Autor Tópico: Canon T3i 18-55mm e 75-300mm  (Lida 11681 vezes)

ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Online: 15 de Agosto de 2011, 15:43:28
Pessoal,

meu nome é Fernando e este é meu primeiro post neste fórum. Gosto muito de fotografia e pretendo virar usuário assíduo do fórum.

Vou viajar pra NY e pretendo comprar minha primeira SLR. Estou com ideia de pegar uma canon t2i ou uma t3i, dependendo do melhor custo benefício na hora.

Quanto a lente, vi que algumas lojas vendem uns kits com 2 jogos de lentes com preço menor do que se fosse comprar separado.

Tem um kit que vem uma 18-55mm e 75-300mm . Minha dúvida é se essa ausência de 20mm (entre 55 e 75) vai fazer falta. Eu gostei muito deste kit, pois gosto de tirar fotos de longa distancia e os 300mm me parecem muito bons.  :D

Aproveitando....esta lente de 300mm equivale aproximadamente ao zoom de quantas vezes numa camera convencional?

Obrigado,
Fernando


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2011, 16:31:53
Pessoal...dei uma pesquisada e percebi que a 75-300 vai me dar um zoom de 4 vezes com referência ao inicial.

Por gentileza, gostaria de entender melhor o que vai difereciar usando uma lente de 300mm. Vcs podem me indicar algum material para leitura ou explicar por cima mesmo?

Valeu...


R. Cezar

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2011, 01:45:49
Fernado,

Em relação a sua dúvida sobre lentes, vou repetir uma resposta que postei em outros tópicos muito parecidos e recentes aqui no fórum:

De acordo com suas distâncias focais as lentes são classificadas como:

- grande angulares: menos de 50mm; ( paisagens e enquadramentos bem abrangentes )
- normal: 50 mm; ( distância média, a que mais se aproxima do olho humano)
- teleobjetivas superiores de: 50mm ( lente para captação de assuntos distantes sem sem vc tem que se aproximar fisicamente dos mesmo);

As duas lentes que vc citou são lentes zoom, mas atuam em diferentes distâncias focais.

Desta forma a lente 18x55mm do Kit, é uma lente que vai de uma grande angular até +/- uma distância normal;
A lente 55x250mm e a 75x300mm, são lentes teleobjetivas, que vc poderia usar para tirar fotos, num nível amador, de natureza, esportes, e demais assuntos dos quais vc não possa se aproximar muito.

A diferença, além do “zoom”, é que a 55x250 tem IS, ou seja, um dispositivo para ajudar a estabilizar a imagem evitar "fotos tremidas". A 75x300mm embora tenha um zoom maior, mas não vem com IS.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2011, 11:27:23
A 75-300 em comparação com a 55-250IS tem um zoom maior e baioneta de metal, mas não tem IS e a óptica é muito pior. Eu fugiria dessa lente e procuraria um kit com a 55-250IS.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2011, 11:47:30
Legal! obrigado pela ajuda. Vou seguir os conselhos.

O que me deixa confuso é a quantidade de aproximação que terei com determinada distancia focal. Vou abrir outro tópico sobre o assunto, ja que este ficou específico sobre esta camera...

Obrigado,
Fernando


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2011, 11:58:34
Ferdu, dá uma olhadinha neste site, aqui vc pode ver simular o angulo de visão aproximado de cada distância focal

http://tamron-usa.com/lenses/learning_center/tools/focal-length-comparison.php


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


R. Cezar

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2011, 00:48:14
Bem legal este site AlexandreS!


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2011, 08:24:34
Fernado,

Em relação a sua dúvida sobre lentes, vou repetir uma resposta que postei em outros tópicos muito parecidos e recentes aqui no fórum:

De acordo com suas distâncias focais as lentes são classificadas como:

- grande angulares: menos de 50mm; ( paisagens e enquadramentos bem abrangentes )
- normal: 50 mm; ( distância média, a que mais se aproxima do olho humano)
- teleobjetivas superiores de: 50mm ( lente para captação de assuntos distantes sem sem vc tem que se aproximar fisicamente dos mesmo);

As duas lentes que vc citou são lentes zoom, mas atuam em diferentes distâncias focais.

Desta forma a lente 18x55mm do Kit, é uma lente que vai de uma grande angular até +/- uma distância normal;
A lente 55x250mm e a 75x300mm, são lentes teleobjetivas, que vc poderia usar para tirar fotos, num nível amador, de natureza, esportes, e demais assuntos dos quais vc não possa se aproximar muito.

A diferença, além do “zoom”, é que a 55x250 tem IS, ou seja, um dispositivo para ajudar a estabilizar a imagem evitar "fotos tremidas". A 75x300mm embora tenha um zoom maior, mas não vem com IS.

 :clap: Boa explicação!

