Autor Tópico: lentes x zoom...dúvida  (Lida 2824 vezes)

ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Online: 17 de Agosto de 2011, 11:53:35
Pessoal, estou lendo e tentando aprender sobre as lentes e suas características.

O que me deixa confuso é a quantidade de aproximação que terei com determinada distancia focal. Sei que 50mm é o equivalente ao que o olho humano vê, e que uma lente de 50-200mm, quando setada em 200mm, por exemplo seria como um zoom de 4x.

Eu tenho uma compacta hx5 da sony que tem lente de 25mm-250mm. Ou seja, consegue um angulo aberto, pegando uma area grande com o valor minimo e aumenta isso ate 10x. Embora seja uma compacta e tenha as suas limitações com relação a ruido e etc, considero uma boa camera por causa da flexibilidade da lente. Agora, vi que tem um modelo prosumer da canon...se não me engano é o a powershot 30is  que tem lente 24-840mm, com 35x de zoom.

Nas DSLRs se usar uma lente de 200mm o máximo que terei de aproximação seria o equivalente a 4x. Tem lente de 70-300mm que deve dar um zoom equivalente de 5 a 6x Como conseguir mais aproximação com boa qualidade usando uma dslr? combinando lentes? ou existem lentes específicas que desconheço?

Eu queria conseguir uma aproximação similar da 30is, porém usando uma dslr....é possível?


Obrigado!
fernando


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2011, 20:58:15
Esqueça zoom. Lentes intercambiáveis é DF e ângulo de visão.
A lente 200mm citada tem "zoom" (entre aspas, por favor) de 4X, EM RELAÇÃO À SUA DF.
Uma 55-250, p. ex, tem 4,54. 250/55=4,54
Mas esse conceito só leva em consideração as DF's DA LENTE, por isso não podemos pensar em zoom porque ele é falso.
Quer ver como essa coisa de zoom é furada... Essa lente, p. ex., é uma prime e, portanto, tem 0X de zoom:

http://www.youtube.com/watch?v=U0E-nZOlY_k

Em lentes intercambiáveis temos que pensar em ângulo de visão. É ele quem dá a noção exata do campo de visão que vc terá com a lente com o "zoom" puxado ao máximo.

Viste reviews de lentes e busque os ângulos de visão. Quanto menor maior aproximação do assunto.

Leia: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=60678.msg578632#msg578632


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2011, 13:48:45
valeu pela explicação. O assunto é bem complexo...vou me aprofundar mais pra entender....


obrigado,
Fernando