Autor Tópico: Minha primeira DSLR. Qual comprar? - Canon T3 ou T3i ou Nikon D3100 ou D5100  (Lida 44276 vezes)

rafaelcichini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
    • De Olho Na Web
Entrando para as DSLR - Canon T3 x Nikon D3100 x Canon T3i x Nikon D5100
Pessoal,

Sou novo no fórum e espero participar na medida que meus conhecimentos em fotografia evoluirem. Por enquanto não consigo contribuir com dicas e preciso da ajuda de vocês.

Já lí os tópicos postados aqui, li INÚMEROS reviews, vídeos comparativos... e ainda não cheguei em uma conclusão para a minha compra. Neste domingo embarco para Miami e pretendo comprar minha nova filhinha por lá.

Tenho algumas câmeras, mas nenhuma DSLR. Gosto de fotografia, formado em design, mas sempre foi um hobby sem muito tempo de dedicação.

Hoje tenho uma cybershot da sony, uma DSC-H20 sony e uma olimpus compacta também.

Aqui vai minha indecisão:

Tive contato com SLRs Nikon algumas vezes e achei muito boa a empunhadura, peso... Canon só tive contato com uma Powershot que faz lembrar a minha DSC-H20

A diferença de custo entre T3 e T3i ou D3100 e D5110 é pequena ao meu ver. Então passei a considerar a compra do segundo nível. O ponto é saber se a diferença entre o nível de entrada e o intermediário vale a pena o investimento, ou é melhor gastar a diferença em uma outra lente.

Outra dúvida é sobre a marca. Meu sonho sempre foi ter uma Nikon, porém tenho lido muito sobre comparativos e a Canon está muito bem cotada.

Adoro fotografia, estou disposto a investir neste hobby e queria bater o martelo em qual câmera comprar, quais lentes e SD cards.

Se possível me indiquem lentes legais que possam ser úteis.

Abs
Rafael Cichini
São Paulo, SP - Brasil

Cams:
Sony DSC-H20 / Sony Cybershot


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2011, 10:48:54
Rafael, já estive com esta dúvida.. quando fui comprar a minha primeira reflex estava entre a Nikon D50 e Canon Rebel XTi (acho)...

Li um monte de matérias e em quase todas elas eram equivalentes... infelizmente não tive oportunidade de testar nenhuma delas (ou qualquer outra) que pudesse fazer alguma diferença em minha escolha.

Então fechei os olhos e escolhi a Nikon, pois, na época,  todas as matérias tinham um ponto em comum... "a pegada da D50 é melhor que a da Rebel XTi (acho)"...

Assumi que ele seria a melhor máquina do mundo pois seria a minha máquina e ponto final.

Estou muito satisfeito com a Nikon, mas é uma opinião pessoal.. tudo bem... depois tive a oportunidade de confirmar que a pegada da Nikon era realmente melhor para mim.

Então.. não importa qual o equipamento que escolha.. tenha em mente que será o melhor equipamento do mundo pois será o seu.
 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


rafaelcichini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
    • De Olho Na Web
Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2011, 10:57:38
Já pensei muito nisso. Inclusive minha dúvida grande é porque eu sempre tive a Nikon como referência. Ou seja, quando me perguntavam sobre câmeras minha resposta sempre foi NIKON.

Para isso comprar uma Canon eu teria que estar convencido de que é realmente uma excelente compra e que não passarei anos pensando... por que não comprei uma NIKON :)

Os pontos que me chamaram atenção e que passei a considerar a possível compra de uma Canon é que em alguns lugares que li e algumas pessoas que conversei me disseram o seguinte:

- Nikon chegou agora com escritório no Brasil (o que pode ser bom!!! ao meu ver, pois deverá crescer por aqui, e estão com uma campanha forte de marketing)
- Canon tem uma variedade maior de acessórios e lentes, e todas as lentes são compatíveis com todas as câmeras, já a Nikon não
- Canon tem mais assistência técnica no Brasil
- Canon tem melhores preços nos acessórios

Estes foram os motivos que me fizeram ficar na dúvida. Pois há anos eu não tinha esta dúvida... como chegou a hora de comprar resolvi estudar e fiquei com a pulga atrás da orelha :)

Abs

Rafael Cichini
São Paulo, SP - Brasil

Cams:
Sony DSC-H20 / Sony Cybershot


Bruno Leite

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 229
  • Sexo: Masculino
  • Stay Alert Stay Alive
    • @brnmilk
Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2011, 11:10:00
Como você vai para miami, tendo oportunidade de comprar pela metade do preço do brasil, eu ficaria entre T3i ou D5100 pois a diferença é bem pequena, e já seria uma camera mais moderna, com mais recursos.
Por exemplo, na T3i você teria disparo de flash wireless. Quando você comprar um flash, é bem útil, e vale o investimento.
Estou fazendo bacharelado de design, e tive aula de fotografia onde pude me introduzir, hehe.

