Autor Tópico: Lente Leica em Nikon tem como?  (Lida 4132 vezes)

stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Agosto de 2011, 01:54:00
Pessoal Desculpe mais uma vez pela minha ignorância , mas é assim que aprendo sobre fotografia , perguntando para os experientes...

Na minha opnião as lentes são mais importantes na qualidade das imagens , em seguida os sensores , mas a minha pergunta é:

existe a alguma maneira de usar lentes Leica numa D90 por exemplo , sem ser desta maneira , ou seja, desmontando tudo como no link abaixo , existe algum anel de adaptação que faça essa mudança , nem que fique em modo manual...hehe

http://www.leitax.com/leica-lens-for-nikon-cameras.html

agradeço respostas  :ponder:
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2011, 02:39:23
Existe adaptador para usar lentes Leica-R em Nikon, custa entre 15 e 39 dolares no ebay. O sistema da Leitax é caro e modifica a lente, coisa que nem sempre desejamos. Uma lente Leica modificada perde muito o valor de revenda.

Outra coisa, evite os aneis com confirmação de foco. Nenhum funciona 100% bem e com o tempo o chip dá mau contato, mesmo o mais caro, o Dandellion. Se for usar lentes Leica, compre uma tela de foco manual decente para a sua câmera, da Haoda ou da Katz. Prepare o bolso, são caras mas valem cada centavo. As chinesas genéricas que tem no ebay são um lixo total. Comprei uma e foi para o lixo. Tenho 3 câmeras com as Haoda, perfeitas.


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2011, 13:03:28
Antonio ! primeiramente obrigado pelas informações, mas deixa eu perguntar uma coisa:

1 - Tenho que mudar essa tela de foco em uma autorizada ou existe um manual que mostra como trocar ?

2 - após trocar , altera algo na fotometria e no AF?

3 - eu não vou ter mais aqueles pontos de foco quando olhar no visor certo. e como farei para selecionar um ponto de foco fora do centro do visor  quando fotografar por exemplo , eu vou conseguir usar a trava do foco no botão de disparo normalmente?

desculpe pelas perguntas , mas tenho medo de alterar um equipamento meu  (D90 e D7000) e me atrapalhar na hora de fazer eventos , pois pessoalmente gostos de fotos com qualidade (nitidez, contraste, etc como as lentes Leica dão) mas preciso que facilite também na hora dos eventos ...

gostaria de que essa alteração fosse compensativo...

vc mudou as suas máquinas também e não se arrepende ? vc faz eventos também ? não te atrapalha em nada a  tela de foco tipo bipartida?

aguardo e muito obrigado novamente

 
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2011, 18:25:37
Stalone,

Não sei se o Sr. Haoda tem para a D90 pronta, pode ser que tenha que encomendar, aí demora uns 45 dias. Se quiser mande um e-mail para ele, pode falar que é conhecido meu, que se ele não tiver pronta ele faz. Se for fazer, não esqueça de especificar se quer split horizontal, diagonal, microprisma ou a combinação de split + microprisma. O email dele é haodafu@yahoo.com

Aqui a página com os despolidos:  http://haodascreen.com/othercameras.aspx

Respondendo:

1 - A facilidade da troca varia de modelo a modelo. Na 5D é simplissimo, nas Sigma, bem chatinho. Na D90 não sei, faz muito tempo que não uso Nikon.

2 - Não altera o AF porque o sistema de AF não passa pelo prisma. Geralmente não altera a fotometria. Na 5D não alterou, mas nada garante que na sua não altere. Aí é só aplicar uma compensação de exposição básica.

3 - Depende da câmera. Na 5D, nas Sigma SD15 que eu tenho, os pontos continuam funcionando. Na 350D não, você vê somente um brilho difuso em vermelho na posição do ponto. Esse problema é mais comum nas câmeras de antes de 2005.

Mas veja bem, usando lentes mecânicas, de foco manual que não sejam Nikon AI ou AI-S você perde (obviamente além do foco automático), o controle automático do diafragma. Traduzindo, se você põe uma lente Leica na sua Nikon digital, a câmera vai funcionar em foco manual (obvio) e nos modos prioridade de abertura e manual SOMENTE. Nada de modo program, prioridade de velocidade ou aqueles programas tipo esporte, retrato, etc.

Para focalizar nessas lentes não AI/AI-S tem que fazer o foco com o diafragma totalmente aberto, e após focalizar, aí sim regular a abertura. Note que o visor vai escurecer.

Inconveniente ? Sim. Mas dependendo da lente que for usar, vale 100%. Eu não usaria em eventos, a não ser que a operação bem mais lenta (comparada com o AF)  não te atrapalhe.

Eu cresci usando câmeras mecânicas manuais. Para mim está no sangue e não me incomoda a mínima. Todas as minhas DSLRs tem tela de foco manual e para mim valeu cada centavo. É um prazer eu poder usar as minhas lentes Leica-R, Mamiyas e Fujinons EBC com elas. Mas cada um pensa e trabalha de um jeito.

Aqui, a 5D com uma Vario-Elmar (acoplada via adaptador)





stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2011, 00:29:35
Valeu Antonio ! muito esclarecedor e fico muito grato de vc perder tempo para me explicar , agradeço mesmo de coração ...

quanto a ser manual , eu também sou fã , pois eu usava e tive Nikon FM , FM2 Zenit 122 , Frata 140 , Tron 400 e muito mais, tenho muita saudade e arrependimento de ter desfeito desses equipamento ,...hehe

eu estou interessado nesse assunto , pois meu sonho seria uma M9, hehe ,pois seria a única que seria a mais perfeita pra mim, totalmente em manual e Digital ao mesmo tempo ,... mas ficará só no sonho, sendo assim pensei seriamente em apenas adquirir uma lente da Leica pelo menos ou uma vorthlander, ou mesmo Carl Zeiss , ...

mas ja andei pesquisando na Net algumas coisas sobre esse assunto e me interessei mais ainda , pena que sai um bocado caro, mas aos poucos vou ver se consigo realizar esse desejo de " fotos de qualidade" .. vou mandar email para essa pessoa que vc me passou , fazer umas perguntas ...

quanto a evento, eu não usaria esse sistema de adaptação , seria mais por prazer mesmo em fotografar com qualidade...

Abraço e muito obrigado

Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2011, 03:15:06
eu usei um desses adaptadores xing-ling de Leica R para Nikon, a montagem é muito simples, e não modifica nada na objetiva.. praticamente tirar os parafusos e trocar a baioneta ...mas achei que o infinito não ficou muito 100%, mas nada grave
eu também usei as lentes de Hassel que acho um espetáculo, até porque é para médio formato
estou até para vender esse adaptador Hassel/Nikon  ou trocar por um Hassel/EOS..e a lente Elmarit-R 180mm 2.8 já adaptada para Nikon também vai embora..optei em ficar com as Carl Zeiss da Hasselblad, estou com uma Hasselblad CF Zeiss Planar 80mm f/2.8 e uma Hasselblad Zeiss Sonnar 150 milímetros f/2.8

eu trabalho com a Canon atualmente, acho bem melhor para usar com lentes manuais , até porque voce pode usar o fotometro com qualquer objetiva, tem as telas de foco muito mais em conta as originais mate para usar com lentes manuais são ótimas, mais só lentes com máximo 2.8

mas tem muitas lentes ainda para explorar com a digital...tenho também um kit de Takumar (M42)que eu gosto muito
fiquei muito contente com o resultado dela na digital, faz voce acreditar mais na era digital,
eu pelo menos me senti muito triste na época porque não entendi como eu poderia trabalhar com a qualidade muito inferior da película em visual na época era as Canon D30 e a Canon D60 , mas hoje eu vejo muitas melhoras no resultado final

 como trocar a tela da D90:
http://www.focusingscreen.com/work/d90en.htm