Autor Tópico: Quero me especializar no ramo de fotografia  (Lida 6005 vezes)

Helenja

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Online: 10 de Agosto de 2011, 13:59:31
Olá,

Sou nova por aqui, então toda ajuda será bem vinda.
Eu amo tudo que diz respeito a fotografia, porém, tudo que sei é por meio de livros, revistas etc, mas sei que levo jeito pra coisa pois todos gostam das minhas fotografias e sempre me chamam para registrar momentos em família, até mesmo na empresa onde trabalho. Gostaria muito de me especializar para poder trabalhar no ramo, pois descobri que eu realmente quero isso. Gostaria de dicas para comprar uma boa máquina com um custo médio. Qual a mais indicada para iniciantes como eu? Devo fazer um curso, por onde devo começar?

Se alguém puder me ajudar eu ficarei a gradecida.

Helen


jberg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
  • o sonho será mais forte. sempre.
Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2011, 23:03:35
Ola Helenja :)

De que cidade vc é?

Quanto esta disposta a gastar em uma máquina?

Vai comprar em loja física ou mercadolivre da vida?

Canon 70D
18-135mm KIT (canon)
17-55mm 2.8 (canon)
24mm 2.8 (canon)
50mm 1.8 (canon)


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2011, 23:38:46


Voce quer trabalhar com fotografia ou se divertir com fotografia?

Se quer trabalhar. que tipo de fotos quer fazer? eventos sociais? produtos? etc etc etc

Quanto pretende investir?

quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2011, 00:12:45
os posts anteriores ficaram ótimos, pois acredito que sua pergunta não é para se respondida diretamente, mas gerar muitas outras para você mesma responder, como por exemplo:

1. vai tirar o sustento da fotografia??? legal.. e no período inicial em que ainda não terá cliente?? está preparada para isto??
2. "meus colegas sempre me chamam para fotografar.." e quanto você cobra??? não cobra?? e quando começar a cobrar eles continuarão a te chamar??
3. está preparando sua EUpresa com o seu departamento de EUMarketing, EURelacionamento com Cliente, EUFinanceiro??
4. como já foi questionado anteriormente... em que área irá atuar?  Os melhores fotógrafos não são melhores em todos os tipos de fotografia.. uma vez falei com um mestre (em minha opinião) na fotografia de natureza e ele ficou mais apavorado ao ser o segundo fotógrafo em um casamento do que fazendo as fotos de animais selvagens...
5. existirão muitas outras questões, mas a melhor forma para atuar nesta área é se estruturar com um bom planejamento e... boa sorte.. sucesso.
 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2011, 00:18:11
os posts anteriores ficaram ótimos, pois acredito que sua pergunta não é para se respondida diretamente, mas gerar muitas outras para você mesma responder, como por exemplo:

1. vai tirar o sustento da fotografia??? legal.. e no período inicial em que ainda não terá cliente?? está preparada para isto??
2. "meus colegas sempre me chamam para fotografar.." e quanto você cobra??? não cobra?? e quando começar a cobrar eles continuarão a te chamar??
3. está preparando sua EUpresa com o seu departamento de EUMarketing, EURelacionamento com Cliente, EUFinanceiro??
4. como já foi questionado anteriormente... em que área irá atuar?  Os melhores fotógrafos não são melhores em todos os tipos de fotografia.. uma vez falei com um mestre (em minha opinião) na fotografia de natureza e ele ficou mais apavorado ao ser o segundo fotógrafo em um casamento do que fazendo as fotos de animais selvagens...
5. existirão muitas outras questões, mas a melhor forma para atuar nesta área é se estruturar com um bom planejamento e... boa sorte.. sucesso.
 :ok:

Falou e disse. :clap: :clap: :clap:


luizfcoimbra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2011, 00:47:34
hehehe gostei do item 4. na minha opiniao, há dois tipos de fotógrafos profissionais: os que fazem tudo e os que fazem arte (que pra mim é sinônimo de trabalho autoral). tenho um grande amigo que é excelente fotógrafo de arquitetura, está começando a publicar em revistas especializadas européias e absolutamente não gosta/quer/sabe fotografar pessoas.

o que ainda não sei é se é possível, profissionalmente, fazer autoral sem ter feito tudo antes. algumas pessoas conseguiram, outras não. o próprio sebastião salgado fazia fotojornalismo antes de ficar famoso pelo trabalho autoral.

eu fotografo profissionalmente, mas não dependo disso pra viver. é uma coisa que faço por prazer e que complementa minha renda. infelizmente, ainda não tive a oportunidade de fazer nada próximo do meu trabalho autoral nas fotos que fui/sou remunerado pra fazer. não sei se existe algum caminho certo, mas acho que se você pretende fazer desse o seu ganha-pão, precisa mesmo se estruturar e ter um bom planejamento e o primeiro passo é decidir o que quer fotografar.

a resposta pode ser tudo e não tem problema; tem muita gente que vive de foto assim. só acho que é uma escolha que vai te distanciar da possibilidade de fazer arte (trabalho autoral), mas, por outro lado, muito provavelmente te trará melhores resultados financeiros no curto prazo.

o fato é que é necessário estruturar bem as idéias porque tudo isso vai direcionar a escolha do equipamento, a publicidade, enfim, diversas questões com as quais você vai ter que lidar...


Helenja

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 11 de Agosto de 2011, 17:31:17
Ola Helenja :)

De que cidade vc é?

Quanto esta disposta a gastar em uma máquina?

Vai comprar em loja física ou mercadolivre da vida?

Olá,

Sou de Brasília, estou disposta a gastar o necessário para um bom apredizado e pretendo comprar em loja física.

Obrigada!


Helenja

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2011, 17:37:59

Voce quer trabalhar com fotografia ou se divertir com fotografia?

Se quer trabalhar. que tipo de fotos quer fazer? eventos sociais? produtos? etc etc etc

Quanto pretende investir?

Olá,

Eu quero trabalhar com fotografia, casamentos, aniversários e estúdio.
Pretendo gastar o que for necessário para um bom aprendizado.

Obrigada!


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #8 Online: 11 de Agosto de 2011, 20:45:26
Compre e estude os classicos de ansel adams

A camera
O negativo


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #9 Online: 11 de Agosto de 2011, 20:47:14
Sobre a máquina, vah de d90 e essas duas lentes:

24 70 2.8
50mm 1.8

Jardel.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 11 de Agosto de 2011, 21:21:43
Compre e estude os classicos de ansel adams

A camera
O negativo

E 'A Cópia'... mesmo falando de revelação física, dá uma grande base teórica.

Se $$$ não é problema, eu investiria em um set com GA, meia tele, tele e 35, 50 e 85mm prime rápidas/ultra-rápidas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #11 Online: 12 de Agosto de 2011, 09:53:21
Olá,

Eu quero trabalhar com fotografia, casamentos, aniversários e estúdio.
Pretendo gastar o que for necessário para um bom aprendizado.

Obrigada!

Se você quer gastar com aprendizado, compre um Nikon D3100 e alguns livros, faça cursos.
Não é com um equipamento Top que vai aprender as regrinhas básicas e composição.
Quer aprender mesmo?!!!  Compre uma câmera bem antiga, de filme, toda manual. Ai você aprende, ou desiste. heheheh


Exercite, tente fazer uma foto semelhante ao de um fotografo renomado.
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #12 Online: 12 de Agosto de 2011, 09:54:23
Olá,
Eu quero trabalhar com fotografia, casamentos, aniversários e estúdio.
Pretendo gastar o que for necessário para um bom aprendizado.
Obrigada!

Nesse caso vc vai precisar de cursos sim... o básico, o de eventos sociais e o de estúdio.


Helenja

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 12 de Agosto de 2011, 16:52:38
Se você quer gastar com aprendizado, compre um Nikon D3100 e alguns livros, faça cursos.
Não é com um equipamento Top que vai aprender as regrinhas básicas e composição.
Quer aprender mesmo?!!!  Compre uma câmera bem antiga, de filme, toda manual. Ai você aprende, ou desiste. heheheh


Exercite, tente fazer uma foto semelhante ao de um fotografo renomado.

Obrigada pela dica, eu estive pesquisando mesmo sobre a Nikon D3100 e estou pensando em adquirir uma dessas. Acho que pra começar essa deve ser uma boa máquina, não é? Bom, eu não entendo muito, mas essa foi a mais indicada.

Mais uma vez, obrigada!


Helenja

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 12 de Agosto de 2011, 16:56:37
Nesse caso vc vai precisar de cursos sim... o básico, o de eventos sociais e o de estúdio.

Sim, pretendo fazer um curso. Aqui em Brasília tem uma Universidade da Fotografia onde oferece muitos cursos, estou me informando para poder me matricular neles...rs

Obrigada!