Autor Tópico: Sony P100  (Lida 1942 vezes)

Edu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
    • http://esponjablog.weblogger.com.br
Online: 25 de Janeiro de 2005, 09:16:31
Fazia uns 2 anos que havia me interessado por fotografia e somente agora (faz 2 meses) adquiri uma P100. Só gostaria da opinião de vocês sobre esta máquina. Foi uma boa aquisição?

Obrigado!
"O sábio é descreto, não se faz notar, não busca fama, nem recompensa, apenas brilha, não compete com ninguem e por ele nao estar competindo ninguem pode competir com ele...."


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2005, 22:57:41
dependo do que vc pretende fazer com ela, ela é uma boa camera!

me fale mais o que vc pretende fazer com ela? é so para fotos casuais, de familia, ou vc pretende estudar fotografia e ter um pouco mais de tecnica?

 


Edu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
    • http://esponjablog.weblogger.com.br
Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2005, 23:07:38
Obrigado por responder.

Respondendo a sua pergunta, eu gostaria basicamente das 2 coisas. No início até comprei mais pra fotografar a minha vida mesmo, mas como eu já tinha um interesse anterior por fotografia, aproveitei a compra pra começar a estudar um pouco.

Acho que pra começar está bom né? Sempre ouvi falar que não é a máquina que faz o fotógrafo... então... ehehehe...

Abraços.
"O sábio é descreto, não se faz notar, não busca fama, nem recompensa, apenas brilha, não compete com ninguem e por ele nao estar competindo ninguem pode competir com ele...."


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2005, 23:32:12
realmente o que vale é o seu conhecimento como fotografo, por isso estude bastante! a maquina é o de menos!

a sua p100 tem controles manuais ne? o modo M!

ele vai ser importante quando vc quiser fazer uma foto diferente!

quanto a p100, eu lhe digo que praticamente todas as cameras de marcas conhecidas como canon, nikon, olympus, sony, minolta, é tudo praticamente igual nessa categoria, apenas umas sao mais baratas que as outras!

como vc ta comecando, acho que vc ta no caminho certo! é bom começar la de baixo e depois, conforme a necessidade, ir evoluindo em termos de equipamento!

eu vejo muitas pessoas que estao iniciando em fotografia e ja querem a melhor maquina possivel, tipo uma 20d de 6000 reais! sendo que essa pessoa nao vai usar 20% do que a camera oferece!

eu tenho um amigo que fez um curso de fotografia de 4 meses, passou um ano fotografando para um jornal com um camera de filme e depois passou para o digital! compro a melhor do tempo, que era a 10d! passou um ano com a 10d e ele queria comprar outra melhor ainda! por incrivel que pareça ele queria a 1ds, de 8000 dolares, pois dizia que a 10d nao era uma boa camera!

um dia eu pequei ela e comecei a explora-la! e aprendi a mexer em varias funcoes e acabei descobrindo que a lente dele nao regulava a abertura, alem de ensina-lo a fazer um foco automatico!

ou seja, ele tinha a camera a 1 ano, e nao sabia mexer nela! quando ele mexia na abertura e nao dava resultado, ele pensava que era a camera que era assim, pq era digital! e quando ao foco, que nao dava pra fazer automatico no modo M!

depois que falei varias coisas pra ele sobre sua propria camera, ele foi aprender a usa-la e ver o quanto era ela boa!

por isso eu digo: so mude de equipamento, quando vc precisar de uma funcao que sua camera nao tem! por isso explore ela 110%, aprenda tudo, e se por acaso daqui a um tempo( conforme o seu aprendizado e o grau de exigencia que for adiquirindo), sentir falta de alguma funcao que ela nao tem, vc comeca a pesquisar qual camera tem e so ai compra muda de equipamento!

---

eu comecei a me interessar por fotografia em 2003 e comprei uma olympus c700 de 2 megapixels (comecei de baixo assim como vc). passou um ano, aprendi muita coisa e senti a necessidade de ter uma camera mais rapida para comecar a trabalhar, ai comprei uma 828, que é a compacta mais avancada, uma outra categoria. ja se passou 1 ano e agora to comprando uma reflex 20d (que é outra categoria, mas avancada ainda). o meu amigo comecou por essa ultima!

----
para mostrar que uma camera nao é tudo, 80% das fotos que uma camera profissional faz, uma camera mais barata com controles manuais tambem faz!

veja meu site! 90% dessa fotos foi tirada com uma camera de 2megapixel

http://www.theresina.com.br/revista
 


Edu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
    • http://esponjablog.weblogger.com.br
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2005, 17:23:00
Você disse tudo.

Gostei bastante das fotos do seu site. Mas em algumas você utilizou o photoshop né? ou estou enganado?

Sim. a P100 tem o modo manual. Já brinquei bastante com a abertura do obturador e a configuração do ISO. E brincando aprendi muita coisa. Fiz muitas fotos ruins no início mas com o tempo fui aprendendo como compensar as perdas e ganhos com os recursos dela.

Agora com praticamente 2 meses de fotografia já consigo fazer algumas fotos que considero legais. Acabei de postar uma foto que fiz no dia 01.01.2005. Está naquela sessão que o pessoal posta as suas fotos.

Realmente não conheço muito de máquinas fotográficas, então não conheço mto as que você citou no seu post anterior. Mas com o tempo e dedicação, creio que irei aprender muito, tanto em buscas próprias, brincadeiras com a máquina e aqui no fórum.

Agradeço muito a sua opinião. Me ajudou muito a valorizar a máquina que comprei. Com certeza vou fazer muitas fotos boas ainda com ela e colocar aqui no fórum mostrando o resultado dos meus estudos.

Abraços.
"O sábio é descreto, não se faz notar, não busca fama, nem recompensa, apenas brilha, não compete com ninguem e por ele nao estar competindo ninguem pode competir com ele...."


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2005, 02:08:30
A P100 é ótima como compacta automática, mas como máquina pra fotos mais elaboradas, complica... O modo manual dela é super limitado, não dá pra escolher mais do que 2 valores de abertura diferentes. E o foco não é manual verdadeiramente, só por passos. Além disso o próprio manejo dela é mais adequado pra quem faz fotos casuais. Mas pra começar tá valendo (eu também comecei com uma Sony), futuramente pense em um upgrade pra uma câmera com controles manuais realmente funcionais, como as Canon, Fuji, Minolta, Olympus, Nikon, etc :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil