Autor Tópico: [TUTORIAL] Como descobrir o número de disparos de sua DSLR  (Lida 125230 vezes)

Elixk212

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
  • Elix Bruno Photografia
Resposta #90 Online: 10 de Abril de 2013, 12:26:16
Bom dia Cartola Valew pela dica.... :ok: :worship:
Missão Visão e Valores.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #91 Online: 15 de Julho de 2013, 11:39:09
ATENÇÃO: Não sei se funciona com todos os modelos/marcas de câmeras.

Tire uma foto em RAW (só serve assim. Em JPG não servirá). Abra no photoshop. Acesse a guia 'File/Arquivo'. Clique em 'File Info/Info Sobre Arquivo'. Procure a aba 'Raw Data/Dados não processados'. Lá estará a linha de informação: <aux:ImageNumber>0</aux:ImageNumber> Onde o 0 aqui do exemplo representa o números de disparos do obturador.

http://i835.photobucket.com/albums/zz274/joseloureiro/BLOGUE/Untitled-2-1.jpg

Esse método é muito interessante, mas só funcionou com Nikon. Com Canon e Sony não deu o número de cliques.
Na Canon apareceu >3< e na Sony nem apareceu essa linha.  :ok:


NikonCanon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia não é equipamento, é linguagem!
    • Meu Insta
Resposta #92 Online: 20 de Julho de 2013, 19:08:58
 :clap:
Uso o "Gphoto2" para Canon (e deu certo, cara! Show de bola seu tutorial!!!) e o "OPanda IExif" para Nikon. Nem me preocupo em contar os cliques. Tiro foto sem preocupação agora  :D
Canon 60D + Grip + duas baterias + EF-S 17-55mm f/2.8 USM IS + EF 50mm f/1.4 USM + 55-250mm f/4-5.6 IS + 2 Canon Speedlite 430 EX II + Yongnuo Yn622C TX e Yongnuo Yn622C ii + adaptador lentes m42 + tubo extensor macro + filtros UV e CPL + rebatedores + tripes + sombrinhas + softboxes -------
Pentax K1000 + SMC PENTAX-A 50mm f/2 -------
Formado Tecnólogo em Fotografia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) -------
~~~~>https://www.instagram.com/ednaldo_baraka


bdsr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #93 Online: 10 de Agosto de 2013, 15:13:51
Galera eu posso estar desenterrando o post, mas achei uma forma que funciona no Windows, utilizei com a minha recém comprada T2i.

Este texto foi extraído do site http://noelphotography.blogspot.com.br/2012/04/getting-eos-7d-shutter-count-on-windows.html, tradução no Google Tradutor e algumas alterações do procedimento por minha parte afim de facilitar o processo para pessoas que não tem intimidade com informática.

AVISO: para executar todos os passos a câmera deverá estar ligada não em stand by.

1. Baixar libusb-win32 binários a partir http://sourceforge.net/projects/libusb-win32/, em seguida, descompactá-lo em qualquer lugar em seu PC.

2. Vá para o seu diretório descompactado, então vá para o libusb-win32-bin-1.2.6.0/bin e encontrar um arquivo chamado inf-Wizard.exe.

3. Conecte sua câmera (no meu caso a Canon T2i) com o cabo USB, em seguida, executar o inf-Wizard.exe.

Aqui estão as telas do Windows que você vai passar.

















4. Depois de concluir a instalação do utilitário USB, então você vai precisar baixar o gphoto http://code.google.com/p/scan-manager/downloads/list.

5. Você pode extraí-los em qualquer lugar em seu PC, mas aconselho a  descompactá-lo na raiz do C: e renomeie a pasta para gphoto.

6. Em seguida, abra o Windows prompt de comando, digite cd c:\gphoto e pressione enter (caso tenha descompactado na raiz do C:, se foi em outro lugar este comando deverá ser executado de acordo com o caminho de onde a pasta foi descompactada)

7. Você terá que digitar "gphoto2.bat - list-config" para ter este tipo de lista:



8. Então execute o comando "gphoto2.bat - get-config / main / status / shuttercounter".



9. Então você só vai ver na "Current" para o valor de sua contagem do obturador.

Espero ter ajudado.



bdsr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #94 Online: 10 de Agosto de 2013, 16:07:49
Como eu não pude editar o meu post, aqui vai a continuação.

Após este procedimento recomendo que desinstale o driver que foi instalado.

Para isto vá em Iniciar > Painel de controle, no Painel de controle, vá em Sistema:



Na janela Sistema, vá em Gerenciador de Dispositivos:



Na janela do gerenciador de dispositivos, haverá a opção libusb-win32 devices, clique na seta ao lado para expandir e aparecer a opção Canon Digital Camera, dê um clique direito sobre esta opção e vá em Propriedades:



Na janela de Propriedades, vá na guia Driver e clique em desinstalar, aparecerá uma mensagem de confirmação, ative a caixinha  Excluir o driver deste dispositivo e clique em OK, após isto, você voltara para a janela anterior, nesta também pressione OK.





Agora desconecte o cabo USB da porta USB do PC e o reconecte, para o Windows reconhecer a câmera novamente e instalar o driver correto.

Espero ter ajudado.



Volks

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #95 Online: 05 de Setembro de 2013, 12:36:08
Li todos os post mas não encontrei uma dúvida...

Eu tenho minha Canon T2i desde zero há 2 anos. Uso muito pouco ela, agora que estou estudando mais e obtendo mais conhecimento que estou começando a usar mais. Hoje na última foto tirada aparece IMG_5780...

Isso quer dizer então que ela tem 5780 clicks?

p.s. Ela nunca "virou".

Muito obrigado.

Volks.


Angélica Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
  • Sexo: Feminino
    • Angélica Ferreira Fotografia
Resposta #96 Online: 16 de Setembro de 2013, 20:04:32
Li todos os post mas não encontrei uma dúvida...

Eu tenho minha Canon T2i desde zero há 2 anos. Uso muito pouco ela, agora que estou estudando mais e obtendo mais conhecimento que estou começando a usar mais. Hoje na última foto tirada aparece IMG_5780...

Isso quer dizer então que ela tem 5780 clicks?

p.s. Ela nunca "virou".

Muito obrigado.

Volks.

Também tenho uma T2i, e é isso mesmo, sua câmera tem 5780 clicks =)
Canon 70D | Canon T2i | 50mm 1.8 | 18-55mm | 17-50 2.8 Sigma | 580exii | 430 ex


fisiowilliam

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #97 Online: 08 de Novembro de 2013, 09:43:04
Tentei tudo o que é tipo de site ...rsrsr.... não consegui ver da minha 7d, apenas pagando pelo eoscount....


Marcos Cardoso

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 391
  • Sexo: Masculino
  • Apenas um novato
Resposta #98 Online: 08 de Novembro de 2013, 10:37:05
Tentei tudo o que é tipo de site ...rsrsr.... não consegui ver da minha 7d, apenas pagando pelo eoscount....

Tentou esse? http://www.camerashuttercount.com/
Sem câmera :(


cleriston

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
Resposta #99 Online: 08 de Novembro de 2013, 10:40:55
Galera vou testar os softwares citados, mas podemos utilizar o número da foto para contabilizar os cliques não é? (lógico, desde que não tenha sido reiniciado o contador).

A última foto da minha 60D é IMG_9394 ? Seria mais de 9 mil fotos?  :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #100 Online: 08 de Novembro de 2013, 14:39:25
ah eu já acho esse procedimento muito complicado,quando tive dúvida da quantidade,fui na namba e paguei pra contarem....paguei 20 reais  :ok:

e outra,quem vai ficar olhando todo dia quantos cliques tem a cam.? acho que 1 vez por ano e olhe lá. ;)

ps.
mas é claro que pra quem não tem assistência próximo é bem válido .
« Última modificação: 08 de Novembro de 2013, 14:40:41 por sasaitsuricumiashi »


cleriston

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
Resposta #101 Online: 09 de Novembro de 2013, 14:23:06
eu usei o gphoto2 e ele mostrou 4703. Tirei um foto q consultei novamente e o número não mudou.
Engraçado que minhas ultima foto está numerada como img_9398.


fisiowilliam

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #102 Online: 10 de Novembro de 2013, 09:48:55
Na minha Canon 7D já tentei de tudo e não consegui de nenhuma maneira, acho que vou acabar indo pelo eoscount mesmo.... com a Nikon era tão fácil.....rsrsrs


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #103 Online: 11 de Novembro de 2013, 11:30:38
William, no seu tópico sobre o assunto, eu te passei o link de um programinha grátis que faz o serviço.

Eu fiz na minha 7D e funciona sim.

 :ok:
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


lucasbellator

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #104 Online: 13 de Novembro de 2013, 13:46:33
Funciona na 30D, será?