Nikon e Canon são equivalentes e vai da sua preferência. As lentes da Nikon são um pouco mais caras que as da Canon, mas nada de alarmante.
Não conheço bem as nikons, mas parece que essas que você citou não tem motor de foco em algumas lentes, então seria bom considerar também a D90 que possui, ou uma 'atualização' dela, a D7000. porém, mais caras.

Como você é novo na área, assim como eu, recomendaria a ciquentinha por ser barata e uma range (caso vc pegue a 18-55mm do kit)
ai seria 50mm f/1.8 e a 55-200mm(nikon) ou 55-250mm(canon) dependendo da marca da camera que escolher.

Cartões é bom de classe 6 pra cima. classe 6 já está bom. 2 de 4gb ou 1 de 8gb... vai da necessidade.
Veja também parasol, bolsas ou mochilas, bateria reserva, protetor de lcd, filtros uv ou polarizador.... caso precise de algo, tem várias opções. filtros, a marca mais recomendada é a HOYA.

espero ter ajudado,
Boa viagem :)
Canon 70D
EF-S 18-135mm STM
EF-S 10-18mm STM
Speedlite 430 EX II


rafaelcichini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
    • De Olho Na Web
Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2011, 12:43:14
Eu pensei na 7000 mas a diferença é alta. Inicialmente eu tinha pensado na Nikon 3100 aí acabei vendo da T3i e a D5100. Sei que existem melhores câmeras, porém ainda preciso evoluir para pensar num corpo mais parrudo de uma nikon ou canon.

Desculpe a ignorância mas para que servem os filtros uv e polarizadores.
parasol, bolsas ou mochilas, bateria reserva, protetor de lcd, filtros uv ou polarizador

Vou procurar uma mochila (backpack) e o parasol lá.

Acham mesmo que o custo vale a diferença das séries de entrada para as séries intermediárias.

Qual seria o meu ganho em comprar a T3i e não a T2i ou T3 ou ainda entre uma d3100 ou d5100.

Penso que se a diferença é mínima... poderia usar a diferença e investir em uma outra lente...

Abs
Rafael Cichini
São Paulo, SP - Brasil

Cams:
Sony DSC-H20 / Sony Cybershot


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2011, 13:21:47
Fala ai Xará!

Te contar minha história. Sou novato e apenas entusiasta, fotografia é meu hobby.
Começei com uma camera que "caiu no meu colo". Um cara que trabalhava comigo decidiu vender uma Canon Powershot S3 IS. Ela usada na epoca valia uns R$600,00 (mercadolivre). Negociei tranquilo com ele e paguei só R$250,00. Com ela me empolguei e decidi comprar uma DSLR.
Depois de entrar no MF e ler uns 342 tópicos sobre com qual DSLR iniciar fiquei na dúvida e desisti. Sério! Na epoca estava entre a D5000 e a XTi (acho que é esse o nome da Canon que compete com a D5000).
Passados uns meses tive a oportunidade de encomendar da B&H(NY) algumas coisas e foi ai que decidi rápido que uma Nikon D3100 + 18-55mm VR + 55-300mm VR + 2xSDHC Classe 10 seria o suficiente. (hahahhaha)
Não paguei frete pois meu pai foi pra NY e buscou na loja pra mim. No total gastei R$1700,00. Aqui ela sai por R$2000 sem a 55-300mm.
se vai viajar e o orçamento não está tão apertado compre um corpo da D3100 e manda bala nas lentes boas!

Essa é minha historia...Ainda não estou feliz pq a camera não chegou! Meu pai volta sabado ai o trem vai ficar bão! hahahhaha

Mas é isso ai. Se é iniciante e apenas hobbista (existe isso?) vai de DSLR de entrada e lentes boas.

abraço


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2011, 14:18:35
Rafael,

Na minha opinião: vá até uma loja e teste as duas marcas. Segure, veja a empunhadura, preços, acessórios etc.

Uma fator importante a considerar, ao meu ver é o seguinte. Se você tiver amigos que usan Nikon, eles podem te ajudar no manuseio, emprestar equipamento e até na venda de usados. É claro que você encontra tudo na internet, mas quando estiver passeando ou até trabalhando com alguém, se vcs falam a mesma língua ajuda muito.

Hoje em dia em termos de qualidade Nikon e Canon estão muito próximas. Sabendo usar ao máximo o equipamento e tendo uma boa pós-produção você fará milagres com seu equipamento.

Um amigo meu acabou de comprar uma T3i e a qualidade de imagem dela é muito boa. Estamos preparando um comparativo entre a T1i, T3i e a 7D usando objetivas de diferentes qualidades também para publicar.  Mas a regra permanece: se você tem uma DSLR de entrada e uma objetiva top suas fotos ficarão melhores do que ter uma câmera top e uma objetiva básica. Invista em lentes boas!

Abraço!

André
« Última modificação: 17 de Agosto de 2011, 14:18:59 por Lhama »


rafaelcichini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
    • De Olho Na Web
Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2011, 14:24:12
Fala ae Rafa...

História legal... o melhor foi a parte da negociação... na verdade ele te deu ... você nem comprou hehehehehe

Eu estou inclinado para a Nikon ou a 3100 ou a 5100. Estou aberto a entender melhor os benefícios da Canon, mas ainda ninguém conseguiu me explicar quais seriam meus benefícios em optar pela Canon ou pela Nikon.

Com certeza irá se divertir muito com o novo brinquedo. Espero começar a me divertir com a minha na próxima segunda, pois tentarei comprar no primeiro dia da viagem :)

Ainda não sei qual irei comprar mas sei que alguma eu vou tstststs

Abs
Rafael Cichini
São Paulo, SP - Brasil

Cams:
Sony DSC-H20 / Sony Cybershot


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2011, 14:33:18
Pessoal aqui ficou horrorizado na hora que nos fechamos a "compra"!  :hysterical:
Acho que ele quis doar a camera! hahahha

Cara qnd estava decidindo qual ia comprar pensei justamente em colegas com cameras. Das 4 pessoas que conheço e possuem DSLR, 3 são Nikon.
Sem falar em qualidade de imagem e nem nada mais achei o posicionamento dos botões e dial melhor na Nikon. Além dela ser mais bonita que qualquer Canon! hehehhehe

Se te ajudar de alguma coisa: VAI DE D3100!!! hahahha
Ainda não vi minhas lentes tb mas pelos comentarios que li o pessoal acha um bom kit para começar!
Se tiver com $$$ compra uma com distancia focal fixa...uma 35mm ou 50mm!

boa viagem e abraço


rafaelcichini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
    • De Olho Na Web
Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2011, 14:33:25
Esta é uma boa dica! Melhor um corpo mais simples e lentes melhore!!!!

Talvez com isso eu possa pegar uma das mais simples e investir numa 50mm f/1.8 algo assim.

Abs
Rafael Cichini
São Paulo, SP - Brasil

Cams:
Sony DSC-H20 / Sony Cybershot


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2011, 15:26:22
Lembrando, Nikon D3100 e D5100 não fazem autofoco com algumas lentes fixas como a 50mm 1.8 (somente o modelo novo, que custa bem mais caro) e 85mm f/1.8. Se tiver bala na agulha, vá de D7000 ou até uma D90 usada. Nas categorias de entrada neste quesito a Canon leva vantagem, a não ser que vc não pense em montar um set de lentes fixas ou pretenda usar apenas fixas TOP.


« Última modificação: 17 de Agosto de 2011, 15:27:20 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2011, 16:09:29
Lembrando, Nikon D3100 e D5100 não fazem autofoco com algumas lentes fixas como a 50mm 1.8 (somente o modelo novo, que custa bem mais caro) e 85mm f/1.8. Se tiver bala na agulha, vá de D7000 ou até uma D90 usada. Nas categorias de entrada neste quesito a Canon leva vantagem, a não ser que vc não pense em montar um set de lentes fixas ou pretenda usar apenas fixas TOP.

teria que ser uma AF-S 50mm 1.8 então? Qnt deve sair uma dessas?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 17 de Agosto de 2011, 19:50:45
Na B&H, AF 50mm f/1.8D U$ 119.95, AF-S 50mm f/1.8G U$ 219,95.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #13 Online: 18 de Agosto de 2011, 08:16:00
Na B&H, AF 50mm f/1.8D U$ 119.95, AF-S 50mm f/1.8G U$ 219,95.

Valeu!


leopereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2011, 00:08:02
se puder vai de D7000..senao vai de D5100
eu tenho uma D5000 e vou vender pra pegar uma D7000 em orlando no final do ano

le os revies no cameralabs.com
tem comparacao das cameras e tal

pra uma DX eh melhor uma 35 do que uma 50 pelo que todos dizem..pq a 35 vai ter campo de visao de uma 50 e uma 50 vai ter campo de visao de uma 75..entao a 50 vai ficar mais limitada em ambientes menores

tem um blog de um cara que faz review de todas as cameras e lentes da nikon e na lista de top lentes dele a 35mm eh uma delas
ta 200 dolares na B&H

abracos