Autor Tópico: Ajuda para o próximo passo  (Lida 1144 vezes)

SamuelNunes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 459
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Outubro de 2011, 09:37:37
Olá amigos,

Bom, gostaria de compartilhar uma dúvida com vocês pois sei que são as pessoas mais indicadas para me ajudar.

Eu comprei ha um atrás uma câmera Canon EOS Rebel XS (1000D) com o ki 18-55. Eu sei que é uma câmera que já saiu de linha e etc, mas como comprei para iniciar no mundo fotográfico, para aprender mais, acredito que isto não seja problema. Ela atende a todas as minhas necessidades e eu muito provavelmente ainda não uso todos os recursos que ela me oferece.

Eu pretendo investir um valor neste hobby, o que seria em torno de 500 a 600 reais no máximo, pois não tenho muitos recursos disponíveis.


A minha dúvida é a seguinte: Qual é o próximo passo para mim? No que eu deveria investir primeiro?

Eu atualmente fotografo de tudo um pouco, retratos, paisagens, eventos, família em geral.

Muitas vezes sinto falte de uma lente melhor, com Zoom pois com o a 18-55 não consegui ter muita aproximação, ou mais clara..

Devo investir em um lente? (75-300, ou 50mm), ou seria melhor ter um flash? Ou um tripé? Ou algum outro equipamento mais importante?

Eu realmente não sei qual seria o próximo passo, gostaria de saber a opinião de pessoas que já passaram por esta fase..

Fico no aguardo de conselhos.
Desde já obrigado amigos.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2011, 09:44:35
Putz, Samuel, pergunta difícil rapaz!

Vamos tentar ajudar.

Se você pretende afinar seus retratos e fotografias de pessoas explorando uma profundidade de campo mais curta, uma objetiva clara como a EF 50mm 1.8 vai muito bem.

Se você pretende melhorar suas fotos internas de eventos, festas e família um flash (como o 430EXII) vai muito bem!

Se você quiser melhorar suas fotos "de natureza", principalmente animais e pássaros, uma teleobjetiva é bacana, como a 75-300 ou a 55-250.

[]s


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2011, 11:14:35
Samuel, acho que o melhor investimento neste momento deve ser em objetivas e, como vc certamente já leu em em vários outros posts, uma boa lente é para toda vida. Assim, na minha opinião, a única objetiva que compensa comprar com o valor que vc tem é a 50mm 1.8 que, a despeito de sua péssima construção em plástico, tem uma excelente qualidade óptica. Se vc quer investir em uma tele zoom, pense pelo menos em uma 70-300mm IS. Abç.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2011, 21:08:49
Complementando o Dondon, se quiser tentar fotos com obturação mais lenta e/ou longa exposição um tripé vai bem.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


SamuelNunes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 459
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2011, 12:24:24
Obrigado Dondon, Bretas e Hyde..
Os conselhos de vocês são muito importantes.

Pelo que eu pude perceber, tudo que estou pensando, está correto dependendo do estilo de fotografia que eu fizer.
Achei muito interessante a dica da 50mm pois estive pesquisando, e ouvi muito bem dela para iniciantes que ainda não definiram seu estilo, pois segundo o que li, ela é ótima para retratos, mas é aquela lente que todo mundo deve ter, meio que "pau pra toda obra", sem falar da questão financeira.

Assim que tiver mais definido um estilo, e que tiver mais condições ($$) investir em equipamentos mais específicos.

Muito Obrigado amigos, foi muito importante a ajuda.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2011, 18:21:03
Particularmente, a menos que queira EXCLUSIVAMENTE fotografar pássaros ou objetos em longa distância, a 50mm 1.8 é infinitamente melhor aproveitada.

Quando comprei minha primeira DSLR vinha de uma UZ (super zoom), que na época nem era tão super como hoje. O máximo que existia na época eram 10x de zoom. E achei que não iria conseguir me adaptar sem uma lente teleobjetiva, que depois da UZ não poderia viver mais sem aproximar a imagem que queria.

Comprei a lente mas pra falar a verdade é a que menos uso... acho muito mais viável lentes boas até a faixa de 135mm do que acima disso... Claro que é uma questão pessoal minha...


SamuelNunes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 459
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2011, 12:23:36
Boa boa..
É exatamente isso que eu não quero..
Gastar com algo que depois eu nem vá usar tanto..
Importante contar com a experiência de quem já passou por isso..

Valeu Luciano..
Obrigado.