completa da lente, obrigatoriamente tem que ter o elemento ótico, porque o registro fica aquém do plano do sensor.
É assim Canon (FD /FL); Fujica X Mount; Konica F; Minolta MD; e, Miranda (SALVO ENGANO), porque todas tem registro menor que o Canon  EOS que é de 44mm.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #28 Online: 11 de Agosto de 2011, 23:24:17
Acho que o TechUser quis dizer que rola uma adaptação na baioneta FD que permite o uso nas EOS. Não sei como funciona ao certo nem se funciona em todas as lentes, mas conheci um forista de outro forum que fez essa adaptação e segundo ele, usava normalmente na XTi. Não lembro que lente era, lembro que ele disse foi um processo de engenharia danado.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #29 Online: 12 de Agosto de 2011, 09:42:59
Mas aí só se o cara cavocar a baioneta para poder enfiar a lente mais fundo  :shock:  :assobi: * para colocar no registro correto dos 44mm.
Não corre o risco de bater no espelho???

*Aposto que vão sacanear.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova