Autor Tópico: AJUDA COM FOTO ANTIGA  (Lida 17959 vezes)

elam

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 13 de Agosto de 2011, 21:23:17
Amigos boa noite.
Acabei de chegar e já estou pedindo mas, estou com um problema que não consigo resolver.
Tenho algumas fotos do meu filho com idade entre 1 e 3 anos (hoje ele tem 18) e essas fotos estão em quadros com vidro. Ontem fui trocar as molduras e as fotos estão todas com algum ponto coladas no vidro e, não consigo solta-las sem danificar algum ponto das fotos.
Como aqui na minha região ( cabo frio - rj) não se encontra mais fotografos tradicionais (tudo virou "digital") não encontrei ninguem para descolar as fotos dos vidros.
Alguem aqui poderia me ajudar nessa tarefa? As fotos não tem nagativos nem encontro mais o fotografo para saber se ele arquivou os negativos.

Agradeço qualquer ajuda.

Obrigado.

Elam  :ok:


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2011, 21:41:06
água.. apenas água. Vc terá que deixar as fotos COM VIDRO na água. Isso vai amolecer a emulsão e solta-la do vidro. PORÉM vc pode providenciar algo ANTES: fotografar as fotos ANTES de tentar removê-las do vidro. Isso te daria alguma garantia de ter a foto integra, antes de tentar a liberação.

Nota: deixe de molho a noite toda, não tenha pressa. Depois, menos pressa ainda no secar, estique-a à sombra, sem mexer muito com elas, até que sequem por completo (mais ou menos 24h).
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


elam

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2011, 13:14:20
Obrigado Irado. já tinha encontrado essa dica na net mas, como não se pode acreditar em tudo que se encontra na net, preferi perguntar a quem sabe das coisas.
Só mais uma pergunta...
depois de retirar do vidro deixo secar à sombra numa superfície plana. Pode ser o granito da pia da cozinha? e depois precisa passar o ferro quente sobre a foto pra voltar o brilho?
Obrigado


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2011, 13:27:05
depois de retirar do vidro deixo secar à sombra numa superfície plana. Pode ser o granito da pia da cozinha? e depois precisa passar o ferro quente sobre a foto pra voltar o brilho?
Obrigado

deve sim, deixar no granito da pia, que é superficie plana e altamente polida, mas NÃO com a superficie com emulsão (vai que gruda de novo? - rs); BTW, eu nunca usei o método de ferro quente e, cá entre nós, não o usaria mesmo porque a probabilidade de amolecer e "melar" a emulsão é grande. Muitos, muitos eons atrás (alguns persecs) eu sei que se podia "abrilhantar" uma foto a quente, mas era meio complicado, uma placa de aço inoxidável ALTAMENTE polido, curva, e aquecimento até (+/-) 40 Celsius, onde se apoiava a foto pela emulsão, molhada,  na placa e deixava-se algumas horas. Agora, com ferro quente.. sei não.. repito: EU não arriscaria.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2011, 07:14:00
Desculpe a minha ignorancia, mas a água não vai borrar a imagem?

A alguns dias eu tinha umas copias coloridas de umas fotos, em papel pérola, e por descuido meu caiu alguns pingos de chuva. E onde esses pingos cairam borrou a imagem...

Abraços


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2011, 09:54:56
Desculpe a minha ignorancia, mas a água não vai borrar a imagem?
A alguns dias eu tinha umas copias coloridas de umas fotos, em papel pérola, e por descuido meu caiu alguns pingos de chuva. E onde esses pingos cairam borrou a imagem...

fotos antigas eram processadas em meio úmido e não impressas, como são hoje em dia, a partir de uma imagem gravada em meio digital. Por "antigas" eu imagino algo com mais ou menos 5 a 10 anos atrás, é  seja o caso do post original (por volta de 15 anos).
« Última modificação: 15 de Agosto de 2011, 09:56:10 por irado »
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2011, 10:05:02
hmm entendi, processo parecido com a ampliação PB?

Obrigado pelo esclarecimento =)


elam

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2011, 23:26:04
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
realmente nos idos de 1500, quando cabral chegou por aqui, usava-se essa técnica da chapa quente mas, chapa quente hoje é outra coisa rsrsr.
Lembro de fazer alguns ensaios num quarto escuro com banho químico e luz vermelha. a garotada hoje não tem nem ideia do que é isso. (rsrsrs coisa de velho).
um abraço a todos.

alguem sabe onde encontro filmes P&B 35 mm de boa qualidade e um ampliador P&B com preço razoavel?