Mas isto valeria para cameras Full-frame certo? Pq em uma DX (Nikon) com uma 50mm seria o mesmo que uma 75mm(50*1,5 por causa do sensor), certo?


editor.curitiba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2011, 08:45:18
Olá amigo!
Comprei uma Canon 60D a dois meses em NY na loja BHPHOTOVIDEO e digo para você que a loja é excelente!!! Compre lá sem medo.
No seu caso compraria uma T3i com lente 18-55 e 55-250mm, e mais uma lente 50mm 1.8 (muito barata +/- U$ 120). Vai ficar com um jogo de lentes completo... A 50mm considero indispensável (tem uma qualidade excelente para retratos, vai aprender muito com ela).
Não esqueça de comprar uma bateria de reserva e cartões de memória; se puder já compre o flash também. Eu me arrependi de não ter comprado.
Aproveite que lá os preços são muito mais em conta.
Boa sorte
« Última modificação: 18 de Agosto de 2011, 08:47:30 por editor.curitiba »


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2011, 11:50:54
Não esqueça de comprar uma bateria de reserva e cartões de memória; se puder já compre o flash também. Eu me arrependi de não ter comprado.

Eu comprei uma D3100 + 18-55 + 55-300 + 2 cartoes de memoria mas nao comprei uma lente fixa, flash e bateria extra. Sou apenas hobbista, então realmente preciso de comprar estes itens? Me fala que tenho uma pessoa pra trazer pra mim até sabado! hahahahha

abraço


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 18 de Agosto de 2011, 12:42:24
Rafael, bateria extra é sempre bom vc ter. Quanto a flash e outras lentes, acho que depois que vc começar a fotografar vc saberá se realmente precisa ou não. Flash é uma coisa que é imprescindível se vc faz muitas fotos noturnas em ambiente fechado, depois de aprender a fotografar corretamente (o que nem é tão fácil assim) usando o flash externo, nunca mais vai levantar o pop-up da camera. Mas isso só é válido se vc faz este tipo de foto.

As lentes fixas te proporcionam qualidade superior a preço mais baixo. Além disso, normalmente são lentes mais claras e que dão melhores resultados em ambientes com pouca luz. E como subproduto, mas tão importante quanto, lentes claras tem profundidade de campo reduzida quando utilizadas em abertura máxima, o que abrirá novas possibilidades criativas além das que vc tem com as lentes "comuns".

Para ter uma idéia do que estou falando, vc pode dar uma pesquisada no Flickr pelas distâncias focais mais utilizadas para fotos com DOF curto em geral e para retratos, as 50mm e 85mm.

http://www.flickr.com/search/?ss=2&w=all&q=50mm&m=text

http://www.flickr.com/search/?ss=2&w=all&q=85mm&m=text

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #11 Online: 18 de Agosto de 2011, 12:46:25
Rafael, bateria extra é sempre bom vc ter. Quanto a flash e outras lentes, acho que depois que vc começar a fotografar vc saberá se realmente precisa ou não. Flash é uma coisa que é imprescindível se vc faz muitas fotos noturnas em ambiente fechado, depois de aprender a fotografar corretamente (o que nem é tão fácil assim) usando o flash externo, nunca mais vai levantar o pop-up da camera. Mas isso só é válido se vc faz este tipo de foto.

As lentes fixas te proporcionam qualidade superior a preço mais baixo. Além disso, normalmente são lentes mais claras e que dão melhores resultados em ambientes com pouca luz. E como subproduto, mas tão importante quanto, lentes claras tem profundidade de campo reduzida quando utilizadas em abertura máxima, o que abrirá novas possibilidades criativas além das que vc tem com as lentes "comuns".

Para ter uma idéia do que estou falando, vc pode dar uma pesquisada no Flickr pelas distâncias focais mais utilizadas para fotos com DOF curto em geral e para retratos, as 50mm e 85mm.

http://www.flickr.com/search/?ss=2&w=all&q=50mm&m=text

http://www.flickr.com/search/?ss=2&w=all&q=85mm&m=text

Abçs

Valeu Alexandre!
Vou ver se consigo comprar a bateria extra! Os demais vou esperar até ter mais experiencia.
E qnt a minha questão de distância focal fixa nas full frame e demais. Estou certo?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 18 de Agosto de 2011, 13:42:52
Rafael, essa questão de crop é um pouco mais complexa do que parece. Parece que ao colocar uma 50mm em sua Nikon APS-C, ela se transforma em uma 75mm e isso não é verdade. O que ocorre é que a 50mm em uma APS-C tem o mesmo angulo de visão de uma 75mm o que é uma das características relativas à distância focal, mas o resto é diferente. Por exemplo, na foto abaixo temos uma foto de uma 50mm em APS-C Canon que tem um ângulo de visão de uma 80mm, e uma 85mm em uma FF. O ângulo de visão é aproximadamente o mesmo, mas o DOF, por exemplo, é muito diferente. Então dizer que usar 50mm em uma D7000 é a mesma coisa que usar 75mm em uma D700 não é verdade, apenas o ângulo de visão que é o mesmo.



PS: Hoje estou o rei dos Off-Topics  :D :D



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #13 Online: 18 de Agosto de 2011, 18:50:01
Valeu! Deu uma clariada boa nas idéias aqui!
Abraco


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 18 de Agosto de 2011, 20:19:55
Só complementando a boa informação do Alexandre... Ao intercambiar a lente entre cam FF e cropada o ângulo de visão muda, mas todas as outras características da lente permanece, nitidez, contraste, DOF, abertura, etc... É comum as pessoas acharem que a lente "se tranforma" em outra DF, fazendo com que as outras características da lente "se transformem" junto, principalmente o DOF, e isso é completamente falso. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova