Autor Tópico: [TUTORIAL] Como descobrir o número de disparos de sua DSLR  (Lida 125250 vezes)

Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Online: 17 de Agosto de 2011, 14:00:48
Sei que não apenas eu mas praticamente todo mundo quer saber qual a  vida útil do obturador de sua câmera ainda têm ou em outros casos,  se aquela câmera que você acabou de comprar tem realmente aqueles “poucos cliques” que o vendedor disse que tinha. Infelizmente, ao menos para quem usa Canon, uma das poucas opções é levar até a autorizada e pagar para que te digam a contagem. Procurei algumas alternativas e a única que encontrei que realmente funcionou foi a que descrevo abaixo. O processo é simples, mas é necessário instalar o Linux. Porque o Linux? Porque um grupo de desenvolvedores trabalhou para desenvolver um aplicativo que interage diretamente no protocolo de umas dúzias de câmeras e através deste protocolo eles consegue fazer praticamente de tudo.

Pré-requisitos:

   Conexão com a internet
   Instalar Fedora 15 Desktop Edition

1º  Baixar o Fedora 15 Desktop Edition (32 ou 64 bits)

Link para download: http://fedoraproject.org/en/get-fedora-options

2º  Gravar a ISO em um CD/DVD

Use qualquer programa que tenho e grave a ISO em um CD/DVD. Feito isso reinicie seu computador para que ele carregue o Fedora do CD/DVD gravado.

3º Executar o Fedora do CD/DVD

Escolha para executar o Fedora sem instalar. Quando ele entrar no desktop clique no menu Applications e escolha System Tools->Terminal

E nesta janela digite:

su –

Este comando dará privilégios de administrador no sistema. Agora digite:

yum install gphoto2

Neste momento ele fará o download do aplicativo gphoto2. O download total do aplicativo é de aproximadamente 25 megas.

Nota: em uma das vezes que efetuei este processo para escrever este tutorial o instalador parou, sem dar sinal de continuidade. Eu reiniciei a máquina e comecei do zero e na tentativa seguinte o problema não aconteceu.

Durante o processo de instalação o instalador fará uma pergunta, digite Y e tecle ENTER.

4º Conecte a câmera em uma entrada USB do computador

Ao conectar a câmera no USB de seu computador e depois ligá-la o gphoto2 exibirá uma tela indicando que encontrou a câmera e perguntando o que fazer. Clique na opção Unmount.

Agora digite o seguinte comando:

gphoto2 --get-config /main/status/shuttercounter

Pronto. Se tudo deu certo o número de disparos feitos em sua câmera aparecerá logo após o texto Current.

Agora é só desligar o computador, remover o CD/DVD e voltar para o Windows.
O único empecilho desta operação é que a cada vez que você quiser saber o número de disparos você terá que efetuar todos estes passos. Para resolver isso só instalando o Fedora no seu computador ou usando uma máquina virtual para criar uma instalação isolada. Mas como está é uma tarefa que não é feita com freqüência este não é um problema tão grande assim.

Algumas observações:
Se sua câmera estiver conectada a uma porta USB 3.0 ela pode não ser identificada pelo Fedora
Se sua câmera estiver ligado por algum tempo ela entrará em standby e o gphoto2 vai acusar que não há uma câmera conectada.
Ao testar o programa eu tirei uma foto e reli o contador e as vezes o número não incrementava. Provavelmente a câmera nem sempre grava automaticamente.

Espero que o tutorial tenha sido claro. Dúvidas posso tentar ajudar, mas aviso que não sou usuário Linux então meus conhecimentos para solucionar problemas são bem limitados.

Neste link:

https://www.sugarsync.com/pf/D469180_6332236_6874553

há um PDF com este tutorial e algumas telas do passo-a-passo para ajudar um pouco mais!

Abraço!

André



« Última modificação: 01 de Outubro de 2017, 10:01:39 por Leo Terra »


Danilo Faria

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 271
  • Sexo: Masculino
  • ''A sociedade do Ansel'' ...hahaha
    • Twitter
Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2011, 23:17:06
Up total,agora ninguém vai poder dar desculpa de que não sabe ''precisar'' o num de clicks nas câmeras haha.. complicado esse método!


jberg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
  • o sonho será mais forte. sempre.
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2011, 01:36:30
acho mais facil usar o programa oPanda Exif.
gratuito e tem apenas 2.5MB
http://www.opanda.com/en/download/IExif_2.3_en.exe

só abrir o programa e pegar a ultima foto tirada de maquina

pronto.



Canon 70D
18-135mm KIT (canon)
17-55mm 2.8 (canon)
24mm 2.8 (canon)
50mm 1.8 (canon)


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2011, 07:36:32
acho mais facil usar o programa oPanda Exif.
gratuito e tem apenas 2.5MB
http://www.opanda.com/en/download/IExif_2.3_en.exe

só abrir o programa e pegar a ultima foto tirada de maquina

pronto.



JBerg, eu tentei o OPanda, mas ele não funciona para Canon. Até onde eu sei somente a Nikon armazena dados da contagem de disparos no EXIF da foto.

Tentei também o EOSInfo, mas ele não funciona para todas as Canon.

Este método é um pouco mais trabalhoso mas funciona para Canon, Nikon, Sony, etc...

Abraço!

André


jberg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
  • o sonho será mais forte. sempre.
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2011, 09:01:36
JBerg, eu tentei o OPanda, mas ele não funciona para Canon. Até onde eu sei somente a Nikon armazena dados da contagem de disparos no EXIF da foto.

Tentei também o EOSInfo, mas ele não funciona para todas as Canon.

Este método é um pouco mais trabalhoso mas funciona para Canon, Nikon, Sony, etc...

Abraço!

André

puxa, nao sabia que nao funcionava em algumas Canon, aqui sempre leu as que eu precisei.
vc puxou direto de jpeg da maquina pro oPanda?

acho que o picasaweb tb le o exif e mostra o total de clicks
Canon 70D
18-135mm KIT (canon)
17-55mm 2.8 (canon)
24mm 2.8 (canon)
50mm 1.8 (canon)


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2011, 10:23:11
puxa, nao sabia que nao funcionava em algumas Canon, aqui sempre leu as que eu precisei.
vc puxou direto de jpeg da maquina pro oPanda?

acho que o picasaweb tb le o exif e mostra o total de clicks

JBerg, eu copiei o JPG do cartão para o PC e abri no OPanda. Pesquisei muito na internet até achar o método que traduzi e postei. Como disse, só a Nikon e nem sei se para todas as câmeras, é gravado o shutter count no EXIF.

Para Canon 40D por exemplo, da pra usar o EOSInfo que é free também e lê o shutter count direto da máquina conectada ao PC. Para mais novas como a 7D, T1i, T2i, T3i, o único método que encontrei (e pesquisei bem) foi via Linux.

Abraço!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2011, 18:48:21
Eu já li algo sobre um método que usa o Photoshop. Já até postei referência sobre isso aqui no MF. Pena que numa pesquisa rápida aqui não encontrei.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Sandro B. Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2011, 21:50:22
Já pesquisei algo como isso em muitos sites no Brasil e no exterior e não havia encontrado nada para minha T1i. Testei inclusive o Opanda, Astrojargon e etc.

Funcionou muito bem com a minha T1i.

Apenas observei que a atualização do contador não é imediata, ou seja, desconectei tirei alguns fotos e tentei o método novamente o valor permaneceu o mesmo, somente depois de alguns minutos o valor incrementou. Isso se repetiu por 3 vezes.

Tentarei ajudar outra usuários como eu indicando o link e/ou replicando as informações (com os devidos créditos)


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2011, 13:08:23
Já pesquisei algo como isso em muitos sites no Brasil e no exterior e não havia encontrado nada para minha T1i. Testei inclusive o Opanda, Astrojargon e etc.

Funcionou muito bem com a minha T1i.

Apenas observei que a atualização do contador não é imediata, ou seja, desconectei tirei alguns fotos e tentei o método novamente o valor permaneceu o mesmo, somente depois de alguns minutos o valor incrementou. Isso se repetiu por 3 vezes.

Tentarei ajudar outra usuários como eu indicando o link e/ou replicando as informações (com os devidos créditos)

Sandro que bom que conseguiu! Eu também tenho uma T1i e procurei bastante sem nenhum resultado.

Este lance de não incrementar automaticamente também aconteceu comigo.

Abraço!

André


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #9 Online: 26 de Agosto de 2011, 15:59:42
Hum... essa do Opanda eu nem sabia.. vou baixar  :ok:


DjF.Br

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
  • Focando o Conhecimento
    • Flickr Djoni Filho
Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2011, 17:56:27
E para os amadores de plantão, como ter uma base - de acordo com os cliques - se ela ou não muito usada.
Existe essa base - como têm em quilometragem de carros a cada mês, por exemplo?
Djoni Filho
FujiFilm FinePix S3300
Veja minhas fotos no flick


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2011, 19:15:07
E para os amadores de plantão, como ter uma base - de acordo com os cliques - se ela ou não muito usada.
Existe essa base - como têm em quilometragem de carros a cada mês, por exemplo?

DjF. Br uma forma é pela numeração das fotos. A câmera vai incrementando a cada foto e zera quando chega no 9.999 (canon). Por ai você consegue ter uma estimativa. O problema é quando você está comprando uma câmera usada, não há como ter certeza de que o cara te passou a contagem certa. Só levando para autorizada Canon (Namba em SP) e pagando para te darem a contagem, ou usar este método.

Este método do cartão não será preciso se for utilizado um cartão de uma outra câmera. A contagem ficara perdida.

Abraço!

André


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2011, 19:33:22
ATENÇÃO: Não sei se funciona com todos os modelos/marcas de câmeras.

Tire uma foto em RAW (só serve assim. Em JPG não servirá). Abra no photoshop. Acesse a guia 'File/Arquivo'. Clique em 'File Info/Info Sobre Arquivo'. Procure a aba 'Raw Data/Dados não processados'. Lá estará a linha de informação: <aux:ImageNumber>0</aux:ImageNumber> Onde o 0 aqui do exemplo representa o números de disparos do obturador.

http://i835.photobucket.com/albums/zz274/joseloureiro/BLOGUE/Untitled-2-1.jpg

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2011, 21:05:40
ATENÇÃO: Não sei se funciona com todos os modelos/marcas de câmeras.

Tire uma foto em RAW (só serve assim. Em JPG não servirá). Abra no photoshop. Acesse a guia 'File/Arquivo'. Clique em 'File Info/Info Sobre Arquivo'. Procure a aba 'Raw Data/Dados não processados'. Lá estará a linha de informação: <aux:ImageNumber>0</aux:ImageNumber> Onde o 0 aqui do exemplo representa o números de disparos do obturador.

http://i835.photobucket.com/albums/zz274/joseloureiro/BLOGUE/Untitled-2-1.jpg

Hide, na minha 7D aparece zero. Acredito que esta função funcione com câmeras Nikon!

[]'s

André


DjF.Br

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
  • Focando o Conhecimento
    • Flickr Djoni Filho
Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2011, 21:11:01
DjF. Br uma forma é pela numeração das fotos. A câmera vai incrementando a cada foto e zera quando chega no 9.999 (canon). Por ai você consegue ter uma estimativa. O problema é quando você está comprando uma câmera usada, não há como ter certeza de que o cara te passou a contagem certa. Só levando para autorizada Canon (Namba em SP) e pagando para te darem a contagem, ou usar este método.

Este método do cartão não será preciso se for utilizado um cartão de uma outra câmera. A contagem ficara perdida.

Abraço!

André


André, obrigado pela sua atenção. Então a que o jberg mostrou (5934) já está com mais de meia vida, em média, ou seja, bem usada? Entendi.
Isso, no caso, pode até ser usado para a depreciação da mesma, e assim ter uma noção do valor que ela valeria, certo? Exemplo: suponto que essa contagem seja da câmera dele mesmo, a Nikon D90... pesquisando em alguns sites vi que a média de preço dela é 3000 reais (só a câmera, sem extras). Ele vendendo hoje pegaria uns 1200,00 a 1300,00 nela, com boa conservação, sem os plus que ela possa ter?

Ou outros pontos influenciam no preço?

Abraços
Djoni Filho


Djoni Filho
FujiFilm FinePix S3300
Veja minhas fotos no flick