Autor Tópico: Zoom e distancias focais  (Lida 2417 vezes)

leopereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
Online: 14 de Agosto de 2011, 03:41:40
Nao sei se postei no lugar certo..se tiver errado me desculpem

sou novato e nao entendo quase nada..me desculpem se minha duvida for idiota

Pelo que entendi o zoom de uma camera eh determinado dividindo as distancias focais..tipo..uma lente 55-300 tem 5,45x de zoom
a minha duvida eh q tipo..minha namorada tem uma point and shoot de 14x de zoom optico..ela tem 5-70mm
a imagem aproxima bastante

eu tava lendo um review dessa camera e no zoom maximo tava escrito 392mm equivalent
eu queria saber como eh feita essa medicao..pq pela logica uma lente 300 deveria aproximar mais que uma 70mm

se eu botar uma 55-300 em uma DX ela vai ser 82,5-450..entao eu vou conseguir aproximar mais que a point and shoot da minha namorada?

obrigado




Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2011, 11:42:59
Esqueça zoom em lentes intercambiáveis. Pense em DF's e ângulo de visão.

Quer ver como essa coisa de zoom é furada... Essa lente, p. ex., é uma prime e, portanto, tem 0X de zoom:

http://www.youtube.com/watch?v=U0E-nZOlY_k

No entanto o ângulo diagonal de visão é de cerca 2º. Aposto que a lente de sua namorada mesmo com os 14X não tem isso...rs

Para saber se tua futura lente aproximará tanto quanto a da tua namorada, procure reviews das lentes e veja qual o ângulo de visão delas.

PS: Apaguei tua tentativa de venda na assinatura. Não torne a tentar burlar as regras do fórum.


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


leopereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2011, 13:19:09
nao sabia que nao podia botar vendas na assinatura..foi mal

po..com essa lente do video ele tem que ver ate outro planeta

mas a duvida continua..nao consegui entender muito bem
uma 55-300 em uma camera DX vira uma 82,5-450..entao ja q a da minha namorada eh 392mm equivalente pensei q eu aproximaria mais

uma das lentes que to pensando em pegar eh uma 28-300
Angle of View    74° - 8°
DX Picture Angle: 53° - 5°

na pratica nao sei o que isso quer dizer..ahauahuaa

uma lente 70-300 pode aproximar menos ou mais que uma 55-300 dependendo do angulo de visao?

obrigado



FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2011, 18:03:11
Não entendo muito, mas acho que dá pra ajudar, hehe

Isso que você postou é o ângulo de visão da lente, no formato DX, por conta do sensor cropado, o ângulo de visão dela é menor. O ângulo de visão nada mais é do que o ângulo que a lente tem para captar uma imagem. Uma fisheye tem um ângulo de visão na casa dos 170º, por que uma foto de fisheye cabem muito mais elementos, quase como se fosse um semi círculo (180º). A que você postou, no zoom máximo tem um campo de visão de 5º. Esse grau mais a distância focal que vão dar o poder do zoom da lente. Lentes de mesma distância focal mas com campos de visão diferentes geram distâncias diferentes dos temas fotografados.

Em teoria, a sua fotografaria temas com mais zoom, mas tem que ver o campo de visão dela na df máxima. Lembre-se também que lentes com range muito grande podem distorcer um pouco as fotos em dfs grandes

Abs


leopereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2011, 20:24:17
obrigado pela ajuda
entao para a mesma distancia focal..qto menor o angulo de visao mais aproxima?

uma lente 28-300 pode distorcer em 28 ou em 300?

abracos


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2011, 20:34:13
'Equivalente' quer dizer se fosse numa 35mm (FF), porque essa sempre é a medida padrão utilizada (veio da época do filme fotográfico de 35mm).

Assim, uma 300mm (em 35mm) * 1,6 = 450mm em DX.

Os 392mm dela são equivalentes. E o seu são 300mm. O seu perde...rsrs

Mas sempre leve em consideração o ângulo de visão. É ele quem dá a noção exata do campo de visão que vc terá com a lente com o zoom puxado ao máximo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2011, 20:37:35
obrigado pela ajuda
entao para a mesma distancia focal..qto menor o angulo de visao mais aproxima?

uma lente 28-300 pode distorcer em 28 ou em 300?

abracos

Sim.

Pode distorcem em ambas as pontas, dependendo da qualidade da lente. Viste os sites de reviews de lentes e veja com seus próprios olhos as distorções que as lentes tem.
Canon: http://www.photozone.de/canon_eos_ff/426-canon_28300_3556is_5d?start=1
Nikon: http://www.photozone.de/nikon_ff/578-nikkorafs28300vrff?start=1

A Canon apresenta menos distorções em todas as DF's.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


leopereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2011, 22:52:14
eu tenho uma D5000 e vou comprar uma D7000..entao eh nikon..hehehe
po..essa 28-300 eh bem carinha..
to numa duvida mt grande em relacao a qual lente..mas dp vo criar um topico exclusivamente para isso

vc sabe qual lente com boa range apresenta menos distorcao?

Mr.Hyde
entao..uma lente 28-300 em uma DX fica 42-450...q eh maior que 392

abracos
 


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2011, 23:17:59
(...)

Mr.Hyde
entao..uma lente 28-300 em uma DX fica 42-450...q eh maior que 392

abracos

Não fica não. Por isso é furada ficar pensando em zoom.

Uma 28-300 sempre será 28-300. Seja em FF, cropada ou MF. O que muda é o ângulo de visão, porque o sensor tem tamanho diferente e registra 'quantidades' diferentes de iamgem, não aproveitando a cobertura total da lente.

DF é característica física da lente. Ele permanece mesmo que vc intercambeie a lente entre cams com sensores de tamanhos diferentes.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


leopereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2011, 23:36:31
mas todo mundo diz que uma 35mm em DX da a visao de uma 50mm e uma 50mm da a visao de uma 75mm..por isso que a 35mm tem mais uso em DX e tal
vc mesmo disse
Assim, uma 300mm (em 35mm) * 1,6 = 450mm em DX

desculpa a ignorancia cara..eh pq realmente nao to conseguindo entender..ja que sempre li que tem que multiplicar por 1,5x e tal
sei que uma 14mm registra mt mais imagem..mas uma 14mm em DX vai registrar menos..mas nao ta aproximando e sim dando um crop?

quanto ao angulo de visao..quanto menor mais aproxima? como posso comparar?

obrigado


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2011, 23:44:55
mas todo mundo diz que uma 35mm em DX da a visao de uma 50mm e uma 50mm da a visao de uma 75mm..por isso que a 35mm tem mais uso em DX e tal
vc mesmo disse
Assim, uma 300mm (em 35mm) * 1,6 = 450mm em DX

desculpa a ignorancia cara..eh pq realmente nao to conseguindo entender..ja que sempre li que tem que multiplicar por 1,5x e tal
sei que uma 14mm registra mt mais imagem..mas uma 14mm em DX vai registrar menos..mas nao ta aproximando e sim dando um crop?

quanto ao angulo de visao..quanto menor mais aproxima? como posso comparar?

obrigado

Leo, vc tá pensando certo rapaz. Veja o que eu disse: "Assim, uma 300mm (em 35mm) * 1,6 = 450mm em DX.". Esse "em DX" faz toda a diferença.

E o que todo mundo diz tá correto. Elas tem VISÃO (ângulo de visão). Elas não se transformam em outra DF porque saiu de FF para cropada. Elas mudam o ÂNGULO DE VISÃO. Na verdade não é nem ela... É o sensor que registra apenas uma parte da imagem que a lente entrega, por isso um ÂNGULO MENOR. Numa DX toda "DF será alongada" (entre aspas porque a DF na verdade não muda), o que gerará um "zoom" (que é uma forma errônea de pensar o problema) e, por isso, aproximando.

Existe crop mas esse é no sensor, não na imagem. A imagem sempre será a mesma, seja numa FF ou cropada, só que o sensor cropado registra menos imagem, num ângulo mais fechado, dando a impressão de proximidade.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


leopereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2011, 23:57:14
entao
uma 300 em DX vai aproximar mais que uma 300 em FF

eu entendi quanto ao angulo de visao..a questao eh saber se aproxima ou se eh apenas um crop da imagem dando a impressao de proximidade
acho que to ficando maluco

acho que nao to conseguindo explicar o que to querendo dizer e devo ta passando a impressao de que sou mt burro..ahauahuahauahuaha


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 16 de Agosto de 2011, 09:13:40
entao
uma 300 em DX vai aproximar mais que uma 300 em FF

(...)

Sim.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova